Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Um guia para explorar o Harlem!

Toda vez que eu falo sobre o Harlem – ou que vejo alguém comentando sobre o bairro – leio pelo menos um comentário do tipo: “mas não é perigoso?”. Esse tipo de mito a respeito de algumas regiões do bairro aumenta a fama ruim e te faz perder a chance de explorar uma região de Manhattan cheia de história, de cultura e de muita coisa para se fazer. Durante o tempo em que eu fazia inglês na Biblioteca Pública, minhas aulas eram na unidade do Harlem e eu passei um ano e meio indo pra lá, duas vezes por semana e nunca aconteceu nada comigo. Pessoalmente, não curto muito a região East Harlem – acho que a parte central e West é mais legal.

Se você é leitor antigo, deve se lembrar que o Harlem já apareceu em vários posts aqui no blog agora acho que já tenho conteúdo – e conhecimento – suficente para montar esse roteirinho com várias dicas do que fazer pela região. Obviamente, não é um guia definitivo – o Harlem tem muito mais a oferecer, mas acho que essas dicas já são ótimas para começar!

Restaurantes – obviamente, não poderia deixar de começar o post falando de comida! Esses não são todos os restaurantes do Harlem que já frequentei, mas são os que eu mais gostei. Nunca tive experiências negativas em restaurantes do bairro! Começo sugerindo um dos locais mais clássicos e famosos da região, o Red Rooster! É especializado em culinária do sul dos Estados Unidos – ou Soul Food. O ambiente é uma delícia – você pode escolher uma mesa dentro e aproveitar o clima badalado que o local ganha com o som de jazz ao vivo, ou sentar na parte de fora, se o clima permitir, e acompanhar o movimento da rua. Eu recomendaria fazer reserva para o brunch, num sábado ou domingo, com música ao vivo, é imperdível! O preço dos pratos principais varia de U$18 a U$37. Saiba mais clicando aqui.

Endereço: 310 Lenox Avenue.

Para quem curte uma boa carne, o Ricardo Steakhouse é uma boa pedida. O restaurante foi recomendado no Guia Michelin de 2016 e também no Zagat. É um restaurante bem famoso em Nova York, principalmente pela qualidade das carnes servidas, além do preço relativamente acessível para uma steak house em Nova York. A atmosfera do local é muito bacana, a decoração inclui paredes com tijolo à vista e um pátio coberto que é aberto o ano todo. Os pratos com carne custam a partir de U$26. Clique aqui e confira um post completo sobre o local.

Endereço: 2145 2nd Ave.

O Cantina é um dos mexicanos que eu mais amei na cidade! Tem um ambiente bem descolado e o menu é bem completo: tem aperitivos como guacamole, quesadilla e nachos, além de tradicionais pratos mexicanos como burritos e tacos, e os rice bowls, porções bem generosas que contam com arroz, milho, pimentão, cebola e alface, acompanhados de uma carne de sua escolha. Os preços também são ótimos: burritos a partir de U$12, bowls a partir de U$11 e tacos a partir de U$9. O menu de drinks também é super variado, com margaritas e outros coqueteis (a partir de u$10), além de vinhos e cervejas (a partir de U$5) e, claro, shots de tequila (a partir de U$6). Aos sábados e domingos, o Cantina tem brunch, das 11 às 15h e é pra lá de interessante: U$12,95 por pessoa + um prato a sua escolha (começam a partir de U$10) com drinks como Sangria, Mimosa e Margarita à vontade, por uma hora.  Clique aqui e confira um post completo sobre o local.

Endereços: 1838 7th Avenue /  329 Lenox Avenue.

Por fim, para quem curte um lanche rápido e quer uma opção nada convencional, a dica é o Harlem Shake! Tem duas filiais no bairro e a decoração é charmosa e com pegada vintage. O menu conta com opções de burgers, uma variedade de batata-frita além de sanduíches e pratos clássicos de brunch. Vale lembrar que também há opção de burger vegetariano! Os preços dos burgers variam de U$7 a U$8,50. E, claro, tem os milkshakes, bem famosos! Os sabores são variados: baunilha, chocolate, caramelo, pêssego… e o mais famoso: Red Velvet! O valor é ótimo: U$5 pelo pequeno e U$7 pelo regular. Clique aqui e confira um post completo sobre o local.

Endereços: 100 W. 124 Street / 2162 Second Avenue.

E para os amantes de doces, destaco duas opções de sobremesas. Uma é a Sugar Hill Creamery – Sugar Hill é o nome da uma região do Harlem – uma sorveteria local, que serve sorvetes caseiros, num ambiente aconchegante e super fofo. O de Salted Caramel tem pedaços de Brownie! A bola – super generosa – custa U$4 em média e o local também serve café e sanduíche de sorvete. Outra opção para matar aquele desejo de doce é a Levain Bakery, que oferece os cookies mais famosos da cidade. Sim, a Levain tem um endereço no Harlem – sem aquelas filas quilométricas do Upper West Side.

Endereços: Sugar Hill Creamery  – 184 Lenox Avenue / Levain Bakery – 2167 Frederick Douglass Blvd.

Que tal um pouco de história? O Apollo Theather é um teatro super antigo, clássico e importante na história da música do Harlem. Inaugurado em 1914, o teatro desempenhou um papel importante no surgimento do jazz, swing, bebop, R & B, gospel, blues e soul . Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan, Billie Holiday, Sammy Davis Jr., James Brown, Bill Cosby, Gladys Knight, Luther Vandross, D’Angelo, Lauryn Hill e muitos outros começaram a sua carreira para o estrelato no palco do Apolo. Hoje, o Apollo é um respeitado sem fins lucrativos, que apresenta shows, artes cênicas, educação e programas de divulgação comunitária.

O concurso Amateur Night – ou, noite dos calouros – começou em 1934 e acontece até hoje! É uma das experiências de entretenimento ao vivo mais populares de Nova York, atraindo artistas e público em todo o mundo. A competição clássica é conhecida por seu público notoriamente “difícil”, decidindo alegremente quem fica e quem sai. A Amateur Night rola todas as quartas e os ingressos custam a partir de U$16. Clique aqui e confira o calendário de eventos.

Também é possível explorar o Apollo Theather através de um tour pelo local. O público aprende mais sobre a história do teatro, além de ter acesso aos bastidores. O preço é de U$17 a U$19 por pessoa e é preciso agendar com antecedência. Mais detalhes aqui.

Endereço: 253 W 125th St – em frente ao teatro, há uma calçada da fama! 

O Harlem também é super famoso por conta das igrejas com corais gospel! Muita gente sonha em ter uma experiência como essa e o bairro tem muitas, mas muitas igrejas, com celebrações em horários variados. Se você quiser conferir de perto, vale clicar aqui e conferir o Guia de cultos gospel no Harlem, que eu publiquei aqui no blog. Lá tem todos os detalhes, horários e endereços.

O Harlem também é um ótimo local para compras! Um dos locais que eu mais gosto é o O East River Plaza, que nada mais do que um centro comercial que reúne algumas lojas de grandes redes americanas, famosas, principalmente, pela variedade de produtos e pelos preços acessíveis. A região é tranquila e o local é bem frequentado por famílias da região. Tem Target, Burlington, Marshalls, Costco, Old Navy… Clique aqui e confira um post completo.

Endereço517 E 117th St

Ainda sobre o assunto compras, vale lembrar que o Harlem conta também com uma Gap Factory Store – ou loja de fábrica da Gap – e também com uma Banana Republic Factory Store. A Gap é super popular entre os brasileiros e a Banana Republic é do mesmo grupo. Conta com roupas femininas e masculinas e é ideal para quem busca peças mais sofisticadas, sociais. O mais prático é que elas ficam uma em frente à outra – e lembre-se: uma Factory Store é uma loja com descontos bem especiais, tipo outlet. Para quem está querendo fazer enxoval, vale lembrar que a Carters tem uma loja no Harlem também!

Endereços: Gap – 264 W. 125 th Street / Banana Republic – 261 W 125th St  / Carters – 215 W 125th St. 

Por fim, uma dica nada óbvia de um lugar que acabei descobrindo por acaso – por conta de um outdoor! – numa das minhas últimas visitas ao Harlem! A Romantic Depot é uma rede de… sex shops! E essa unidade do Harlem é, provavelmente, o maior sex shop da cidade. Por lá, vocês vão encontrar de tudo: brinquedinhos, fantasias e até itens de decoração para festinhas. É, no mínimo, divertido!

Endereço: 3418 Broadway.

Bônus! Vou aproveitar e deixar a dica do Amigo Gringo sobre um bar de Jazz que também fica no Harlem e é super bem recomendado: o Paris Blues, que abriu em 1969. Apertem o play e confiram! Endereço: 163 W 121st St.

No mapa abaixo, vocês conferem as dicas do post! Além disso, caso queiram esticar o passeio, vale também explorar a região da Columbia University – e já escrevi post a respeito aqui no blog. 


Leave a Response