Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

NYC Ferry – um novo jeito de se locomover em Nova York

Já falei algumas vezes aqui e preciso repetir, sempre que tenho uma novidade bacana de Nova York para contar pra vocês: não canso de me surpreender com essa cidade, com o poder de renovação e como sempre tem algo novo por aqui. Também já falei várias vezes aqui sobre como eu amo o transporte público. O sistema de metrô é fantástico e transporta as pessoas para praticamente todos os locais da cidade. Se você somar isso ao sistema de ônibus, vai descobrir que praticamente não há lugar nessa cidade onde não seja possível chegar de transporte público. E há duas semanas, os novaiorquinos foram surpreendidos com mais uma novidade nesse quesito: o anúncio do lançamento do NYC Ferry, sistema de transporte de barco, que vai ligar várias regiões da cidade.

Se pararmos para analisar, demorou, né? Nova York é uma cidade banhada por rios e também pelo mar, mas até então todo esse potencial só era explorado por passeios turísticos e pelo Staten Island Ferry (com rota única entre Staten Island e Manhattan) e pelo East River, com poucas rotas pelo lado leste da cidade. Agora, o NYC Ferry vai ligar vários bairros da cidade e ampliar a gama de opções de transporte público. Para algumas rotas, será muito mais prático – e até prazeroso – usar o NYC Ferry do que o metrô.

Como vai funcionar?

Assim como o metrô, o NYC Ferry tem linhas, que fazerm rotas distintas. São 6 linhas: RW (Rockaway), AST (Astoria), SB (South Brooklyn), LES (Lower East Side), SV (Soundview) e ER (East River).

  • RW (Rockaway) – liga Manhattan a Rockaway Beach, com 3 pontos: Rockaway, Sunset Park e Wall St/Pier 11.
  • AS (Astoria) – liga Astoria, no Queens, até Manhattan, no Pier 11, com com 5 pontos: Astoria, Roosevelt Island, Long Island City, East 34th Street e Wall St/Pier 11.
  • SB (South Brooklyn) – liga o Brooklyn (e diversas áreas) a Manhattan, com 7 pontos: Bay Ridge, Sunset Park, Red Hook, Governors Island (apenas durante o verão), Brooklyn Bridge Park / Atlantic Avenue, Dumbo e Wall St/Pier 11.
  • LES (Lower East Side) – liga Long Island City e Manhattan, com 5 pontos: Long Island City, East 34th St, Stuyvesant Town, Corlears Hook e Wall St/Pier 11.
  • SV (Soundview) – liga o The Bronx a Manhattan, com 4 paradas: Soundview, East 90th Street, East 62th Street e Wall St/Pier 11.
  • ER (East River) – liga Manhattan e a região do Brooklyn no East River, com 8 paradas: East 34th Street, Hunter Point South, Greenpoint, North Williamsburg, South Williamsburg, Dumbo, Governors Island (apenas durante o verão) e Wall St/Pier 11.

Lá no site do NYC Ferry você consegue conferir os horários de cada linha.

Tickets e estrutura

Uma das coisas mais legais a respeito do NYC Ferry é o preço: U$2,75 por trecho (não é ida e volta), o mesmo valor do metrô (mas atenção, o NYC Ferry não aceita o Metrocard, é um sistema diferente!). Acho que é um preço bem acessível se considerarmos a conveniência. E dá para fazer uma “baldeação” de linhas sem pagar nada dentro do período de 90 minutos a partir do início da sua viagem. Crianças de até 1m10cm acompanhadas de adulto não pagam. Você pode comprar os tickets nas máquinas disponíveis em cada ponto ou com um dos agentes. Mas a maneira mais prática é comprando pelo app NYC Ferry. Basta fazer o download do aplicativo e efetuar a compra por lá. Aliás, vale salientar que o app também tem os horários de todas as linhas.

Cada ferry tem capacidade para 149 pessoas e eles são acessíveis para cadeira de rodas. Quem quiser trazer uma bicicleta a bordo paga uma taxa extra de U$1.


2 Comentários

  1. Acho incrível a criatividade na utilização de todos os recursos para facilitar a vida dos cidadãos …vc tem razão Laura…NY não para de surpreender

  2. A linha ER já está operando? Ontem mesmo eu tava lendo sobre este Ferry…
    Tô elaborando o meu roteiro e no dia que eu for ao Brooklyn (atravessando a pé a Ponte, no sentido Manhatan-Brooklyn) pretendo pegar este Ferry para ir até Williamsburg. E depois pegá-lo para descer na East 34 St e dar um pulo no Empire States. Vc acha viável ???

Leave a Response