Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

Sorvete em Nova York: Il Laboratorio del Gelato

Sorvete é uma coisa bem comum, clássica, trivial, certo? Eu não preciso de motivo para tomar sorvetes, nem que esteja calor. Já falei aqui que um dos meus sorvetes favoritos é o de Salted Caramel, da Talenti, que pode ser encontrado em qualquer supermercado ou farmácia. Além disso, Nova York tem opções variadas de sorveterias – além dos incontáveis carrinhos que invadem as ruas e parques durante o verão. Mas nenhuma sorveteria ganhou tão forte meu coração como a Il Laboratorio del Gelato.

O Il Laboratorio del Gelato serve cerca de 200 sabores em seu endereço no Lower East Side – e além dos sabores clássicos e tradicionais aos quais estamos acostumados, o local também conta com outros, super inusitados. Quer alguns exemplos? Azeite de oliva, batata doce, feijão vermelho, alecrim, manjericão, ricota, abacate, beterraba…Daí o nome “laboratorio”, pois os chefs de resturantes e empresas de eventos da cidade são convidados a trabalhar em conjunto para criar essas misturas exóticas. Isso porque o local fornece sorvete para uma infinidade de restaurantes da cidade, que usam o produto em suas sobremesas. Obviamente, a oferta de sabores varia conforme o dia e a época do ano, mas sempre há um mix variado de sorvetes e de sorbet (que não leva leite na composição, ideal para quem é vegano ou intolerante à lactose). Outra coisa super legal sobre o lugar é que eles dão preferência para ingredientes orgânicos e de origem local, vindo de fazendas do estado de Nova York, o que garante um sorvete sempre fresquinho!

O proprietário, Jon Snyder, começou sua paixão por sorvete ainda criança, na sorveteria de seus avó, em Westchester. Aos 19 anos, essa paixão ficou ainda mais forte, quando ele viajou para a Itália e voltou do país decidido a trazer para Nova York o método único italiano de fazer sorvete.

Eu estive no Il Laboratorio del Gelato a primeira vez ainda no inverno, a convite da Martha Sachser (que também fez as fotos deste post!). Na ocasião, experimentei o sorvete de ricota e o de chocolate. Muito importante salientar que eu não gosto de sorvete de chocolate – mas esse é o THE BEST! Parecia uma mousse, de tão cremoso! E o de ricota era super levinho. No último sábado, levei o Thiago para conhecer o local e elegi mais duas pedidas imperdíveis: Chá verde e Salted Caramel. O pote com duas bolas custa U$4,25. O Il Laboratorio del Gelato abre o ano todo – e acho que ninguém precisa arranjar desculpas para ir até lá. Fica ao lado do Katz Delicatessen, no bairro de Lower East Side, uma região super bacana da cidade! Confira todos os sabores aqui.

Endereço: 188 Ludlow St.


Leave a Response