Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Os melhores lugares para apreciar as cerejeiras em Nova York

Não haveria jeito melhor de celebrar o fim do inverno – da neve, do frio congelante e  da temporada de casacos pesados (sorry gente, eu e 95% das pessoas que conheço já estão cansadas dos meses longos de frio) – com a chegada da primavera e suas flores. Uma das coisas mais mágicas a respeito de Nova York é a mudança das estações. É perceber o tempo passando e mudando a cor das paisagens, a temperatura e até mesmo a incidência de sol. Eu amo o verão e todas as possibilidades que ele traz – mas, sem dúvidas, primavera e outono são as estações mais lindas. E é partir da segunda quinzena de abril, começa o show das cerejeiras – cherry blossom e aí tudo fica ainda mais mágico. É um verdadeiro espetáculo e quem vem pra cá nesta época não pode deixar de apreciar! Por isso, hoje trago uma lista dos melhores lugares para vocês conferirem isso de perto!

Brooklyn Botanical Garden – sem dúvidas, o melhor lugar para apreciar toda a beleza das cerejeiras – e certamente o mais disputado. Todos os anos, rola o Sakura Festival, para comemorar a floração – geralmente, acontece no último fim de semana de abril. Minha dica? Não vá ao local aos fins de semana em época de cerejeiras. Fica lotado. Se puder, vá durante a semana. Ah, e lembre-se que o jardim botânico do Brooklyn conta com mais de 12 mil espécies, num espaço anexo ao Prospect Park (como o Central Park do Brooklyn), com muito espaço verde e flores lindas. Não fique triste se perder a temporada de Cherry Blossom. Dá pra conferir as previsões das outras flores do jardim aqui.

Endereço: 990 Washington Ave. Entrada: U$15 – sextas, das 8h ao meio-dia, a entrada é grátis.

Conservatory Garden – esse jardim belíssimo fica dentro do Central Park. O Central Park em si também é um lugar bacana para ver as cerejeiras – mas, reserve um tempo para visitar esse jardim. Localizado na altura da 105th St com a Quinta Avenida, o Conservatory Garden é o único jardim “formal” do parque.  Aberto em 1937, é composto por belas plantas sazonais que são organizadas em três estilos: Inglês, francês e italiano. A vibe dos jardins é bem diferente do restante do parque, é como um jardim botânico. O Conservatory Garden tem vários lugarzinhos para sentar e também uma passarela mais elevada, de onde dá para visualizar todo o jardim. É, inclusive, um dos locais preferidos de quem escolhe casar no parque!

Endereço: 402 5th Ave. Entrada gratuita.

Roosevelt Island – essa ilha residencial fica entre Manhattan e Queens e vale a visita, em qualquer época do ano. Tudo isso porque dá para chegar lá de bondinho – e só esse trajeto já vai valer o seu passeio. Uma das pedidas é caminhar até a ponta sul da ilha depois de desembarcar – e esse caminho é lotado de cerejeiras. Vale muito a visita!

Clique aqui e saiba mais sobre o passseio e como chegar.

Corona Park – um dos meus lugares favoritos em Nova York, o Corona Park é um parque enorme no Queens. Ele faz meu coração bater mais forte por conta do Unisphere, um monumento maravilhoso e gigantesco.oncebido pelo arquiteto paisagista Gilmore D. Clarke para a New York World’s Fair of 1964-65, tem mais de 30 metros de diâmetro. Durante o verão, o chafariz é ligado e deixa o monumento ainda mais bonito. Justamente nessa área ao redor do Unisphere é que estão as cerejeiras.

Confira um roteiro para explorar a região.

Outros lugares legais para apreciar a beleza das cerejeiras:

Randalls Island –  fica localizada ao norte de Manhattan, entre o Harlem e Astoria. É lá que é realizado o famoso Governor’s Ball, festival de música que rola todos os anos no verão. Trata-se de uma ilha residencial – a população passa das 1500 pessoas – e dedicada à prática de esportes. A área sul da ilha é uma delícia para caminhar – e apreciar as cerejeiras.

Clique aqui e saiba mais sobre esse passeio.

Riverside Park – localizado no norte de Manhattan, é parque super comprido, que começa na rua 72 e vai até a rua 158. O destaque desse bairro fica por um detalhe mega especial: a vista para o Rio Hudson. Playgrounds, quadra de tênis, área para skates, quadras de basquete e lanchonetes são só algumas das coisas que fazem parte da estrutura do parque. Um dos destaques fica por conta do Cherry Walk, um caminho contínuo de quatro quilômetros de extensão ao longo do rio Hudson, da rua 72 à 158. É lindo demais e uma delícia caminhar por ali!

Clique aqui e saiba mais sobre esse passeio.

New York Botanical Garden – o Botanical Garden é uma opção de passeio diferente na cidade. Obviamente, creio que seja mais vantajoso visitar o local na primavera, para poder conferir toda a belezura dos jardins de rosas, tulipas e azaleias. A área é extensa e conta com milhares de espécies, além de ter exibições periódicas. Um trenzinho faz um tour geral por todo o jardim – o que ajuda a dar uma visão do tamanho do local. Fica localizado no Bronx e dá pra chegar lá usando a linha 4.

Endereço: 2900 Southern Blvd. Ingresso: U$25 – Entrada gratuita durante todo o dia nas quartas e aos sábados das 9 às 10h.

Central Park – durante a florada, você provavelmente vai se deparar com várias cerejeiras isoladas em áreas diferentes do parque. Porém, se quiser um espetáculo especial, há uma concentração delas na altura da 90, do lado oeste do parque, próximo ao Jackie Onassis Reservoir. É lindo!

Dicas gerais:

  • A dúvida mais comum de quem vem na primavera é: vou ver as cerejeiras floridas? A a primavera começa dia 21 de março e termina dia 20 de junho e as cerejeiras começam a aparecer no fim de março – muito, mas muito tímidas. O auge da floração começa na segunda quinzena de abril e vai até no máximo a primeira semana de maio. Óbvio que isso são previsões. A primavera é “bipolar” e, quanto mais altas as temperaturas, mais rápido as cerejeiras florescem. Mas no geral, essa é a média.  
  • No site do Brooklyn Botanical Garden, dá pra acompanhar o status da floração, através do CherryWatch. Esse mapa é só do jardim botânico, mas dá para se basear nele para saber como está o restante da cidade. 
  • O site do New York Botanical Garden também tem um Cherry Tracker, que mostra como estão as cerejeiras.  
  • Outro jeito bacana de acompanhar as cerejeiras é através do Instagram! Na busca, pesquise pelos lugares acima e confira as imagens recentes. Eu adoro fazer isso para saber como um local está de verdade. 

Leave a Response