Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
comprasturismo

Como fazer uma mala para viajar para Nova York?

Eu adoro como a internet nos conecta a pessoas que, talvez, nunca teríamos a chance de conhecer. A Rachel Moniz é uma dessas pessoas – a gente participa de um grupo no Facebook e foi assim que nos conectamos. Um dia, lá no grupo do Facebook, surgiram algumas dúvidas sobre mala e convidei a Rachel para escrever a respeito desse tema, que gera tantas dúvidas na cabeça das pessoas.  A Rachel é Consultora de Estilo e Personal Shopper – e, além disso, tem muitas viagens na conta e experiência de sobra para dar conselhos nesse quesito. Espero que curtam as dicas dela! E aproveitem para seguir o perfil dela no Instagram, cheio de dicas incríveis. 

Oi, pessoal! Meu nome é Rachel Moniz e sou Consultora de Estilo e Personal Shopper. A Laura me convidou para escrever um post sobre um assunto que é muito recorrente entre aqueles que viajam a Nova York e acho que as dicas que darei aqui podem ser de muita utilidade: Como fazer uma mala para viajar à cidade?

A dúvida é pertinente, afinal, o clima de Nova York pode ser bastante confuso principalmente nas meias estações (primavera e outono). Porém, lembre-se de algo importante: as estações são muito bem definidas. No inverno, é um frio danado. No verão, o calor é escaldante! Não subestime as estações, ok?

Saiba mais sobre as estações do ano em Nova York.

Também gostaria de lembrar que Nova York é uma das grandes capitais de consumo, e que, apesar de ter gente que não viaja para a cidade com esse intuito, é muito comum separar uma (boa) parte do orçamento para fazer compras. Os preços são excelentes e quase sempre vale a pena comprar roupas, acessórios e eletrônicos. Por isso, minha primeira dica seria levar apenas uma mala do Brasil e, caso seja necessário, comprar a segunda por lá. Assim, há mais espaço para compras! Caso você não queira gastar dinheiro comprando uma nova, não tem problema nenhum! A dica basicamente é levar poucas coisas do Brasil, para que você possa aproveitar os preços atrativos de lá.

Itens básicos – o que não esquecer em qualquer estação:
Alguns itens básicos deverão ser levados para todas as estações. Eles salvam a gente de alguns contratempos e não ocupam tanto espaço assim na nossa mala:

  • Adaptador – não esqueça que as tomadas nos EUA são diferentes das brasileiras! Então, para ligar eletrônicos de origem brasileira, é fundamental ter um adaptador. Vários hotéis oferecem adaptadores, mas muitos podem cobrar por eles. Já que é tão pequeno, por que não levar do Brasil, né?
  • Produtos de higiene pessoal – este é meio polêmico, porque eu sei que muitas pessoas optam por comprar tudo em Nova York, mas vai que você chega numa noite já com tudo fechado? Então eu sempre sugiro que leve escova e pasta de dente, pelo menos.
  • Remédios – outro item que o pessoal adora comprar por lá, mas às vezes temos aquele apego especial com tal remédio, ou temos alguma restrição alérgica, remédio é coisa séria! Que tal levar pelo menos um analgésico de sua confiança se bater aquela dor de cabeça?
  • Roupas de baixo – alô, meu povo! Eu sei que teoricamente é fundamental, mas eu já tive cliente que esqueceu as calcinhas no Brasil e teve que gastar dinheiro – e o pior, em dólares! – com roupa íntima. Não esqueça de priorizar o conforto e o fato de que se passam longas horas sem trocar as roupas.
  • Bolsa média/mochila – quando a gente viaja, é comum sairmos para passear de manhã e só voltarmos à noite. Por isso, é bom sair preparado para enfrentar longas horas de caminhada com alguns itens como água, algo para disfarçar a fome como uma barra de cereal, carregador extra para o celular, carteira, guarda-chuva quando necessário, enfim, a lista é muito pessoal e varia de acordo com a estação e o destino de passeio. Mas, independentemente disso, é sempre bom levar uma bolsa média ou uma mochila que caibam essas coisas! Escolha algum modelo que te permita levar tudo o que deseja e não te atrapalhe tanto – como bolsas transversais, por exemplo. Deixe as bolsas pequenas ou clutches para sair à noite!

  • Leve mais peças para a parte de cima do que de baixo: para uma viagem de uma semana, por exemplo, o ideal são três calças e uma saia, não é necessário mais que isso! Nas fotos, a parte mais evidente sempre é aquela próxima ao nosso rosto, então é muito mais interessante levar peças de cima para criar mais combinações de looks. Tente levar o dobro de peças de cima com relação às peças de baixo. Exemplo: vai levar três calças? Leve pelo menos seis peças de cima (blusas/jaquetas/casacos). E lembre-se: muita coisa você vai comprar por lá!
  • Invista em peças de cores neutras: elas são mais fáceis de combinar e você pode ter muito mais opções caso compre peças novas por lá.

O que levar no inverno

A tão temida estação! Apesar do inverno em NY ser congelante, não entre em pânico. O grande segredo é ter camadas interiores bem quentinhas, assim ninguém passa frio. É o famoso efeito cebola, você vai se vestir em camadas. Elas ajudam porque, para ambientes externos, você tem que estar o mais protegido possível, mas, ao entrar em lugares fechados, vai perceber que a calefação funciona muito bem e você pode se “descascar” e tirar algumas camadas pra ficar confortável. Vamos lá para a lista:

  • Roupas térmicas: para mim, elas são as grandes salvadoras dos dias frios. São blusas e calças (ou ceroulas) fabricadas em tecidos especiais que seguram o calor do nosso corpo e com a tecnologia de hoje é fácil encontrar peças bem finas e confortáveis, que facilitam a sobreposição de outras camadas. Por serem a primeira camada de proteção, também são chamados de segunda pele. Aqui no Brasil elas podem ser encontradas em lojas especializadas em temperaturas frias ou na Decathlon, por exemplo. Lá fora – especialmente em Nova York – elas são mais fáceis de serem encontradas (já vi até em supermercado!) e têm preços excelentes. Minha sugestão seria levar pelo menos um conjunto térmico do Brasil e comprar o necessário em Nova York. Confira um guia de compras na Uniqlo! 

  • Peças de tecidos quentes: gente, não adianta nada levar peças fininhas demais, mesmo com a camada térmica por baixo. Peças finas em algodão, viscose ou poliéster não vão te proteger do frio e vão ocupar espaço desnecessário em sua mala. Os tecidos mais indicados para dias frios são aqueles bem quentinhos MESMO, mais grossos, como peças em lã, chamois, flanela e cashemere. Sabe aqueles tricôs que sua vó gostava de fazer? Então, eles serão seus melhores amigos nos dias mais gelados! Aqui também vale pensar em casacos, cardigãs ou jaquetas que possam ser usadas logo abaixo da camada exterior, para criar mais uma sobreposição e te deixar mais protegido. Então fica a dica: a camada superior à segunda pele deve ser de tecidos bem quentes!
  • Jaqueta/casaco apropriado para tempo frio: esse aqui é um ponto importante, porque muitas vezes nós subestimamos o frio e levamos alguns casacos que no final não são eficazes. Eles são a camada exterior da grande cebola que nos tornamos. O que é um casaco “apropriado” para o frio? É aquele que, além de reter o calor do seu corpo, vai te proteger do vento também. E ó, eles são bem volumosos e ocupam bastante espaço na mala, então eu sugiro levar o maior de todos no avião mesmo. Eu sei que visualmente eles podem não parecer tão bonitos – afinal a gente quer tirar fotos lindas em Nova York, né? – mas não dá pra descuidar desta camada. ATENÇÃO: sobretudos não são a melhor opção para a camada exterior em dias muito gelados! Eles têm mais a função de proteger do vento do que de reter e gerar calor. Então pense que quanto mais gordinho é o casaco, mais ele vai te proteger do frio.
  • Sapatos/botas confortáveis: não se esqueça que em Nova York a gente anda MUITO! Então, seus pezinhos têm que estar muito confortáveis para aguentar o dia todo. Evite saltos altos ou sapatos muito apertados. O ideal são botas (as com forro são melhores ainda), mas tem gente que aguenta o frio com tênis também (eu não acho que proteja bem) e sempre levar meias térmicas e bem quentinhas. Uma dica bacana é comprar palmilhas térmicas, que podem ser trocadas facilmente, então comprar apenas um par já seria o suficiente. Esqueça sapatilhas e sapatos abertos!
  • É necessário levar botas de neve? Gente, por mais que tenhamos essa imagem de NY em nossas cabeças, saibam que não neva tanto assim na cidade. E é praticamente impossível prever se vai nevar, mesmo estando MUITO frio. Botas de neve costumam ser caras, são pesadas e ocupam muito espaço. Se você quiser gastar seu rico dinheirinho nelas, vá em frente! Mas elas não são absolutamente necessárias. Então caso você não tenha uma dessas e não queira ter, respire aliviado. Há muitas outras opções que podem substituir bem o uso delas.
  • Toucas, luvas, cachecóis e meias: proteja suas extremidades! Não adianta estar super quentinho e os pés ou mãos estarem congelando. De novo, não subestime o frio. Hoje em dia existem muitos modelos de luvas que têm tecnologia touch, ou seja, dá até pra mexer no celular sem ter que tirá-las. É muito importante ter meias apropriadas para o frio, além das palmilhas que eu já comentei. E como estas peças não ocupam tanto espaço assim na mala e são as peças mais “visíveis”, uma boa dica pra variar os looks nas fotos é levar um bom número de opções, algumas mais coloridas e outras mais neutras pra você ter mais opções de combinação entre elas!
  • Jeans não esquenta: atenção, pessoal! Peças em jeans não esquentam, portanto, não são a melhor opção para o inverno porque ficam geladas. O ideal são leggings, calças de tecido grosso ou, para poder usar sua boa e velha calça jeans, use uma peça térmica por baixo!

O que levar no verão

Do mesmo jeito que não devemos subestimar o frio congelante, o verão pode castigar também! Lembre-se de se manter sempre hidratado. A mala para o verão é muito menos volumosa e ocupa menos espaço, então, vem ver o que levar:

  • Sapatos confortáveis: eu acho que é uma dica bem básica, mas extremamente importante. Como já comentamos, em Nova York a gente anda muito e temos que estar confortáveis. Muitas mulheres gostam de levar sandálias rasteiras, mas eu pessoalmente não as acho tão confortáveis assim porque podem gerar bolhas. A melhor opção, portanto, seriam tênis, sapatilhas e slipons. Evite levar sapatos que você nunca usou antes, porque não se sabe como seus pés vão reagir a eles! E, como sempre, evite saltos muito altos (no máximo um pra ir a um espetáculo da Broadway, mas que pode ser substituído por uma sapatilha bonita).
  • Tecidos naturais: para os dias mais quentes, o ideal é investir em tecidos de origem natural como algodão, linho ou seda, já que eles permitem que nosso corpo respire.
  • Levar um casaquinho: esta dica é mais de prudência mesmo, sabe quando sua mãe falava “leva um casaquinho porque pode fazer frio”? Não precisa ser nada pesado, um cardigã ou uma jaquetinha cumprem bem a função para o caso de esfriar um pouco à noite ou você ir àquele restaurante com o ar condicionado forte demais.
  • Boné, chapéu ou viseira: além de serem um bom truque para deixar os looks mais interessantes, eles têm a função de proteger nossos rostos do sol escaldante. E nunca se esqueça do protetor solar, ok?
  • Por que não levar uma canga? Você já parou pra pensar que pode ser um ótimo passeio fazer um piquenique no Central Park? Aproveitar um dia bonito, ensolarado e com clima super gostoso, além de que sempre existem muitos eventos ao ar livre nesta época do ano, então aproveite! Como fazer um picnic no Central Park?

O que levar nas meias estações (primavera e outono)

Aqui é que a coisa começa a ficar um pouco confusa. Posso dar uma dica boba que vai mudar a sua vida? Deixe para fazer a mala bem perto do dia da sua viagem e confira a previsão do tempo em algum aplicativo! Não adianta ver o histórico dos últimos anos ou fazer post no grupo do Facebook da Laura: tempo é uma coisa muito louca e bem difícil de prever! Faz frio nessas estações? Pode fazer. Faz calor nessas estações? Pode fazer. Então, esteja preparado!

  • Evite levar casacos muito pesados: sabe aquele casaco super volumoso e pesado que falamos lá no tópico do inverno? Deixe ele em casa. Salvo um dia MUITO LOUCO de temperatura extremamente baixa, normalmente o frio nessas estações não é muito forte. Você pode ficar bem protegido com casacos mais leves, mas não deixe de levar pelo menos um mais quentinho (principalmente no outono!)
  • Evite peças muito frescas: nada de regatinhas ou vestidos de alcinha, a não ser que você queira usá-los com alguma camada por cima. Em ambas as estações, as temperaturas baixam à noite, tenha sempre isso em mente.
  • Preciso levar botas? Eu acho prudente, sim! Principalmente no outono, que as temperaturas começam a baixar bastante. Mas não precisa ser uma bota forrada, ou muito quente. As de cano curto vão funcionar perfeitamente bem.
  • Preciso levar luvas, touca e cachecol? Dificilmente você vai usá-los, especialmente na primavera, mas isto é muito pessoal. Tem gente que sente muito frio, então voltamos à primeira dica lá de cima; cheque como vai estar o tempo durante sua viagem e, se você achar que vai estar muito frio, é melhor levar!

Enfim, pessoal, acho que é isso e o post ficou muito mais longo do que eu imaginei! Acho que o principal truque é mesmo o de deixar para fazer a mala próximo da data da viagem e checar todos os dias a previsão de tempo para que você possa levar somente peças apropriadas para o clima que vai fazer durante seus dias em Nova York. De resto, é só aproveitar essa cidade espetacular!

Obrigada Rachel, sua linda, por esse post incrível! 

Pessoal, aproveitem para seguir a Rachel no Instagram – @apenasumpalpite – porque ela sempre dá dicas de moda e mostra truques incríveis! Clique aqui!

 

Descubra uma Nova York diferente em cada estação!


1 comentário

Leave a Response