Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
comprasgastronomia

Existem supermercados em Nova York?

O título do post pode parecer um tanto estranho e a resposta pode ser óbvia para muita gente. Mas eu sempre recebo tantas perguntas a respeito de supermercados em Nova York, de pessoas dizendo que não viram mercados aqui, de pessoas questionando como a gente se vira sem Walmart – só tem em New Jersey e eu já falei a respeito neste post aqui – que eu decidi fazer um post para falar que sim, existem supermercados em Nova York! A questão é que eles não são hipermercados como o Walmart – conhecido e famoso entre muitos brasileiros. Não há mercados do tamanho do Zaffari, do Angeloni ou do Giassi – quem é do sul do Brasil vai entender, essas redes são famosas e contam com lojas enormes. Mas, há diversas redes com muitas unidades espalhadas pela cidade, com um mix de produtos super completo e que atende 100% às necessidade de qualquer mortal. Então, decidi falar um pouco sobre as redes que eu conheço e estou familiarizada.

Trader Joe’s – o meu preferido! O Trader Joe’s é o queridinho ds novaiorquinos e ir em uma de suas unidades requer paciência, já que não existe truque: estão sempre lotados e há sempre filas no caixa. Mas, eu garanto que a espera vale a pena. O Trader trabalha com produtos próprios e um de seus maiores diferenciais são os preços, que são bem em conta – não esqueçam que estamos falando de Nova York, uma cidade super cara! É um dos únicos mercados onde os preços da seção horti-frutti não custam um rim. Adoro andar pelos corredores e explorar os produtos variados e diferenciados que o mercado oferece: biscoitos, refeições congeladas, aperitivos. O Trader Joe’s é tão legal que de vez em quando rolam listas na internet dos produtos que são imperdíveis – você pode conferir uma delas aqui.

Fairway – o meu segundo favorito! Não é o melhor lugar para comprar frutas e verduras, mas tem uma padaria bem completa, com pães frescos, bolos, cheesecake, cookies e cupcakes. O açougue tem várias opções, com muitos cortes de carne e frutos do mar. A seção de queijos e frios é uma perdição! Tem seções de comida sem glúten, tem várias opções saudáveis, tem bastante industrializados, sorvetes, cervejas e por aí vai. É um mercado bem completo e com preços ok também!

Whole Foods – é um mercado com apelo saudável e isso também se reflete nos preços, que são bem salgados. Tem muitas opções orgânicas e naturais e vários diferenciais, como máquina para fazer a sua pasta de amendoim na hora, máquina para moer o café na hora e até mesmo seção de cosméticos naturais – cujos detalhes você pode conferir aqui. Outro destaque fica por conta do buffet a quilo, perfeito para um almoço saudável e com preço justo. Para ser sincera, não acho que o Whole Foods seja muito exclusivo – vários dos produtos com apelo natural/saudável/orgânico/vegano eu encontro no Fairway.

Gristedes – incluí o Gristedes na lista para deixar bem claro que ele não deve ser sua opção de supermercado em Nova York. Ele funciona 24 horas, então, vai ser muito útil caso você precise de algo muito específico de madrugada. Caso contrário, o Gristedes não serve para compras de todos os dias, porque os preços são mais salgados.

Key Food – tem preços mais baratos que o Fairway e o Whole Foods, mas é um mercado mais básico – quer dizer que não vai ser tão fácil encontrar algo mais específico – principalmente falando em produtos sem glúten, orgânicos, etc. Não quer dizer que ele não tenha produtos desse tipo, mas a variedade é menor. Quanto ao restante das categorias, ele supre bem as necessidades. Mas não gosto muito do jeito que as mercadorias são organizadas nos corredores – não faz muito sentido pra mim.

K-Mart – incluí esse na lista porque é o favorito de muitos brasileiros, mas não posso falar muito a respeito porque não frequento. A vantagem é que ele está localizado numa área bem central – bem conveniente para os turistas.

Obviamente, essas não são as únicas redes de supermercados que existem aqui, mas preferi falar do que conheço. Existem outras redes, como Dagostino e Food Emporium. Para quem está vindo morar, sugiro pesquisar as opções no seu bairro, afinal, mercado tem que ser algo perto de casa, né? Para quem está vindo passear e quer ir a algum mercado, sugiro fazer o mesmo e pesquisar perto da área. Use um app como o Yelp. Agora que vocês já conhecem alguns nomes, fica mais fácil reconhecer e até mesmo procurar por algum deles.

Para complementar, decidi falar sobre mais algumas coisas, que podem ser úteis tanto para quem vem morar ou para título de curiosidade:

– Banquinhas de frutas – vai ser impossível você andar pelas ruas de Nova York e não visualizar pelo menos uma banca de frutas e verduras. Elas estão espalhadas por várias esquinas da cidade, oferecendo itens frescos e da estação. Aproveite! Frutas e verduras compradas nessas bancas são mais baratas que as vendidas nos supermercados e contam com ótima qualidade.

GreenMarkets – são mercados a céu aberto – a boa e velha feira de rua – recheados com frutas, verduras e produtos locais, comprados diretamente do produtor. São produtos frescos e também com um preço bem mais em conta. Um dos mais famosos é o da Union Square, que acontece todos os sábados, das 8 às 18h. Aqui, você pode conferir os endereços e horários dos GreenMarkets em toda a cidade.

– Farmácias – não, você não leu errado. As farmácias americanas são verdadeiras lojas de conveniência. Além de medicamentos e vitaminas, elas contam com cosméticos, alguns produtos de limpeza, alimentos e bebidas. Dá pra comprar leite, cerveja (isso mesmo!), frios, sucos, chocolates, biscoitos… Não costumam ter os melhores preços, mas quebram um galho e às vezes contam com ótimas promoções. Procure por unidades de redes como CVS, Duane Reade, Rite Aid e Walgreens. Tem sempre uma perto de você, pode ter certeza.

– Walmart –  essa foi uma dica de uma amiga e eu acho que é ótima para quem mora aqui. Eu compro produtos de higiene e limpeza e alguns itens industrializados no Walmart. A partir de U$50, a entrega é gratuita, então, eu compro tudo o que eu estou precisando e o preço é bem mais em conta – não queiram saber o preço do papel higiênico em Nova York, hahaha. Mas não vale comprar com pressa, pois a entrega demora até uma semana.

– Costco –  é um supermercado que funciona no estilo wholesale – ou seja, atacado. Lá, você compra tudo em grande quantidade. Dizem que os preços compensam, mas é preciso ser membro (a anuidade custa U$50) e também é preciso ter espaço em casa para estocar tudo.

Target – a Target é um hipermercado – praticamente o mesmo estilo que o Walmart e também acho que pode ser uma ótima opção para quem mora ou para quem está visitando. Em Manhattan, há uma unidade no Harlem e uma outra, mais compacta, em Tribeca . Há outras unidades fora da ilha também.

Vocês podem conferir todos os endereços dos mercados que citei anteriormente no mapa abaixo! 


3 Comentários

  1. Laura, adorei as dicas. Você faz suas seguidoras sentirem mais segurança ao viajar! Obrigada! Você é nossa anjinha da guarda!

  2. Hoje decidi pesquisar justamente sobre isso, porque vou precisar comprar coisas básicas, tipo garrafas de água, alguns petiscos, alimentos simples para levar na mochila enquanto passeia. E estas informações me ajudaram muito. Mais uma vez, obrigada pelo post.

Leave a Response