Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Conhecendo Sheepshead Bay, no Brooklyn

A primeira vez que estive em Sheepshead Bay foi com a Patricia Nyorquina. Ela me levou para almoçar num restaurante na região, depois de gravarmos nosso vídeo sobre o metrô. Nunca havia passado por lá e anotei o nome da área para poder voltar outra vez, já que tinha achado tudo muito gracinha. Demorou mais de um ano, mas semana passada, pensando no que fazer no sábado, chequei a minha lista e vi o bairro anotado. Falei para o Thiago a respeito, pesquisamos rapidamente sobre coisas para fazer  e lá fomos nós.

Sheepshead Bay é uma baía, que separa o Brooklyn da parte oeste de Coney Island. Assim como acontece em Brighton Beach, que não fica muito longe, Sheepshead Bay é conhecida pela alta concentração de imigrantes russos. Além disso, o bairro também conta com imigrantes chineses, turcos e hispânicos. É um bairro tranquilo, que nada lembra o movimento de Manhattan. E é o que mais me encanta em Nova York: a maneira como os bairros se diferem um dos outros, fazendo parecer que você se transportou para outra cidade.

Um dos destaques de Sheepshead Bay é a baía em si. Dá para caminhar pelo calçadão e apreciar a vista, que é linda demais. Você vai se deparar com muitos barcos atracados – a pesca é atividade forte e é possível, inclusive, sair para pescar em um dos barcos da região. Há várias opções de pacotes. Além disso, há uma ponte para pedestres bem no final da baía e, cruzando a mesma, você chega ao bairro de Manhattan Beach – sim, tem uma praia ali, mas não conferimos neste dia. Costuma ser bem menos lotada que Coney Island. Outra pedida é conferir o Marine Park, que é o maior parque do Brooklyn e fica pertinho de Sheepshead Bay.

Os restaurantes de frutos do mar são ponto forte em Sheepshead Bay. Depois de uma breve pesquisa, optamos por almoçar no Liman, um restaurante turco, cujo carro-chefe são os pratos com peixes. Confesso: não fomos muito felizes em nossas escolhas (prato com camarão e outro com sardinhas). Para não dizer que não amamos tudo, as lulas empanadas estavam deliciosas. Porém, conversando com a Patricia depois, ela me contou que adora o restaurante e que a pedida aqui são os peixes assados inteiros. Voltarei com certeza para provar. O restaurante é uma graça e tem uma seção com vista para a baía. Foi uma delícia almoçar ali com aquele visual. O preço dos pratos com peixes começa em U$26 e são super bem servidos. De fato, as escolhas das mesas próximas às nossas pareciam bem melhores mesmo e muito  mais apetitosas.

Mas Sheepshead Bay não tem só o Liman! Outros restaurantes que você pode conferir são o Randazzo’s Clam Bar, especializado em mexilhões, e também o Clemente’s Maryland Crab House, especializado em caranguejo. O Yiasou também é outro ótimo restaurante de frutos do mar do bairro. Caso você não curta frutos do mar, vale provar os sanduíches. Sheepshead Bay é o lar de dois dos mais célebres locais de sanduíches da cidade – Brennan & Carr e Roll-N-Roaster. Há, inclusive, um debate sobre qual dos dois serve o melhor sanduíche de roasted beef do bairro.

E uma das surpresas foi descobrir que Sheepshead Bay é o lar do primeiro memorial público de Nova York para o Holocausto, localizado no final da baía. Inscrito com as palavras pungentes do autor ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Elie Wiesel, há pedras de granitos dedicadas à memória das vítimas do holocausto. Não é um memorial grande, mas achei muito bonito e significativo. Não fazia ideia da existência desse parque!

Adorei Sheepshead Bay, mas acredito que seja muito mais legal visitar o bairro durante a primavera/verão – é o que pretendo fazer em breve! Além disso, é uma das paradas do metrô antes de chegar em Coney Island, então, dá para esticar o dia para conferir o bairro também, já que é caminho.

Para chegar em Sheepshead Bay, basta usar a linha B ou Q, e descer na estação Sheepshead Bay. Saindo da Times Square, são cerca de 45 minutos.

 

 


Leave a Response