Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Ski e Snowboard – estações próximas de Nova York, dicas e mais!

Como eu sempre falo para vocês, Nova York é uma cidade que se reinventa – seja por conta das novas atrações ou por conta da mudança das estações. É fato: a cada estação, você vai encontrar uma cidade diferente, tanto por conta da paisagem como por conta das coisas para se fazer. No inverno, por exemplo, uma das pedidas é praticar ski e snowboard. Há estações pertinho da cidade e acaba sendo vantajoso fazer uma “day trip” e incluir esse programa no seu roteiro. Como eu não tenho experiência na área, convidei o Stefano Pellegrino Grottoli, que entende do assunto, mora aqui e é leitor do blog, para dar as dicas para vocês.

“Oi pessoal, tudo bem? A pedido da Laura, estou escrevendo esse post para falar um pouco sobre Ski e Snowboard na região de Nova York!

Um dos maiores atrativos para os brasileiros que vêm a Nova York no inverno é, sem dúvida alguma, a neve! E sim, para quem mora no Brasil é realmente uma experiência incrível ver neve, seja pela primeira vez ou pela centésima. Para quem mora por aqui, o inverno é, muitas vezes, entediante. Dias curtíssimos (amanhece quase às 8 e anoitece às 4 da tarde), muito frio do lado de fora – o que limita as atividades – e a duração do inverno é muito maior que os 3 meses oficiais da estação mesmo. O frio de verdade normalmente começa no meio de outubro e vai até meados de abril, pelo menos. Por conta disso, resolvi que precisava buscar uma “paixão” de inverno, e, para mim, a saída foi o Snowboard!

A temporada de Ski e Snowboard aqui na região de Nova yORK é bem mais curta do que o inverno, porque tudo depende da quantidade de neve. Normalmente, a temporada está oficialmente aberta depois da primeira nevasca (isso pode ocorrer de meados de dezembro até metade de janeiro) e até quando a neve durar. Para garantir, é melhor imaginar que a temporada vai de janeiro a março. Em alguns outros estados, como Califórnia, Colorado e Vermont, a temporada vai do começo de dezembro até o começo de abril!

Antes de entrar em detalhes sobre os locais para fazer Ski e Snowboard, é importante mencionar algumas coisas:

– Ski e Snowboard não são esportes fáceis! Ou seja, não adianta chegar na montanha, alugar o equipamento e, sem nenhuma noção básica, querer descer a montanha. Você provavelmente não vai conseguir, vai se frustrar, e pior: pode se machucar. Sim, a neve machuca, principalmente se ela não estiver tão fofa (powder, como chamamos). Então, eu sugiro fortemente que a primeira coisa que façam ao chegar na montanha seja fazer uma aula. Apenas um dia de aula (o ideal são três se você realmente quiser aprender) já vai ter dar as noções básicas para que você inicie e consiga aproveitar pelo menos um pouco, e, quem sabe, postar aquele vídeo esquiando no Instagram! As aulas normalmente são comunitárias (mas há aulas particulares caso você possa gastar uns dólares a mais), duram de 60 a 90 minutos e você aprende o básico sobre o equipamento, como parar o ski/snowboard (acho que é importante isso, rsrs) e a fazer curvas básicas. Acreditem, eu já fui para a montanha sem ter feito aula alguma, e o máximo que consegui foi ficar exausto tentando descer, tirando o equipamento e descendo a montanha a pé!

– Ski ou Snowboard? – Acho que essa é uma das principais dúvidas de todas as pessoas. Na minha humilde opinião, se você tem apenas um dia, escolha Ski. Por que isso? Porque é mais fácil de parar e de fazer curvas do que o Snowboard. Ou seja, você provavelmente vai ter uma experiência mais bacana durante o dia. Isso não significa que você não possa fazer Snowboard. Claro que pode! Estou apenas dizendo que o Ski é um pouquinho mais fácil no primeiro dia. Mas isso também depende de cada um! Conheço gente que só tinha um dia, escolheu Snowboard, e se divertiu um monte!

– Roupas de neve são fundamentais. É muito comum ver turistas usando calça jeans pra fazer Ski/Snowboard em estações de Ski . Não façam isso. Na primeira queda (e você VAI cair) a sua calça vai ficar encharcada de neve, e você vai passar ainda mais frio do que já estará passando. Se você não tem nenhuma calça apropriada para neve, não tem problema. As estações de Ski normalmente alugam calças e jaquetas para quem não tem. Botas de neve não são necessárias, pois você vai estar usando botas de Ski ou de Snowboard, e elas já são apropriadas para neve. Além de quentes, essas calças são impermeáveis – o que vai evitar que elas fique encharcada de gelo/neve – e ainda vão bloquear o vento. O mesmo vale para as jaquetas – impermeáveis sempre!

– Sempre use capacete. As estações também alugam capacetes para quem não tem. Acho que não preciso ficar ressaltando a importância do capacete aqui né? Acreito que já seja motivação suficiente lembrar o que aconteceu com o Schumacher.

– Crianças também vão se divertir muito fazendo Ski ou Snowboard. As montanhas normalmente oferecen aulas específicas para elas (a partir de 4 anos). Prepare-se para passar raiva – eles aprendem MUITO mais rápido do que a gente, e você vai cansar de ver a criançada te ultrapassando com a maior habilidade enquanto você está só tentando ficar em pé!

Mas vamos ao que interessa. Nova York (e proximidades) têm algumas opções excelentes para quem quer se aventurar no Ski e Snowboard!

MOUNTAIN CREEK – VERNON – NJ

Distância: 50 milhas (80 km)

Mountain Creek é provavelmente a opção mais próxima à Manhattan e com um excelente custo-benefício. A apenas 1:20h da ilha, tem opções para todos os gostos. Ski, Snowboard, Snow Tubing (o famoso “ski-bunda”), ótimas opçoes de comida e uma pista só pra iniciantes chamada Sugar Slope, que é perfeita para se aventurar depois da sua aula (você fez aula né?). Os preços variam um pouco dependendo do dia da semana. Obviamente, durante a semana (segunda a sexta) os valores são mais baixos do que aos fins de semana, além da estação estar muito mais vazia, o que é ótimo para quem está aprendendo. Uma coisa muito legal de Mountain Creek é que há uma área de Snowboard chamada Burton Riglet Park, específica pra crianças abaixo de 5 anos, onde um instrutor vai guiando/puxando o Snowboard da criança, e passando por pequenos obstáculos. E o melhor, é totalmente de graça!

ALUGUEL DE EQUIPAMENTO (POR PESSOA)

U$49.99 + impostos – Ski – inclui Ski, botas, bastões e capacete / Snowboard – inclui a prancha (já com os bindings), botas e capacete

LIFT (POR PESSOA) – DIA INTEIRO

Começa em U$25 (se comprar online, antecipado) e vai até U$74 (U$59 para menores de 18 e maiores de 65 anos). Crianças abaixo de 6 anos e idosos acima de 72 anos grátis na compra de um ticket para um adulto.

LIFT (POR PESSOA) – A PARTIR DAS 15 HORAS

Começa em U$19,99 (se comprar online, antecipado) e vai até U$59 (U$49 para menores de 18 e maiores de 65 anos). Crianças abaixo de 6 anos e idosos acima de 72 anos são grátis na compra de um ticket para um adulto.

AULAS PARA CRIANÇAS (4 A 7 ANOS)

Durante a semana com aluguel de equipamento – U$99,99 / Final de semana com aluguel de equipamento – U$109,99

AULAS PARTICULARES PRA ADULTOS

1 hora – U$129,99 / 2 horas – U$259,99 (pessoa adicional U$59.99)

AULAS EM GRUPO PARA ADULTOS

1 hora e meia – U$45 (valor da temporada 2016/2017)

DICA ESPECIAL: Mountain Creek oferece um pacote especial que inclui 3 dias de aula + 3 dias de aluguel de equipamento + 3 dias de Lift por apenas U$149. Ou seja, considerando que você vai pagar U$50 de aluguel de equipamento + U$45 de aula, qualquer Lift que seja acima de U$54 dolares não vale a pena. Entao mesmo que você for ficar apenas um dia, e só tiver tickets de valores acima de U$54, compre o Discover Card que vale mais a pena!

DICA ESPECIAL 2: A Snowbus oferece um pacote chamado All Access Package, que já inclui ônibus ida e volta + aula + lift + equipamento por U$139,99 (U$149,99 na alta temporada). Eu nunca usei, apenas vi no site deles, então não posso opinar. Ideal é ligar pra eles e confirmar. Clique aqui e confira mais informações.

COMO CHEGAR: Rally B ou SnowBus

CAMELBACK MOUNTAIN – TANNERSVILLE – PA

Distância: 88 milhas (140 km)

Camelback é uma montanha que fica na Região de Poconos, na Pennsylvania, em uma cadeia de montanhas chamada The Pocono Mountains. É também uma excelente opção para quem quer fazer Ski e Snowboard. Ela é um pouco mais distante que Mountain Creek, mas normalmente as condições de neve costumam ser melhores (para aqueles que já esquiam). É a minha montanha preferida na região.

ALUGUEL DE EQUIPAMENTO (POR PESSOA)

U$40 – Ski – inclui Ski, botas, bastões e capacete / Snowboard – inclui a prancha (já com os bindings), botas e capacete

LIFT (POR PESSOA) – DIA INTEIRO

Adultos  – U$53 durante a semana e U$67 aos fins de semana. Jovens e Idosos U$45 durante a semana e U$49 aos fins de semana. Crianças abaixo de 5 anos e idosos acima de 70 anos são grátis na compra de um ticket para um adulto.

LIFT (POR PESSOA) – A PARTIR DAS 15 HORAS

Adultos  – U$39 durante a semana e U$41 aos fins de semana. Jovens e Idosos U$37 durante a semana e U$39 aos fins de semana. Crianças abaixo de 5 anos e idosos acima de 70 anos são grátis na compra de um ticket para um adulto.

AULAS PARA CRIANÇAS (4 A 7 ANOS)

Durante a semana com aluguel de equipamento – U$85 / Fim de semana com aluguel de equipamento – U$99.

AULAS PARTICULARES PRA ADULTOS

1 hora – U$119 / 2 horas – U$259.99 (pessoa adicional U$59,99)

AULAS EM GRUPO PARA ADULTOS

1 hora e meia sem equipamento – U$35 / 1 hora e meia com equipamento e lift (durante a semana) – U$85 / 1 hora e meia com equipamento e lift (fim de semana) – U$99

COMO CHEGAR

Martz Bus ou Trailways Bus

Outras montanhas a se considerar, mas que não vou opinar porque ainda não conheço:

HUNTER MOUNTAIN – HUNTER – NY – Distância: 128 milhas (204 km)

WINDHAM MOUNTAIN – WINDHAM – NY – Distância: 146 milhas (233 km)

Vale explorar o site da SnowBus – eles oferecem pacotes para várias montanhas perto de Nova York.

Resumindo – embora esse possa não ser o objetivo principal da sua viagem, é possível sim emendar um ou mais dias de ski em uma viagem para Nova York! Espero que aproveitem e que a neve nos ajude a ter uma temporada excelente!

Espero que as dicas do Stefano tenham ajudado vocês! Eu adorei! Stefano, muito obrigada pela contribuição!


4 Comentários

  1. Olá,
    queria saber o custo total para ir para MOUNTAIN CREEK?
    Onibus+Aluguel equipamentos + aluguel roupa+ entrada para a montanha… fica em torno de quanto? Isso para ir tudo avulso.

    grato.

  2. Lindinha muito obrigada mais uma vez por suas dicas maravilhosas. Estamos indo passar um Natal diferente de New Yorkers desta vez , e será nas montanhas . Huhuhu iremos para Hunter Mountain , Resort show de bola e muito entretenimento.

  3. Boa Tarde. Tem loja para alugar roupa na MOUNTAIN CREE ? Pesquisei em varios blogs, e uns dizem que lá s;o vendem e outros que nao tem loja para alugar la.

Leave a Response