Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

5 locais para comer barato perto do Washington Square Park

A região do Washington Square Park e da NYU – New York University – é uma delícia. Só o parque em si é super charmoso – e uma verdadeira delícia nos meses quentes. O local costuma ficar lotado de gente jogando, tocando música, conversando, curtindo e vendo a vida passar… Como essa área sempre acaba entrando no roteiro de quem viaja pra cá, convidei a minha amiga Juliana Goskes, que estuda na NYU e está sempre pela região, para dar umas dicas de locais bons e baratos para comer perto do parque!

“Muita gente passa todos os dias pelo Washington Square Park sem perceber — ou sem dar muita bola— que está no centro do campus central de NYU (ou da configuração mais próxima de “campus” que NYU tem). Então, quando a Laura pediu que eu escrevesse sobre lugares para comer na região, decidi que  focaria em opções que não estão muito na mira dos turistas mas que têm sido uma constante na minha vida de estudante por aqui. Por isso, vou deixar de lado cafés como Starbucks (inclusive a loja Reserve, que é uma linha mais bacana deles), Oren e Joe’s (todos devidamente aprovados, mas com diversas lojas pela cidade). Também não vou incluir nessa lista lugares ótimos e práticos como  SweetGreen e by Chloe (apesar de que nunca é demais dizer que as limonadas sazonais de lá sempre valem a pena) e outros igualmente práticos e de rede como Fresh&Co, Prêt-à-Manger, e Just Salad.

Uma informação importante aqui: espaço é um artigo de luxo em quase todos esses lugares. Especialmente em cafés perto do campus, alunos às vezes ocupam uma mesa com seu material de estudo e passam horas sentados—faz parte da cultura estudantil não só de NYU. E, claro: os lugares tendem a ficar um pouco mais vazios na época de férias escolares.

Oatmeals – Oatmeal é um tipo de preparo com aveia que parece um mingau consistente e pedaçudo, bem tradicional por aqui. E é isso que tem no Oatmeals: a partir da base preparada com leite ou com água, você pode montar a combinação que quiser ou pedir uma das combinações sugeridas pela casa. Fui levada por uma amiga de um curso de verão que queria almoçar lá; apesar de achar estranho, topei a experiência e agora também passo por lá não só no café da manhã, mas também no almoço! Tenho pedido com manteiga de amendoim, banana, e mel. Se você estiver se sentindo aventureiro, experimente uma das combinações salgadas da casa—super diferente do que o paladar brasileiro está acostumado, mas vale! Os preços começam em $4,25, existem três tamanhos de porção, e eles também oferecem bebidas quentes e frias, biscoitos e bolos.

Endereço: 120 W 3rd Street.

Third Rail Coffee – Por falar em café, esse é o meu favorito na região. É pequeno, apertadinho, não tem wifi nem banheiro e quase sempre está cheio—mas a janela enorme e o entra e sai de clientes conhecidos dos baristas dão pontos extras para o local. De manhã, é particularmente legal ver o entra-e-sai de clientes—alunos, professores, moradores da região e seus cachorrinhos em algumas ocasiões. Sei que muita gente tem preconceito com o café americano, então, se não quiser se cafeinar por aqui, mas ainda quiser passar pelo lugar, o chocolate quente ($3,25 o pequeno) é delicioso. O café oferece também doughnuts da Doughnut Plant ($3,50-$4,00) e scones da Ovenly ($3,75)—o de cassis e alecrim (currant-rosemary) é ótimo no café da manhã, e o de cheddar com mostarda cai super bem com chá gelado ($3,25).

Endereço: 240 Sullivan Street.

Mamoun’s – Mamoun’s é o tipo de lugar que você não dá nada: estreito, escuro, e curiosamente cheio na hora do almoço. Não que um lugar cheio perto de NYU na hora do almoço seja uma raridade, mas vale a pena ficar na fila (ou correr para fazer o pedido antes do rush) por um motivo: o melhor falafel da região, de longe! Aqui, todas as opções são servidas como sanduíche ou como prato (com o dobro de “recheio” do sanduíche, salada, e um pita – pão). Minha pedida favorita é o sanduíche de falafel ($3,50) com um extra de baba ganouj ($0,50) ou o prato com salada, pita e três ítens vegetarianos ($7,00; no da foto, tem baba ganouj, hummus e tabbouleh). Além das opções vegetarianas, a casa também têm opções com carne de carneiro ou de frango, mas não tem muita variedade de bebidas. São poucos lugares para sentar, todos em banquetas altas em um balcão. Eles já preparam os pedidos no esquema “para levar”; se o dia estiver bonito, pegue seu falafel evá sentar no Washington Square Park. Ah, pagamento apenas em dinheiro!

Endereço: 119 MacDougal Street.

Fay Da Bakery – Três palavras descrevem o motivo dessa bakery chinesa estar na minha lista: steamed pork bun. Esse bolinho assado de porco custa $1,25 e foi a minha primeira descoberta na região, no final do meu primeiro verão em Nova York. Tem outros sabores de bolinhos assados? Tem: vegetais, frango, porco com vegetais, sem contar salgados que lembram (lembram) nossos folhados e opções doces (o bolinho de limão é uma delícia!). Eu continuo voltando por causa do steam pork bun? Com certeza. Com dez dólares, dá para fazer uma festa e provar de tudo (ou pelo menos de muita coisa) um pouco. Não é um lugar acolhedor para comer: a loja só tem umas quatro cadeias e nenhuma mesa. Dá para fazer um lanchinho rápido (ou, se o tempo permitir, levar para o Washington Square Park). Como o Mamoun’s: pagamento apenas em dinheiro.

Endereço: 321 W 6th Avenue.

Soho Tiffin Junction – Ficou com vontade de uma comida quente? A proposta do Soho Tiffin Junction é oferecer comida indiana a preços baixos em um estilo fast-food parecido com o visto no Chipotle: você escolhe a base, a proteína/acompanhamento principal, toppings e molhos. A minha base favorita é arroz (e uma opção de grãos), mas você também pode pedir com salada, quinoa, ou “arroz” de couve-flor. Adoro comida vegetariana indiana e geralmente peço kale e couve-flor em um molho em leite de coco com curry e o saag paneer (um tipo de queijo indiano cozido com molho de espinafre). Os toppings—como molhos e salada—são ilimitados. No dia da foto, estavam dando um samosa (esse bolinho frito). O preço dos bowls são determinados pela proteína ou vegetais que você escolhe, e são duas opções de tamanho. O petite começa em $6,89, e o regular (em que você pode combinar duas opções de proteína) começa em $9,64. Curiosamente, ele oferecem Coca-Cola mexicana aqui—adoçada com açúcar de cana, em vez de xarope de milho com alto teor de frutose (como a Coca produzida nos EUA).

Endereço: 42 E 8th Street.

Gostaram das dicas? Ju, muito obrigada por compartilhar essas infos preciosas conosco!


Leave a Response