Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Basquete em Nova York: ingressos, calendário e mais dicas!

Se no Brasil o futebol é bastante popular, aqui nos EUA esportes como basquete, baseball e futebol americano são as modalidades que fazem o pessoal aqui vibrar. Uma das perguntas que as pessoas mais me fazem, tanto por mensagens ou lá no grupo do Facebook, é sobre os ingressos para essas competições. Confesso: não sou exemplo de pessoa que acompanho assiduamente esses jogos, mas sei que é uma experiência bem bacana poder ver tudo isso de perto! Por isso, teremos posts para falar sobre cada um desses esportes. Vamos começar com basquete! Pedi a ajuda a alguns leitores e o Saulo Montenegro (marido da leitora Sabrina Fernandes) e o Guilherme Medon colaboraram respondendo às principais dúvidas. Abaixo, você confere um guia completo com dicas relacionadas à temporada.

Calendário – a temporada da NBA é dividida em três etapas, pré-temporada, temporada regular e playoffs. A primeira é onde os times começam a preparação para o campeonato. Geralmente as grandes estrelas de cada time não jogam muito nessa fase e ela tem início em outubro. Em 2016, começou logo no dia 01, e dura 3 semanas. Depois, eles folgam 1 semana e começa a temporada regular, onde cada time disputará 82 jogos cada, aleatórios, contra times das conferências leste e oeste, em casa e fora de casa.  Essa etapa do campeonato vai do final de outubro até metade de maio. E finalmente temos os playoffs, que é o “mata-mata”: nele, só jogam as 8 melhores equipes de cada conferência (leste e oeste) em jogos melhor de 7, onde o primeiro colocado enfrenta o oitavo, segundo contra sétimo e assim por diante. Essa fase começa na segunda quinzena de maio e vai até metade de Junho. Ou seja, o campeonato inteiro, contando pré-temporada (que não chega a ser considerado parte do campeonato), dura 8 meses. Durante a temporada regular, há jogos praticamente todos os dias.

Os times de Nova York –  uma das franquias mais respeitadas da liga é o New York Knicks, mas que ultimamente não vem nem participando dos playoffs, mas é um time de tradição. E tem o Brooklyn Nets, que é um time novo, o Brooklyn comprou a franquia Nets, que era de New Jersey antes. A NBA é uma liga muito democrática, onde o time campeão hoje, pode ter uma má campanha no ano seguinte. E para saber se há jogo do NY Knicks ou do Brooklyn Nets, você pode checar o site da NBA que mostra todos os jogos de todos os dias, o calendário da temporada regular já fica todo disponível.

Os estádios de Nova York – muita gente só lembra do Madison Square Garden – onde o New York Knicks joga – e é considerado o estádio mais importante, a meca do basquete. Mas vale lembrar o Barclays Center, onde o Brooklyn Nets joga – 620 Atlantic Ave. Um dos donos desse estádio é o Jay Z, marido da Beyoncé. Tem uma estrutura fantástica (e acesso super fácil de metrô).

Preço – quem determina os valores de cada ingresso, é a própria franquia, então ele varia de acordo com o time, com o dia e com o adversário. Se o jogo for contra um adversário cheio de estrelas, o ingresso é mais caro, se for contra um time fraco, o ingresso é mais barato. Além disso, existem as alas e os anéis superiores. A variação é grande. Para o New York Knicks dá para conseguir um ingresso por U$50  (sem taxas e impostos) nos dias menos concorridos, dependendo do canal de venda. Os jogos do Brooklyn Nets têm ingressos bem mais em conta e, dependendo da situação do time e os jogos, pode-se conseguir por até U$15 (sem as taxas e impostos). Caso os times joguem com o time de alta popularidade ou estiverem em uma situação boa na tabela, os ingressos custam mais de U$100. Nos playoffs (eliminatórias) os ingressos podem passar de U$100.

Quando comprar os ingressos – se a intenção é contar com um orçamento planejado, é melhor comprar os ingressos assim que fechar a viagem. Lembre-se que caso o time esteja bem na disputa não é recomendado comprar de última hora, devido ao preço, e sim com antecipação. Porém, caso o time esteja mal, muita gente coloca o ingresso para revenda e então pode ser que em cima da hora seja o ideal.

Onde comprar – o único site oficial para comprar ingressos é o TicketMaster – tanto que, ao entrar no site de cada time pra compra, você será redirecionado.  Você consegue comprar o ingresso normal ou de revenda (pessoas que compraram e não podem ir e colocam o ingresso à venda).  Você terá as opções de retirada na bilheteria ou impressão em casa, ambos sem custo adicional.

Você também vai encontrar ingressos no Stubhub e também na loja do blog, clicando aqui (em reais, sem IOF e com parcelamento). 

Outro site para compras é o Superingressos – que inclusive é em português. Clique aqui para ver os jogos do New York Knicks e comprar seus ingressos e aqui para ver sobre os jogos do Brooklyn Nets e comprar seus ingressos. 

Como escolher o lugar – as laterais são melhores que as pontas e, obviamente, quanto mais próximo da quadra, melhor. O anel intermediário, é um bom lugar pra se assistir e tem um bom custo-benefício.

Segurança –  a segurança nos estádios é muito grande: existem várias entradas e várias saídas, tanto do ginásio, quanto das lojas e restaurantes para a quadra. Essas saídas são divididas por letras e números e são incrivelmente fáceis de se localizar. Mas além disso, em cada uma dessas entradas e saídas, tem pelo menos uma pessoa pra te instruir ou te bloquear, se você estiver no lugar errado. Claro que rola um pequeno tumulto na saída do jogo, mas no geral tudo é muito rápido e organizado. O que congestiona são os carros no final, mas mesmo assim, é bem rápido pra fluir tudo outra vez. Lembre-se de chegar um pouco antes, devido à questão do raio-X.

Para completar a experiência – a NBA tem uma loja na Quinta Avenida aqui em Nova York. São três andares com produtos oficiais – como camisetas, canecas e miniaturas. A loja é incrível mesmo e vale visitar mesmo que você não vá comprar nada. Endereço: 545 5th Ave.

A opinião de quem já foi 

“Os jogos duram aproximadamente 1 hora e mai de jogo e você não percebe o tempo passar, na verdade.  Você não quer que o tempo acabe. Eles conseguem te deixar entretido a todo momento, seja com a Kiss cam, o telão mostrando os torcedores dançando, as promoções, homenagens… São muitos detalhes, muitos mesmo, eu até recomendo chegar com pelo menos 1 hora de antecedência para poder conhecer o ginásio, a história, passar nas lojas, ver o aquecimento dos jogadores, os bastidores. O basquete acaba se tornando um detalhe, pois eles sabemfazer entretenimento muito bem. Eu sou apaixonado por basquete, mas tenho minha namorada que não dá a mínima e agora, ela quer sempre voltar e ver os jogos. Vale MUITO a pena! E a experiência mais legal que tive  foi num jogo entre Orlando Magic e Oklahoma City Thunder. Estávamos eu, minha namorada e meu irmão, sentamos numa fileira relativamente longe da quadra, mas que nos permitia assistir tudo tranquilamente. O time de Oklahoma tinha dois jogares que estão entre os melhores da liga, Kevin Durant (que hoje joga no Warriors) e Russel Westbrook, e o time de Orlando não estava tão forte assim, mas o jogo acabou indo para duas prorrogações, com direito a bola de três do meio da quadra a poucos segundos do fim para empatar o jogo. Quem acompanha basquete sabe que esse é um lance que não se vê com frequência, rs.”  Guilherme

“Não tenho dúvidas de que recomendo. Knicks é bem tradicional, você vê o comportamento dos New Yorkers, hino no início… O pessoal transforma a quadra em uma TV gigante refletindo os jogadores no início do jogo. Mas sempre acontece muita interatividade com a torcida, tem cheerleaders e normalmente uma competição durante os intervalos. Obviamente a participação da torcida depende do andamento do jogo. Se der sorte ou mesmo pegar um time mais fraco pode ser melhor para ver o time vencer”. Knicks é sempre bom. Fomos num jogo em que eles estavam perdendo e começou a virar e então o ginásio incendiou e todos estavam em pé. No mesmo jogo, eles jogaram aquelas camisas em canhões e então pegamos uma. Uma vez também fui a um jogo do Nets nos playoffs e foi uma experiência única, pois tem várias interatividades com a torcida o tempo todo. Fogos dentro do ginásio, etc.” Saulo

Obrigada Saulo e Guilherme pela ajuda! Espero que o post ajude quem está planejando ver um jogo de basquete em Nova York!


13 Comentários

  1. Oi!! Eu e meu namorado estaremos em agosto em NY e gostariamos de assistir um jogo mas não encontramos se haverá no período que estaremos lá. Você sabe nos informar se terá algum?

  2. Oi Laura, estou indo para NY 26/09 e fico até 07/10… vi sobre a pré-temporada dia 03/10 no Madison Square porém só encontrei ingressos no ticketnetwork, diz que é site de revenda e tal semelhante aos que você mencionou no post, será que é confiável? se eu deixar para ir direto na bilheteria do Madison quando eu chegar em NY é ariscado não conseguir ingressos?
    Obrigada pela ajuda!

    1. Estou seguindo várias dicas do seu blog, muito obrigada por tudo! Amando programar esta viagem com sua ajuda! bjos guriaaa!!!

  3. Oi Laura! To tentando comprar pelo ticketmaster mas simplesmente nao finaliza! Seleciono que é para other countries, coloco tudo certo e depois da erro! Ja tentei diversos cartões e nada… to achando que é o site. Voce indica o Stubhub? Queria uma outra opção segura. Beijinhos!

  4. Oi Laura, vou final de abril e fico até 8 de maio e nessa época olhei e não tem jogos disponíveis p comprar. Vi que tem o de basquete feminino. Já ouviu falar se é bom também? Queria muito assistir um jogo de basquete no MSG.

    1. Oi Liliane, conforme explicado no post, a temporada começa em outubro e vai até junho. Rolam jogos sim, mas você só vai conseguir comprar mais pra frente, sugiro continuar olhando! Sobre basquete feminino, não posso opinar, mas não vejo problemas em assistir. Beijos

Leave a Response