turismo

Oheka Castle – um castelo pertinho de Nova York

Depois que uma amiga me falou sobre o Oheka Castle, eu não sosseguei até conferir o lugar de perto. O Oheka Castle figura em quase todas as listas de lugares para se conhecer em Long Island – a área do estado de Nova York que fica ao leste do Queens. E vocês sabem que eu amo explorar esse tipo de lugar né? Então, já podem imaginar o quanto eu estava empolgada para explorar a área e contar para vocês. Estivemos lá na última sexta e eu já adianto que superou minhas expectativas!

O Oheka Castle fica localizado no ponto mais alto de Long Island e emana o refinamento elegante de um castelo na França. Com 127 cômodos, o local foi concluído em  1919 e pertencia a Otto Hermann Kahn – um dos primeiros homens bem-sucedidos de Wall Street, que contratou os célebres arquitetos Delano e Aldrich para executar o projeto. A ideia é que a propriedade servisse como casa de verão. Ideia humilde, né? Depois que Otto Kahn morreu em 1934, a propriedade mudou de mãos várias vezes, servindo como um retiro para trabalhadores de saneamento de Nova York e uma escola de treinamento governamental para operadores de rádio da Marinha Mercante. Em 1948, a Academia Militar Oriental comprou OHEKA, arruinou os jardins, subdividiu os quartos e pintou as paredes. Depois que a escola quebrou, 30 anos depois, o local ficou abandonada e era atacada por vândalos, que incendiaram o local durante 5 anos. Em 1984, o desenvolvedor Gary Melius comprou a propriedade e os 23 hectares que a cercavam e começou o árduo desafio de restaurar o Castelo até a sua forma original.

Hoje, o Oheka é também um hotel – são 32 suítes – e é um dos locais mais procurados para casamentos – e não é difícil entender o motivo. O Oheka Castle me lembrou uma versão mais humilde do Palácio de Versalhes, na França. Há duas maneiras de visitar o Oheka Castle: fazendo um dos tours guiados ou reservando um horário no restaurante do local, que é aberto ao público.

Os tours acontecem todos os dias, às 11 da manhã, mas é preciso reservar com antecedência. Você pode clicar aqui e conferir o calendário. Como o Oheka acaba sendo palco de muitos casamentos, os tours podem não acontecer em algumas datas devido a esses eventos. O ticket por pessoa custa U$25 – e inclui café, chá e cookies (crianças até 12 anos pagam U$5). A guia é muito simpática – vale lembrar que é tudo em inglês, então, se você não domina o idioma, não será uma boa ideia. Em cerca de uma hora, ela narra toda a história do Oheka Castle, curiosidades e fatos interessantes enquanto percorremos alguns cômodos, como a biblioteca, o hall e o salão. É bem interessante – mas eu fiquei curiosa para conferir os outros cômodos do local.

Claro que eu também não poderia deixar de exaltar a beleza da parte externa – o motivo verdadeiro que me fez querer visitar o local. O jardim é super tranquilo e muito lindo. Além disso, a área que cerca o castelo conta com campos de golfe. Dá até para avistar a baía. Não preciso nem falar o quanto a paisagem de outono deixa tudo mais lindo, né? Imagino quão mágico seja casar lá…

Depois do tour, seguimos para o restaurante, onde tínhamos uma reserva. Você pode clicar aqui para fazer a sua e também para conferir o menu. Pedimos burger (U$19), sopa (U$13) e salada (U$15). Gostamos bastante dos nossos pratos – não tenho do que reclamar. Vale lembrar que uma das modalidades do ticket para o tour – no valor de U$50 – inclui almoço com uma entrada e um prato principal no restaurante.

Gostamos muito de conhecer o Oheka Castle – mas tenho minhas dúvidas se o tour vale a pena mesmo. Eu recomendaria fazer uma reserva no restaurante e depois sair para explorar o jardim.

Como chegar?  Fomos de Long Island Rail Road, saindo da Penn Station. Você compra o ticket na máquina de auto-atendimento com destino a Cold Spring Harbor (compre ida e volta, round trip). Gastamos U$23 por pessoa e o trajeto até lá leva cerca de 1 hora. Pedimos um táxi por telefone (Orange & White Taxi Service, 631-271-3600; Ectotaxi, 631-624-3727) e a corrida até o Oheka Castle deu cerca de U$15. Na volta, pedimos um Uber até a estação – leva uns 15 minutos, mas há alguns carros pela área.

Se você já mora em Nova York e está procurando um passeio diferente, vale a pena conferir o Oheka Castle! E se você está passeando e tem bastante tempo na cidade, considere explorar a região também!


Leave a Response