Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
NYCturismo

Clássicos de Nova York: um roteiro pela região de Downtown

Nova York, definitivamente, tem muita coisa para se fazer. Cada bairro da cidade tem suas particularidades e peculiaridades. E a cidade está sempre se renovando. A região de Downtown, por exemplo, onde fica o Financial District, está nesse processo. Depois da tragédia dos ataques de 11 de setembro, a cidade viu a área se reerguer – numa velocidade fantástica. Hoje, o lugar tem uma gama de coisas para se fazer! Estava outro dia passando por lá e me dei conta de quanta coisa nova surgiu – muitas só durante os três anos em que moro na cidade. Vamos conferir algumas delas?

One Wolrd Observatory – o One World Observatory, o observatório do One World Trade Center – o prédio mais alto de New York e do ocidente – abriu as portas há um ano e meio. Eu fico impressionada com o poder de reconstrução deste lugar e ainda mais pelo fato de construírem outro prédio lá onde aconteceu toda aquela tragédia. A experiência lá é incrível! Como se não bastasse o elevador, cujas paredes mostram o desenvolvimento da cidade, desde o ano 1500 até os dias de hoje, ainda tem um vídeo inspirador da cidade – sério, é emocionante.  O prédio tem cerca de 350 metros e o observatório fica no andar 102, proporcionando uma vista de 360 graus para a cidade. Em um dia limpo, dá pra avistar mais de 50 km de distância. Lá de cima, você consegue ver a Estátua da Liberdade, Brooklyn Bridge, Manhattan Bridge, Williamsburg Bridge, Empire State Building, New Jersey, Hudson River, Staten Island, Brooklyn e por aí vai. O pôr do sol visto de lá é de tirar o fôlego. Você pode comprar pelo site – só clicar aqui – e escolhe a data e horário. O valor é U$32. Clique aqui para conferir um post completo com mais fotos e aqui para ver um vídeo sobre o lugar.

Endereço: 285 Fulton St.

9/11 Memorial – ao lado do One Wolrd Trade Center, estão as lembranças do ataque às torres gêmeas. O 9/11 Memorial consiste em duas piscinas, com água caindo sem parar e cujo fundo não conseguimos ver (a água representa as lágrimas das pessoas que perderam entes queridos). Os nomes de cada uma das vítimas estão gravados e é desconfortante ler cada um. Mas é um lugar muito bonito e que faz parte da história. Esse memorial é uma praça aberta ao público, portanto, não há nenhuma cobrança de ingresso. Ao lado, fica o 9/11 Memorial Museum, principal instituição dos EUA dedicada a explorar as implicações dos atentados de 11 de setembro de 2001, documentando o impacto dos eventos. Suas mostras incluem pedaços de concreto pertencentes às torres gêmeas e até mesmo um carro de bombeiros que foi usado para resgate e atendimento às vítimas. Além disso, há uma coletânea de objetos pessoais, vídeos e outros materiais. O ticket custa U$24, mas a entrada é gratuita às terças, a partir das 17h. Reserve seu ingresso pelo site. Escolha a última opção – Free Admission Tuesdays, selecione o dia e o número de ingressos. Lembre-se que só é possível emitir os ingressos com 1 dia de antecedência – ou seja, na segunda-feira véspera da visita.

Endereço: 911 Greenwich St.

Westfield World Trade Center Mall – também chamado de Oculus, o WTC Transportation Hub facilmente conecta visitantes ao Path – que liga New Jersey a Nova York – e também 11 linhas de metrô. O local ainda está conectado ao Battery Park City Ferry Terminal, World Trade Center Memorial Site, WTC Towers 1, 2, 3, e 4, World Financial Center e o Winter Garden. Desenhado pelo arquiteto Santiago Calatrava, o WTC Transportation Hub é o terceiro maior centro de transporte em Nova York, rivalizando a Grand Central Station em tamanho. E tem também as lojas! São mais de 40, com nomes como Dior, Kate Spade, Apple, Hugo Boss, Vince Camuto, Sephora, Mac, Aldo e Victoria’s Secret.  Ah, e um dos destaques do Westfield World Trade Center Mall fica por conta da segunda unidade do Eataly na cidade. O Eataly fica no terceiro andar do prédio 4 World Trade Center e é interligado com o shopping. Clique aqui e confira um post com mais detalhes!

Endereço: 185 Greenwich St.

Century 21 – bem conhecida entre os brasileiros, a Century 21 fica em frente ao Westfield World Trade Center Mall e é uma loja de departamentos, no estilo outlet. Tudo lá tem preço remarcado – exceto a seção de beleza, cujo destaque fica por conta mesmo das fragrâncias. Dá pra encontrar frascos de marcas como Versace, Dolce & Gabbana, Tommy Hilfiger e perfumes de celebridades por preços bem amigos. Fique de olho nos kits presenteáveis – comprei um com duas fragrâncias Dolce & Gabbana por U$54. O local tem de tudo – desde itens para casa, cama mesa e banho, passando por seção de moda masculina e feminina. Eu diria que para os homens a oferta é melhor: há uma seleção caprichada de ternos, camisas e gravatas de marcas famosas como Calvin Klein, Pierre Cardin, Dolce & Gabbana e Tommy Hilfiger. Na parte de moda casual, muitos jeans e camisetas (já encontramos modelitos lisos da Tommy por U$10). Na parte de calçados, o destaque fica por conta dos tênis de marcas como Nike e Adidas. Para as mulheres, muitas bolsas e carteiras, além da moda feminina – que eu, particularmente, não curto muito. Mas, por outro lado, a seleção de casacos de inverno é caprichada e com ótimos preços. Os descontos na Century 21 podem chegar até 65% em comparação aos praticados nas lojas “normais”. Há ainda acessórios como relógios e óculos. Obviamente, os itens são de coleções passadas – mas, acredite: dá pra encontrar muita coisa legal. Só tenha paciência, porque o lugar costuma ficar lotado.

Endereço: 22 Cortlandt St.

Brookfield Place – é um shopping center de luxo com marcas como Burberry, Michael Kors, Gucci e Saks. Sua arquitetura é incrível e a vista é maravilhosa! Dá pra ver um pedaço de New Jersey, o Hudson River, o novo WTC e até mesmo, de longe, a Estátua da Liberdade. Há uma área enorme na frente do local, com muito espaço – para sentar-se às mesinhas, para correr, pedalar ou simplesmente apreciar a vista. Um dos destaques do local é o Le District, um espaço gastronômico francês que reúne restaurantes, café, creperia. Clique aqui para conferir um post completo e aqui para ver um vídeo sobre o local. 

Endereço200 Vesey St.

Charging Bull & Wall Street – e não podemos esquecer que em Downtown está o coração financeiro de Nova York, Wall Street! Acho a rua super charmosa, com muitos prédios antigos, com arquitetura incrível – incluindo o Federal Hall. Construído em 1700 como sede do governo da cidade de Nova Iorque, mais tarde serviu como primeiro edifício capitólio dos Estados Unidos sob a constituição, sendo o local onde George Washington tomou posse como primeiro presidente dos Estados Unidos. Inclusive ele é aberto à visitação – saiba mais detalhes aqui. Na Broadway com a Morris St está o Charging Bull, ou o famoso touro de Wall Street. Reza a lenda que tocar nas partes íntimas do touro traz riqueza. Não estranhe se ver um aglomerado de pessoas fazendo isso e tirando fotos, o local é super visitado.

Battery Park – e, claro, não tem como falar de Downtown sem citar esse parque, que fica bem na ponta sul da ilha. É de lá que partem os barcos para visitação da Estátua da Liberdade. Adoro o clima do local num dia lindo de verão, com um vento fresco do Rio Hudson, sol e céu azul. Dá até para ver Lady Liberty de longe! Não esqueça que a estação do Staten Island Ferry fica ao lado do Battery Park – e é um passeio gratuito bem bacana! Saiba mais clicando aqui.

Stone Street – para encerrar, quero deixar a dica dessa rua que ainda não frequentei, mas só li bons comentários a respeito. A Stone Street é cheia de barzinhos e pubs e, durante o verão, o pessoal costuma ficar nas mesas na rua para tomar um drink ou uma cerveja. Há quem diga que foi a primeira rua pavimentada da cidade. Além disso, a arquietura dos prédios faz da rua um lugar super charmoso!


4 Comentários

  1. Amei Laura!
    Chego a NY em uma terça de manhãzinha. Acha legal eu explorar essa parte já nesse dia? Aproveitando a entrada grátis do Memorial e já fazendo o passeio para a Estátua.
    Minha viagem é de lua de mel, não vamos muito focados em compras, e sim nos passeios.
    Bjs

    1. Oi Mariana, acho complicado dar conta de tudo isso num dia… tudo depende da disposição, da hora que vão chegar, mas organizando bem e não perdendo tempo em compras é possível. Um detalhe: o memorial é uma coisa, o museu é outra… se for aproveitar a entrada grátis no museu, precisa já garantir o ingresso na véspera.

Leave a Response