Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
comprasModa

Moda: as peças favoritas das nova-iorquinas

Tudo bem que estilo é algo muito pessoal e a gente não pode colocar todo mundo no mesmo cesto na hora de fazer uma classificação, certo? Mas, temos que admitir que há certas peculiaridades, detalhes, peças ou estampas que são mais predominantes em uma região, cidade ou país. Isso acontece por vários fatores, desde o estilo de vida da cidade até mesmo o clima predominante. No Brasil e na América Latina as estampas alegres e cores quentes fazem sucesso, mas certamente enxergaremos diferenças regionais. Há quem concorde que a Farm tem o DNA da carioca – e também sabemos que vai ser mais fácil alguém de Santa Catarina seguir a tendência da bota over the knee do que alguém em Recife.

Mas e em Nova York? Eu costumo dizer que a Big Apple é uma cidade muito livre – aqui é o lugar para você ousar, para vestir o que quiser sem ser julgado, para pintar o cabelo de azul, para usar aquele sapato diferentão. Porém, dá para dizer que, no quesito estilo, também há certas características. Quando eu estudei pesquisa de tendências no FIT, aprendi bastante a respeito. Mas, o exercício de observar também ajuda. Eu já estive três vezes em San Francisco, na California, e, depois de algumas andanças, você percebe que o estilo da californiana é diferente do da novaiorquina. Sabe qual o detalhe mais importante no estilo de quem mora aqui? A predominância do preto. Você pode observar: muita gente aqui usa preto (predominantemente no inverno, mas também no verão). E também há peças que são essenciais, básicas, e acabam aparecendo nas produções de muita gente. No post de hoje, eu apresento algumas delas e, confesso: da lista abaixo, eu só não tenho o meu par de galocha ainda! Como referência, pesquisei bastante em sites de moda e também usei a minha própria análise nas ruas da cidade.

Jeans skinny – um clássico, certo? O jeans de modelagem justinha da cintura até o tornozelo fica lindo com tudo: tanto com um cropped, com uma camisa solta, com uma t-shirt ou até mesmo embaixo do trench coat. Eu costumo dizer que um jeans que veste bem é um jeans pra vida – não importa o quanto custe. Rebecca Dark Wash Denim Skinny Jeans, Tobi.

T-shirt branca – aprendi com uma amiga que “toda fashionista que se preze tem que ter três t-shirts no armário: uma branca, uma preta e uma cinza”. De fato, essas cores são muito clássicas e versáteis, combinam com tudo. A branca, em especial, é ideal para o verão. Quer coisa mais prática do que camiseta branca e shorts jeans? A gente vê muito pelas ruas de Nova York. Break of Dawn White Tee, Tobi.

Galocha – o estilo das nova-iorquinas é muito prático. A maioria das pessoas anda de metrô pra lá e pra cá e é preciso lidar com nevascas e chuvas. Nessas horas, não tem calçado mais prático que a galocha. Evita escorregar e cair um tombo e permite que você consiga manter o ritmo – acelerado – da caminhada sem se preocupar em molhar os pés caso pise em uma poça. Galocha Tommy Hilfiger.

Ankle Boot – é aquela botinha curinga, que combina com tudo: shorts, vestido, calça e saia. Aqui em Nova York, todo mundo usa à beça, seja numa versão sem salto ou com um pequeno salto. O que eu mais vejo é combinada com a calça de couro e a jaqueta de couro, num look total black. E ela não fica restrita ao inverno – há quem use a botinha no verão, nos dias mais frescos. Bota Mafalda, Aldo.

Tênis branco – virou meu item favorito no último verão. Sim, no verão – e se você estiver por aqui na época vai ver muita gente usando. Tinha dias que eu preferia sair de tênis do que sair de sandália. O tênis branco ganhou status fashion e eu confesso que sempre imagino como uma roupa nova vai casar com o meu par de tênis. Tênis Bertie, Steve Madden.

Calça de couro – uma das maneiras mais fáceis de atualizar o look de inverno é usando uma calça de couro – e sim, pode ser fake. As novaiorquinas sempre usam, seja com um super casaco, seja com jaqueta, combinando com tênis ou bota. Calça H&M U$19,99.

Jeans destroyed – acho que esse é o jeans favorito aqui, ganhando até da modelagem skinny. É incrível como as meninas adoram os jeans rasgados – inclusive no inverno. Sempre tem alguém usando! Confesso que às vezes fico até sem entender como conseguem aguentar o frio com uma calça assim, mas gosto é gosto. Acho essas calças lindas, mas só consigo usar na meia-estação ou verão. Uma maneira de atualizar o look é usar com meia arrastão por baixo, já viram? Super Low Jegging, American Eagle Outfitters, U$59,95.

Jaqueta de couro – outro item clássico dos clássicos, nunca sai de moda – e predomina nos looks de inverno das novaiorquinas. Dá pra usar com a t-shirt branca ou com outras blusas mais quentes. Como mencionei antes, o look total black e total couro é bem comum por aqui. Elida Moto Jacket, Tobi, U$110.

Trench coat – tem casaco mais charmoso que o trench coat? Sou suspeita, porque eu amo, mas a peça também é constante nos looks aqui. Apesar do povo amar preto, essa cor nude/bege é bem queridinha. É peça atemporal e que dá pra usar muito durante o outono aqui e também no inverno, se o termômetro não estiver marcando temperaturas negativas. Abroad Trench Coat, Madewell.

Casaco de inverno – quando eu mudei para Nova York, eu vim com uns dois ou três casacos de lã batida. Depois, comprei mais um ou dois. Insistia naquela ideia de ficar bonita por baixo do casaco e também por fora. Depois de um tempo, você aprende que não dá pra seguir essa linha… no último inverno, investi em um casaco bem pesado, desses que não são nada glamourosos, mas que te protegem do frio e do vento como nada. E ele vira o seu mascote: você não quer saber de passar frio, então, passa boa parte do inverno ignorando os outros casacos do seu closet. E isso significa investimento. Paguei U$100 pelo meu casaco – mas sei que um de uma marca como a Canada Goose ou a The North Face são investimentos pra vida. Trilium Parka, Canada Goose.

Jaqueta jeans – é a peça perfeita para os dias amenos, em que a gente sente aquela brisa no fim da tarde. Combina com tudo, dá um ar casual e despojado e nunca sai de moda. Denim Fraya Bones Jacket, Tobi

Tudo te pareceu meio básico? Veja os looks acima, clicados em Nova York…. você acha que essas produções não são estilosas? A nova-iorquina sempre acrescenta o seu toque pessoal – e o charme acaba ficando por conta dos acessórios. Deu para perceber que as peças são clássicas, neutras e fáceis de serem combinadas entre si, né? Refletem bem o estilo da cidade, que exige praticidade no dia a dia, para lidar com a correria, com as temperaturas extremas, com a andança de transporte público e as longas caminhadas…

PS: A Tobi, citada no post, só tem loja virtual, ok? 


4 Comentários

  1. Oi Laura!!!! Meu marido pediu pra você fazer um postes deste dedicado aos homens!! hahah
    As marcas masculinas em alta por ai.
    Beijos!!!

  2. Ei, Laura, tudo bem? Amei as dicas!!
    Gostaria de saber se a marca Tobi é encontrada em alguma loja em NY, ou só pela internet mesmo. Entrei no site, mas não achei o endereço de nenhuma loja.
    Beijo!

Leave a Response