Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

Boqueria: um restaurante de tapas espanholas em Nova York

Quem me acompanha aqui sabe que eu estive na Espanha em dezembro. Foi a minha primeira vez por lá – e você pode conferir meus posts sobre a viagem aqui. E se você sabe um pouquinho sobre o país, provavelmente já ouviu falar das tapas! São uma tradição espanhola – o que mais tem na Espanha é restaurante de tapas. Mas o que são tapas? São porções pequenas de comidas. A ideia das tapas é pedir várias e dividir na mesa. Pense em uma degustação de aperitivos! A origem das tapas é incerta, mas reza a lenda que um rei pediu para tapar o vinho – e foi usado um pequeno prato para isso. Aí, começou-se a colocar pequenas comidas em cima – assim surgiram as tapas. Essa foi uma das coisas que mais amei na Espanha: ir aos restaurantes de tapas e pedir várias e degustar de tudo um pouco, saboreando um vinho, cerveja ou sangria junto. Gostei tanto desse sistema que, ao voltar a Nova York, deu saudade. Aí, fui pesquisar sobre restaurantes de tapas na cidade e encontrei o Boqueria. Fiz uma reserva e estivemos lá numa sexta à noite.

O Boquería conta com cinco endereços na cidade e nós fomos no que fica na região do Flatiron. O local é super movimentado e cheio de gente jovem –  estava lotado! Tem uma vibe bem descolada. Tem uma variedade bem interessante de tapas – vegetarianas, com carne, com frutos do mar, incluindo paella e parrillada. Identifiquei várias que comi lá na Espanha – o local é bem tradicional. Na realidade, o restaurante foi inspirado nos bares de tapas e cervejarias de Barcelona – a família do chef responsável de lá, inclusive.

As tapas começam em U$6. Nós pedimos uma cerveja (U$9) e uma sangria (U$12) e quatro tapas. O Pan con Tomate (U$6) – um pão grelhado com tomate, alho e azeite de oliva, um clássico espanhol. Também pedimos as Patatas Bravas (U$10) – que são batatas crocantes com molho picante e molho à base de alho; Croquetas Cremosas (U$12) – que são seis croquetes, três de cogumelos e três de presunto de parma; e, por último, a Escalivada (U$12), uma espécie de caponata com iorgurte e azeite de oliva, servida com pão quentinho. Tudo estava tão, mas tão gostoso! Com certeza voltaremos, pois simplesmente amamos as tapas. Outro ponto: pedimos quatro mas três teriam sido suficientes – saímos de lá explodindo hahaha.

Uma dica que acho super válida é que o Boqueria tem Happy Hour de segunda a sexta, geralmente das 15h até às 19h (até 18h30 no Flatiron), e os preços são mais em conta: Sangrias por U$6, cervejas por U$4 e tapas a partir de U$3 (a mais cara sai por U$10) – ou seja, tudo por praticamente metade do preço.

Dica: acesse o site para conferir o menu completo. Aos fins de semana, o Boqueria serve brunch e tem uma promo especial de um prato + sangrias e mimosas ilimitadas or U$39. 

Endereços: 260 West 40th Street (vai abrir em breve) / 53 West 19th Street / 171 Spring Street / 1460 Second Ave / 590 Fulton St, Brooklyn. 

Recomendo fortemente fazer uma reserva, pois o local é bem movimentado! Observe que há uma consumação para grupos maiores de 6!


Leave a Response