Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomiaMeus Favoritos

Guia do brunch em Nova York: o que comer, onde comer e mais dicas!

Não sei porque levei tanto tempo para escrever esse post, mas cá estou eu! Um dos programas mais clássicos para se fazer em Nova York é fazer um brunch aos fins de semana. É uma tradição super forte na cultura americana – e muito mais forte em Nova York. Muita gente me pergunta sobre isso e decidi que seria bacana escrever um guia, com todas as informações úteis para vocês aproveitarem ao máximo esse programa tão delicinha.

O que é brunch? A palavra “brunch” é a junção de duas palavras: breakfast (café da manhã) + lunch (almoço).  O brunch é uma refeição feita no final da manhã ou no começo da tarde. A tradição se originou na Inglaterra, no final do século 19 e se tornou popular nos Estados Unidos na década de 30. E sabe um fato curioso? O brunch foi criado para curar ressaca. 

O que comer num brunch? Como se trata da mistura de café da manhã com almoço, um clássico menu de brunch vai oferecer desde opções doces – incluindo panquecas – até salgadas – incluindo omeletes. Talvez muitos de vocês conheçam algumas comidas servidas em brunch, mas resolvi listar abaixo os pratos que são super clássicos. Assim, fica fácil distinguir e escolher quando você ver essses nomes no menu:

  • Pancakes (Panquecas): aquela receita tradicional que você já conhece. Costuma ser servida em uma uma pilha de panquecas, acompanhada de frutas como blueberries, morango ou banana, além de chantilly. Não deixe de despejar um pouco de syrup (xarope) em cima. Há panquecas com gotas de chocolate também.
  • Waffle – similar às panquecas, mas com design diferente, também são servidos com frutas e chantilly.
  • Oatmeal – mingau de aveia, geralmente servido com frutas como banana.
  • French Toast – fatias de pão passadas em ovo e leite e depois grelhadas. Podem vir em forma de sanduíche, com recheio no meio de cream cheese ou geleia. Também costumam vir acompanhadas de frutas. De novo, capriche no syrup!
  • Avocado Toast – fatias de pão cobertas com abacate amassado e temperado com sal, limão e azeite de oliva. Em alguns locais, dá para pedir salmão defumado ou ovos por cima.
  • Eggs Benedict –  duas metades de pão, presunto ou bacon e molho holandês, com ovos por cima. Esses ovos têm gema mole, então, quando você cortar, ela vai derramar em cima do prato.
  • Omelette (omelete) – clássico dos clássicos, você pode escolher dentre os mais diversos tipos de ingredientes nas omeletes: queijo, presunto, batata e outros vegetais.
  • Frittata – similar ao omelete, esse prato à base de ovos lembra um quiche sem crosta, incrementado com ingredientes como carnes, queijos, legumes.
  • Steak & eggs – prato à base de carne e ovos.

Atenção às variações – obviamente, as opções anteriores não são as únicas. É muito comum, por exemplo, que os restaurantes adaptem seus menus para pratos de brunch. Quer um exemplo? Os restaurantes mexicanos geralmente oferecem no brunch o breakfast burrito – um burrito mexicano que leva ovos no meio.

O que beber num brunch?

Além das variações de café e sucos, há duas bebidas alcoólicas clássicas em brunch: a Mimosa e o Bloody Mary. A Mimosa consiste em suco de laranja com espumante. O Bloody Mary leva, em sua base, suco de tomate e vodka.

Como você quer seus ovos? 

Num brunch, é comum que você tenha que escolher como quer seus ovos. Atenção às variações:

  • Scrambled eggs – ovos mexidos.
  • Fried eggs / Sunny Side Up – ovos fritos.
  • Hard Boiled – ovos cozidos.
  • Poached – com a gema mole.

Onde fazer um brunch?

Assim como um restaurante tem um menu para almoço e para jantar, geralmente também há um menu para o brunch. Minha sugestão é que você sempre cheque no site do restaurante para verificar se há um menu especial. Para procurar indicações, é bacana usar o Foursquare: dá para procurar por brunch na pesquisa e levar em conta os reviews para escolher. Além disso, quando eu escrevo sobre um restaurante aqui no blog, eu costumo citar se aquele local serve brunch aos fins de semana. Sabendo essas informações, fica mais fácil se organizar. Abaixo, seguem algumas das minhas recomendações:

  • Cafe Luluc – bistrô francês super fofo. As panquecas são uma delícia! Só aceita cash.  Endereço: 214 Smith St, Brooklyn.
  • Cantina – restaurante mexicano delícia. Aos sábados e domingos, o Cantina tem brunch. Os pratos começam a partir de U$10 e por mais U$12,95 você bebe drinks como Sangria, Mimosa e Margarita à vontade, por uma hora. Os pratos de brunch têm influência mexicana: tacos com ovos, burrito com ovos, bown com batata, ovos e feijão, etc. Endereço: 1838 7th Avenue
  • Boqueria – restaurante de tapas espanholas. O brunch tem uma promo especial de um prato + sangrias e mimosas ilimitadas por U$39 (incluindo 4 tapas, 2 pratos de brunch e 1 sobremesa).  Endereços: 260 West 40th Street (vai abrir em breve) / 53 West 19th Street / 171 Spring Street / 1460 Second Ave / 590 Fulton St, Brooklyn. Confira o menu completo.
  • Maya – restaurante mexicano. U$36 por pessoa, comida ilimitada ou U$49 por pessoa, com comida e bebida ilimitada.  Endereço: 1191 First Avenue.
  • Banter – restaurante fofo que fica no Greenwich Village. Tem um menu que funciona todas as horas: tem granola, french toast, saladas, pratos à base de ovo, burgers e sanduíches. Tudo com preços acessíveis, que variam de U$7 a U$15. Endereço: 169 Sullivan Street. Clique aqui para conferir o menu.
  • Cafe Mogador – esse lugar super charmoso serve comida mediterrânea e foi locação de um dos episódios da série Girls, da HBO. A comida é uma delícia! Tem cuscus, falafel e kebab, só para citar algumas das delícias. Melhor falafel que já comi na minha vida! É uma ótima pedida para brunch – tem opção de prato + café + suco por U$18. Na parte de trás do restaurante, o ambiente é como um jardim coberto, coisa mais linda! Clique aqui e confira os menus completos. Endereço: 133 Wythe Ave, Brooklyn.
  • Tiny’s & The Bar Upstairs – é uma townhouse de três andares, localizado no coração do bairro Tribeca. O menu de brunch conta com várias opções super clássicas. Preços U$17 em média. Confira o menu completoEndereço: 135 West Broadway.
  • Clinton St. Baking Co. & Restaurant – é um lugar recomendadíssimo na cidade – e suas panquecas foram eleitas como as melhores da cidade pela New York Magazine. O bônus? O menu com pratos típicos de brunch é servido todos os dias! Preços de U$12 a U$17. Endereço: 4 Clinton Street.
  • Tre Restaurant – é um restaurante italiano no Lower East Side. Pelo preço fixo de U$26,95 você escolhe um prato principal e bebe mimosas à vontade (por 1 hora e meia). Essa promoção rola aos sábados e domingos, do meio-dia às 16 horas. O brunch inclui não só as opções de pratos tradicionais, como omeletes, ovos e panquecas, mas também outros pratos como massas, burger e steak. É bom fazer reserva e o local só aceita cash. Mais infos no site. Endereço: 173 Ludlow Street.
  • Pardon my French – restaurante francês que fica no East Village, bairro super descolado. O restaurante é frequentado por uma galera jovem e é super badalado no fim de semana. O brunch tem dois esquemas. Chá e café + um prato principal por U$19,95 ou Mimosa ou Bloody Mary + um prato por U$29,95 (por uma hora e meia). O menu, como é de se esperar, tem influência francesa e inclui opções como Croque Monsieur or Croque Madame e Brioche French Toast. Você pode checar o menu no site. O restaurante é cash only e recomendo fazer reserva para o brunch! Endereço: 103 Ave B.

Dica bônus!

Se quiser casar um passeio diferente com um brunch delícia, recomendo muito o Castle Hotel & Spa, em Tarrytown, em Upstate NY. O ambiente do restaurante é lindo e o brunch custa U$42 (mais taxas e gorjetas) e inclui uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, além de uma taça de Mimosa ou Espumante. As panquecas de lá são uma das melhores que já comi! Clique aqui para conferir meu post completo sobre o local e como chegar.

Gostaram do post? Qual seu prato favorito em um brunch ou qual o prato que você tem mais vontade de provar? 


2 Comentários

  1. Laura,
    AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII o post com todas as minhas forças…fiquei com água na boca, já dei uma olhada no site de cada um dos locais listados…
    Vontade de ir a todos!!

    Obrigada por compartilhar conosco.

    Ana Cristina

Leave a Response