Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

Dois restaurantes brasileiros em Nova York que eu adoro!

Em uma viagem, eu sou a favor de experimentar tudo de diferente em termos de comida. Afinal, o habitual você come em casa, certo? Quando falamos em Nova York, as opções se multiplicam, porque além dos excelentes restaurantes de comida americana (e aqui leia-se não apenas burgers, mas também outras iguarias, como a culinária tradicional do sudeste do país, conhecida como Soul Food), há restaurantes de todas as culinárias do mundo. E aí, se você focar apenas em fast food estará perdendo a oportunidade da sua vida de comer em lugares incríveis – e que não, não são tão caros como você imagina. É por isso que eu meio que torço o nariz quando alguém quer comer comida brasileira em Nova York, durante a viagem. Não me entendam mal: amo nossa culinária, acho que é uma das mais incríveis do mundo, mas se você tem a oportunidade de comer comida brasileira durante mais de 300 dias por ano, porque comer comida brasileira ao viajar para o exterior? Enfim, deixamos as polêmicas de lado, afinal, é apenas a minha opinião, e quem sou eu para definir o almoço e jantar dos outros, né? Mas tá, vamos supor que você está sentindo falta da comida brasileira, que não está a fim de comer nada diferente, ou você mora aqui como eu e morre de saudades de alguns pratos, ou quer levar um gringo amigo para conhecer a nossa culinária, enfim – motivos não faltam, certo? Hoje vou falar sobre dois restaurantes brasileiros aqui em Nova York que eu adoro!

Emporium Brasil – esse restaurante fica localizado em uma região conhecida como Little Brazil, que conta com alguns outros restaurantes brasileiros e até mesmo um mercado, o Búzios. Hoje, acredito que a maior concentração de restaurantes e lojas/mercados brasileiros seja em Astoria, no Queens, mas Little Brazil tem a vantagem de estar bem no coração de Manhattan, um local de fácil acesso. O Emporium Brasil já lembra muito os nossos restaurantes pelo tamanho – é enorme. Penso nele sempre como aquele restaurante para um típico almoço de fim de semana, com a família toda – já que a estrutura deles permite. A comida? Mais tradicional impossível! O menu é super completo: tem opções com peixes e frutos do mar – como camarão na moranga e moqueca – carnes – como picanha e churrasco gaúcho – e frango – como estrogonofe e frango à milanesa. Claro que ainda há a tradicional feijoada e também salgadinhos clássicos para entrada. Os preços variam de U$16 a U$36, dependendo da sua escolha de prato principal. Vale lembrar que as sobremesas também são maravilhosas – não posso nem pensar no pudim… Veja o menu completo aqui.

Endereço: 15 W 46th St – aberto para almoço e jantar.

Berimbau – eu adoro o Berimbau porque ele tem uma vibe mais descolada – primeiro, porque ele fica localizado no Greenwich Village, um dos bairros mais legais de Nova York. O restaurante é pequeno, mas muito aconchegante e eu sinto que é um lugar que eu posso ir a qualquer hora para comer uma comida brasileira bem gostosa, sabem? É porque, geralmente, pelo menos pra gente, é sempre uma super ocasião ir a um restaurante brasileiro – mas o Berimbau, não sei, é diferente pra mim. O menu é mais enxuto – e a pedida aqui é o estrogonoffe (ai, salivo só de pensar) e também sei que a feijoada é ótima. Além disso, eles contam com um preço especial para almoço – tem pratos por U$10,95. Veja o menu completo aqui.

Endereço: 43 Carmine Street – aberto para almoço e jantar.


Leave a Response