Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Guia de cultos gospel no Harlem, em Nova York

Aqueles cultos com corais iguais aos que a gente vê nos filmes americanos inspiram muita gente a procurar pela experiência aqui em Nova York. Aqui no blog, vocês vão encontrar um post sobre a The Brooklyn Tabernacle, uma das igrejas mais famosas da cidade, que fica no BrooklynPorém, o Harlem também é um bairro famoso por conta dessa tradição – e existem várias igrejas que proporcionam essa experiência. Pesquisei mais a respeito e vocês conferem a seguir uma lista de igrejas na região para acompanhar um culto gospel.

1st Corinthian Baptist Church – essa igreja, fundada em 1933, fica numa área enorme – um cinema antigo com uma arquitetura de tirar o fôlego. Sua congregação tem quase 7 mil membros, o ambiente é casual, e os sermões e as performances musicais são intensas – por causa de seu coral. As celebrações acontecem aos domingos em dois horários: 8h e 11h da manhã. Mais informações no site.

Endereço: 1912 Adam Clayton Powell Jr Blvd.

Canaan Baptist Church of Christ – as celebrações da Canaan Baptist são descritas como  “afrocêntricas”. Na experiência religiosa afro-americana, a música desempenha um papel muito importante no culto. O significado da música nessa igreja está enraizado na história da experiência dos escravos na América. Seus antepassados, os escravos, cantavam para mantê-los espiritualmente ligados ao Deus para o qual rezavam. A música era um meio de sobrevivência.  Todos os domingos, antes do início da adoração, a equipe de oração e louvor se junta para aquecer a congregação e levantar o público, que pode apreciar um dos corais que fazem parte da igreja, seja o o Canaan Mass Choir, o Male Chorus, o Sanctuary Choir, o Silver Strands, o Voices of Canaan (VOC), o Wyatt Tee Walker (WTW) Inspirational Chorus, o Young Adult Ministry (YAM) Choir ou o Church School Choir, acompanhados por músicos. As celebrações acontecem todos os domingos, às 10 da manhã.  Todo primeiro domingo do mês acontece a celebração de Primeira Comunhão e no último domingo do mês acontece o Batismo. Mais informações no site.

Endereço: 132 West 116th Street.

Bethel Gospel Assembly – sediada numa escola pública abandonada, as celebrações da Bethel incluem pregação, canto e dança, e podem ser uma experiência bem interessante. A Bethel atualmente atende aproximadamente 1.500 pessoas em suas celebrações semanais, que acontecem aos domingos, às 10h15. Mais informações no site.

Endereço: 2 E 120th St.

Greater Refuge Temple – as celebrações nessa igreja pentecostal incluem canto com um coral de 60 membros. É comum que as senhoras que fazem parte da igreja completem a experiência fazendo pandeiros de suas bolsas e dançando nos corredores. A alegria é contagiosa! As celebrações ocorrem aos domingos, às 11h e às 16h, e também às quartas, às 19h30. Mais informações no site.

Endereço: 2081 Adam Clayton Powell Junior Boulevard.

Abyssinian Baptist Church – uma das congregações negras mais antigas e mais significativas dos EUA, a Abyssinian certamente merece uma visita – sua arquitetura exterior e interior são magníficas! No entanto, geralmente é cheia de turistas, e suas celebrações tendem a ser mais reservadas no tom. A Abyssinian é o lar de vários corais e um ministério de dança. As celebrações acontecem todos os domingos, porém, turistas são bem-vindos apenas no horário das 10h (desde que não seja nenhuma das seguintes datas: Ano novo, segundo domingo de março, Paixão de cristo, Páscoa, Dia das Mães, segundo domingo de setembro, segundo domingo de outubro e Natal). Não é permitido tirar fotos, nem gravar vídeos. Veja todas as instruções aqui. Chegue meia hora antes!

Endereço: 132 Odell Clark Place.

Metropolitan Baptist Church – essa igreja conta com uma estrutura encantadora construída com uma mistura dos estilos de arquitetura romântica e gótica. Foi fundada em 1884 e as celebrações acontecem todos os domingos, às 11h.

Endereço: 151 W 128th St.

Dicas gerais:

  • Chegue com antecedência. Muitas filas acabam se formando nas igrejas e você pode não conseguir entrar se não houver mais espaço para sentar. Além disso, as celebrações mais cedo costumam ser menos lotadas. 
  • Fique atento ao dress code – lembre-se que estamos falando de igrejas. Não use roupas curtas (shorts, saias, vestidos), nem blusas decotadas, regatas, chinelos, etc. Não leve mochilas grandes, pois muitas igrejas não aceitam.  
  • Esses cultos não são performances nem atrações turísticas: são celebrações religiosas, ou seja, não converse, não faça barulho, não atrapalhe.
  • Telefones e câmeras não são permitidos.
  • Cada celebração dura de duas a três horas. Não é elegante sair antes da celebração terminar. 
  • É bacana deixar uma doação. 

Espero que tenham gostado do post!

DICA: Clique aqui e reserve um passeio guiado para o Harlem, com culto gospel


1 comentário

Leave a Response