Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Tour pelo estádio do Yankees em Nova York

Vocês lembram do post sobre jogos de baseball em Nova York, escrito pela Marta Bosse? A Marta é leitora do blog e torcedora do Yankee, um dos times de baseball aqui em Nova York. Em maio, ela esteve na Big Apple novamente e aproveitou a oportunidade não apenas para assistir a alguns jogos, mas também para fazer um tour pelo estádio do time.  Como esse é um passeio que interessa bastante gente, pedi para ela dividir um pouco da experiência dela para vocês!

“Bom, o que falar do tour no melhor estádio do mundo?! Incrível! Esse é o novo Yankee Stadium, inaugurado em 2009, ano de uma vitória da World Series – assim como o antigo estádio, inaugurado em 1923, também um ano de vitória. O estádio mais caro do mundo custou mais de 2 bilhões a uma das franquias esportivas mais importantes do mundo, sem patrocinadores, como ocorre com muitos estádios esportivos.  Fizemos o tour com dois espanhóis, um casal de americanos e mais dois brasileiros. Quem era fã do esporte? Só os brasileiros! Olha só o esporte crescendo no Brasil! Nosso guia, o Chris, contou logo de cara que cresceu no The Bronx e amando o Yankees. Ele narrou a história muitíssimo bem e com amor mesmo.

De cara nós fomos para o Yankee Museum, onde tem todo a história do time. Não é uma sala muito grande, mas cheia de história. Mesmo que você não seja fã do esporte, com certeza já ouviu em algum lugar de Babe Ruth, Lou Gehrig, Yogi Berra, Joe di Maggio, Mickey Mantle, Alex Rodriguez e Derek Jeter. Todos eles foram jogadores do Yankees! Lá tem toda a história do time e seus mais importantes personagens desde 1901, ano de sua fundação. Você vai visualizar os primcipais acontecimentos do time, uniformes, luvas e tacos usados pelos jogadores famosos, os troféus dos títulos (são  27 campeonatos, o maior campeão desse esporte). Os troféus antigos não ficavam com o time vencedor, mas nessa área pudemos ver os 7 novos troféus que, por coincidência, são os que foram conquistados desde que George Steinbrenner comprou o time. Lá que fica também a Ball Wall, que tem 870 bolas autografada por jogares e técnicos do passado e atuais também. Ela é um tributo ao 1º jogo perfeito (sem rebatidas ou corridas) do Yankees, arremessado por Don Larsen e com Yogi Berra como catcher.

Logo depois fomos ao famoso Monument Park, que é um tributo aos melhores jogadores da história do time. É lá que ficam os números aposentados, que com a recente adição do nº 2 Derek Jeter, são 22 no total. Esses números não podem mais ser utilizados pelos jogadores atuais. Todos têm uma placa no local falando da sua história e contribuição para o time, um lugar muito emocionante para os fãs, com certeza. No Monument Park, e também durante a visita ao museu também, nosso guia respondeu muitas perguntas gerais sobre o esporte que os companheiros do tour fizeram. Eles não conheciam muito sobre baseball e o Chris explicou tudo com muita atenção. Achei muito legal ver que, mesmo sem conhecer o esporte, essas pessoas estavam lá pra conhecer o estádio como ponto turístico mesmo.

Saindo do Monument Park,  passamos pelo 1 andar (são 3 no total) e aprendemos sobre a estrutura do estádio e os eventos que acontecem lá sem ser baseball. Na off-season, o estádio é a casa do time de futebol de NYC o NYCFC –  o nosso futebol ou, para eles, soccer. Quando o Papa João Paulo II esteve em Nova York em 1979, ele também celebrou uma missa no Yankee Stadium.

Passando pelas lojas de comida e do time nosso guia deu a melhor notícia: estávamos indo para o dugout! O dugout é como um banco de reservas no futebol – só que o baseball não tem exatamente reservas. É lá que todos os jogadores ficam esperando sua vez de entrar em campo. Nesse momento, eu quase saí correndo! Pisamos no campo e sentamos nos lugares onde os jogadores estão todas as noites. A visão é incrível! Os bancos são aquecidos, pois no inicio da temporada e no post season pode ser frio. Além dos bancos, os lugares onde ficam os capacetes e tacos também são quentinhos para que os jogadores tenham mais conforto. No dia que fizemos o tour, estava friozinho e ventava bastante, mas lá tava bem quentinho mesmo.

O  passeio acabou por lá. Saímos do tour direto pro Hard Rock Cafe – sim: dentro do estádio tem um Hard Rock Cafe”.

Conclusão? Recomendo muito, mesmo se você não entender baseball. É um ponto turístico, cheio de história, principalmente se você tiver curiosidade sobre o esporte, mas não quiser comprar um ingresso para um jogo. Excelente passeio! E mais uma vez, sério:  se você parar e resolver entender esse jogo, vai gostar! É muitooooo legal!

Nível de inglês: na opinião da Marta, vale fazer o tour mesmo sem entender muito a língua, pela oportunidade de conhecer os locais. Mas para compreender a história, tem que ter pelo menos um nível intermediário. Há tours em espanhol também – que ocorrem diariamente, às 13h.

Quanto custa e onde comprar? U$20 pelo site ou U$23 na bilheteria do estádio. NY Explorer Pass, NY CityPass e NY Pass também são aceitos

Quando ocorrem os tours? Todos os dias, das 11h às 13h40, com tours iniciando a cada 20min e duração de 1h20min, em média. Faça chuva, sol ou neve: há tours – mas eles ocorrem somente durante a temporada de jogos. Na dúvida, acesse o site e confira as datas disponíveis.

Endereço: 1 E 161st St, Bronx.

Quer saber mais sobre jogos de baseball em Nova York? Clique aqui e acesse o post escrito pela Marta!

Marta, amei, obrigada, novamente, pela colaboração! Espero que tenham gostado de conferir um pouco da experiência dela!


Leave a Response