Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

O que fazer em Rockaway Beach, a praia do Queens em Nova York

Muita gente nem sonha que Nova York tem praias – mas Coney Island, no Brooklyn, e Hamptons, que fica em Long Island, no estado de Nova York, estão aí para provar que elas existem sim. Porém, quem conhece um pouco das praias daqui sabe que elas não competem com outros destinos famosos, como Miami ou West Palm Beach. Mas, como diz o ditado… é o que tem! Uma das praias mais famosas na cidade é Rockaway Beach, que fica no Queens – a poucos minutos do aeroporto JFK. Honestamente, eu não sei se esse é um programa legal para quem vem turistar – porém, pode ser um destino legal para quem mora aqui ou para quem está passando uma temporada mais longa. Eu já estive em Rockaway Beach algumas vezes e no post de hoje vou dar algumas dicas do que fazer por lá/

Conheça mais sobre Rockaway Beach

Famosa na canção dos Ramones, Rockaway Beach atrai cerca de 1 milhão de visitantes todos os anos. O clima lá é bem diferente do ar urbano de Manhattan – vai parecer que você está em outra cidade, uma cidade praiana, daquelas que bombam no verão e viram um reduto de tranquilidade nos meses mais frios. Essa península tem uma população de cerca de 13 mil pessoas. O calçadão à beira da praia, com pouco mais de sete quilômetros de extensão, foi revitalizado e inaugurado por volta do ano de 2015 – já que a região sofreu danos graves por conta do furacão Sandy. Da estação até a praia, você caminha cerca de cinco minutos.

Praia

Cada ponto da praia é dividido pelas ruas. Da Beach 67 até a Beach 77, a praia costuma ser mais tranquila e é o reduto de surfistas e escolas de surf – aliás, Rockaway é a única praia da cidade onde a prática de surf é permitida legalmente. O trecho entre a Beach 80 até a Beach 100 é o mais movimentado, com as concessões de restaurantes e muitas famílias. Porém, vale lembrar que a praia vai da Beach 9th Street até a Beach 149th Street. As águas são calmas – mas bem geladas!

Além disso, a praia conta com uma estrutura legal: há muitos banheiros públicos espalhados ao longo do calçadão, além de chuveiros e até mesmo distribuição de protetor solar gratuitamente. Nas entradas para a praia, há “tapetes”, que facilitam o acesso de carrinhos de bebê e cadeirantes. Há também quadras para a prática de esportes e playgrounds para as crianças. Próximo ao calçadão, há pista para bicicletas.

O que fazer em Rockaway Beach

Além da praia e do calçadão, aqui vão algumas sugestões:

The Rockaway Hotel

Esse hotel foi inaugurado ano passado e é incrível! Além das instalações novinhas e da piscina, tem também um rooftop incrível com vista pra praia e também para o continente – os drinks são uma delícia e o ambiente é uma graça. Além disso, há também um restaurante. Pode ser uma ótima opção para uma staycation ou para drinks ou jantar após a praia.

Bungalow Bar

Eu amo esse bar e restaurante! Aberto durante todo o ano, ele fica pertinho da ponte Crossbay, com vistas para o lado oposto do mar – um ótimo spot para o pôr do sol.  Tem um deck ao ar livre, área interna e externa e um menu com frutos do mar e peixes – tudo é muito saboroso! Já estive lá umas três vezes e adoro!

Rockaway bazaar

Localizado na Beach 97, conta com barraquinhas de comida local, lojas pop-up e apresentações de música, além de outros eventos. Vale acompanhar o Instagram da iniciativa para conferir a programação.

Locals Surf Shop

É uma escola de surf, e eles oferecem aulas o ano todo, todos os dias! Tem opção de aulas individuais, aulas em grupo, pacotes e é para adultos e crianças! Saiba mais!

Rockaway Jet Ski

Empresa de aluguel de jet ski – tem tours em Rockaway no pôr do sol, em Coney Island e também nos cartões-postais de Nova York (Estátua e Skyline). Também oferecem a opção de alugar o jet ski e conduzir no “free style”, sem tour. Saiba mais detalhes no site.

Como chegar

  • De metrô – a linha A vai até Rockaway Beach e faz várias paradas. Saindo da estação do One World Trade Center, são cerca de 45 minutos até lá – e na estação Broad Channel tem que trocar para o S – Shuttle.
  • Além disso, o NYC Ferry também faz o trajeto pra lá e pode ser uma delicinha ir de ferry!
  • E tem mais: neste ano foi lançada uma rota nova e exclusiva de verão, que vai direto do Pier 11 até Rockaway Beach, sem paradas (somente aos fins de semana) E o melhor é que para essa linha específica você pode reservar seu spot com antecedência. Saiba mais!
  • Saiba mais sobre o NYC Ferry.

Dicas gerais

  • As praias em Nova York têm temporadas: tanto Rockaway como outras praias da cidade abrem no fim de semana do Memorial Day (fim de maio) e seguem funcionando até o fim de semana do Labor Day (início de setembro). 
  • Só é permitido nadar e banhar-se no mar durante período acima, das 10h às 18horas, que é o período que os salva-vidas estão trabalhando.  Algumas áreas são impróprias para banho – veja as bandeiras vermelhas. 
  • Não é permitido consumir bebidas alcoólicas na praia. 

Leave a Response