Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

4 dicas para a Estátua da Liberdade gastando quase nada

A Estátua da Liberdade é um dos cartões postais mais famosos de Nova York e também do mundo. É aquele tipo de monumento que quase todo mundo quer visitar na primeira vez na cidade – como a Torre Eiffel em Paris e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. Da primeira vez que eu estive aqui, a passeio, lembro o quão encantada fiquei quando avistei a Lady Liberty, muito de longe, da janela de um apartamento em Jersey City. Primeiro pensamento: “é, estou em Nova York”. Até hoje, sempre que a vejo, meu coração bate mais forte, confesso. Se você está vindo para Nova York e deseja visitar a Estátua, existem algumas opções. Cheque meu post sobre o tema: Estátua da Liberdade – quatro maneiras de apreciar o monumento icônico em Nova York.

Mas, lembrando que cada viajante tem seu gosto, preferência e orçamento, vamos supor que você não esteja a fim de ir até a Liberty Island, ou porque você não faz questão de ver a Estátua tão de perto, ou porque você não liga tanto assim, ou até mesmo porque já não é sua primeira vez na cidade… Há algumas maneiras de você ver a Estátua da Liberdade sem gastar um dólar ou gastando bem pouco. Vale lembrar que essas opções não te proporcionam uma visão tão próxima quanto às opções pagas, mas eu garanto que todas elas rendem passeios sensacionais.

Staten Island Ferry – a opção número 1 para quem quer ver a Estátua da Liberdade a uma distância ok, sem gastar um centavo e sem muita complicação. O Staten Island Ferry é uma embarcação de grande porte que faz o trajeto entre Manhattan e Staten Island. Durante sua rota de ida e volta, o Ferry passa em frente à Estátua da Liberdade. Obviamente, a distância não é a mesma dos passeios em barcos pagos, mas eu diria que é uma vista bem satisfatória sim, como vocês podem perceber pelas fotos. Talvez você não consiga aquela foto clássica com a Estátua pertinho de você, mas eu garanto que vale a pena sim. Além disso, não podemos esquecer da vista incrível para o skyline de Manhattan. Do Ferry, ainda dá pra avistar a Brooklyn Bridge, New Jersey e a Governor’s Island.  O Staten Island Ferry funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Das 6 às 9h30 da manhã e das 15h30 às 20h, há barcos a cada 15 ou 20 minutos. Nos outros horários, a frequência é de 30 minutos. Para conferir a tabela completa, basta clicar aqui.  O terminal do Staten Island Ferry em Manhattan fica na 4 Whitehall St, acesso pelas linhas 1, 4, 5, J, Z e R. Ele fica localizado bem ao lado do Battery Park.

Confira mais detalhes deste passeio aqui, com fotos e vídeo.

Governors Island – a Governors Island é ilha que serviu como base militar por quase 200 anos e fica a cerca de 800 metros de Manhattan. Ela fica aberta ao público durante uma temporada, que começa em maio e vai até o fim de setembro. Motivos para você incluir essa ilha no roteiro não faltam, como espaço verde abundante, atividades ao ar livre e uma vista privilegiada e maravilhosa – inclusive para a Estátua da Liberdade. A melhor vista fica na parte sul da ilha, chamada de The Hills. A área conta com morros artificiais de até 20 metros de altura, que proporcionam uma visão de 360 graus. Um dos morros tem o que podemos chamar de mirante, com uma vista de frente para o Rio Hudson e a Estátua da Liberdade, além, é claro, da vista para o skyline de Manhattan, com o One World Trade Center e os outros prédios imponentes. É lindo demais! O acesso à ilha é feito por um Ferry diariamente durante a temporada e o ticket (ida e volta) custa apenas U$3! Aos sábados e domingos, o Ferry é grátis até 11h30. O ferry sai do Battery Maritime Building (10 South St), ao lado da estação do Staten Island Ferry.

Confira mais detalhes deste passeio aqui, com fotos e vídeo. 

Confira mais detalhes da área The Hills aqui.

Ikea Express / Red Hook – a Ikea conta com um serviço de Ferry, operado pela NY Waterway. Ele parte do sul de Manhattan e segue até a Ikea, que fica no bairro de Red Hook, no Brooklyn, e proporciona um passeio bem bacana. O tempo de viagem (ida e volta, já que você não precisa descer do barco) é de 30 a 40 minutos e o trajeto proporciona uma vista linda para o skyline de Manhattan e Brooklyn Bridge – e, claro, dá pra ver a Estátua da Liberdade. Aliás, sugiro muito descer em Red Hook e explorar a região. Esse ferry para a Ikea parte do Pier 11, Wall Street. O ticket custa U$5. E aos fins de semana (sábados e domingos), esse trajeto é gratuito.

Confira mais detalhes.

Confira mais posts sobre Red Hook aqui.

Liberty State Park – Localizado em Jersey City, esse parque tem uma área verde enorme, com espaço para atividades como caminhada, corrida e ciclismo, além de piquenique e churrasco. Mas o grande destaque do local fica por conta da sua localização privilegiada, às margens do Hudson River. A vista para o rio e para a ilha de Manhattan é sensacional! Já estive em vários pontos com vista para Manhattan, mas este parque, é, sem dúvidas, um dos melhores lugares para ver o skyline de Nova York. Além disso, o parque ainda proporciona vista para a Ellis Island e nossa querida Estátua da Liberdade, de costas. O Liberty Landing Ferry faz o trajeto de Manhattan até o parque em 12 minutos e sai do World Financial Center Terminal (199 Vessey Street), em Downtown, ao lado do Brookfield Place, bem pertinho do One World Trade Center. O ticket custa U$7 (preço por trecho; ida e volta dá U$14!) e a cobrança é feita dentro do Ferry – ou seja, não é preciso comprar ticket antes. Os barcos saem a cada meia hora.

Confira mais detalhes sobre esse passeio aqui.

Confira um vídeo sobre esse passeio aqui.


4 Comentários

  1. oie, Laura. Tudo bem? acompanho seu blog e obrigada pro compartilhar tantas informações com a gente; Vc poderia indicar o melhor horário para pegar o ferry boat de graça? com menor fluxo de pessoas? tinha programado o passeio para bem cedo no primeiro horario. o q acha?

  2. Olá Laura, parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber se compensa comprar ingressos p/ as principais atrações como Lady Liberty, Top of the Rock, etc, pela internet aqui do Brasil e qual site você indica.
    Grata!

Leave a Response