Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomiaturismo

Comemorações em NY: um guia para ajudar no seu planejamento

Este é meu terceiro ano em Nova York e eu comecei a escrever sobre a cidade desde que cheguei aqui. E já existem algumas dúvidas que são clássicas – principalmente quando vai chegando a época próxima do Halloween, do Thanksgiving e do Réveillon. As pessoas querem saber o que fazer, onde jantar, onde almoçar, qual festa escolher. Ano passado, eu até fiz alguns posts sobre eventos de Halloween, restaurantes para o Natal e festas de ano novo. Mas a verdade é que primeiro, é difícil indicar algo sem nunca ter ido. Segundo, essas opções mudam todos os anos e aí o post do ano passado acaba não ajudando muito neste ano. E como eu sou do time que acha que é melhor ensinar a pescar do que entregar o peixe, fiz esse post para dar umas dicas de como você pode se planejar para as datas especiais na cidade.

Halloween, 31 de outubro – ao contrário do que muita gente pensa, o Halloween não é feriado. Essa data é bem forte nos Estados Unidos e em Nova York não poderia ser diferente. Há muito o que se fazer na cidade durante os dias que antecedem a data – geralmente, o clima de Halloween já começa no início de outubro. Nas áreas residenciais, você vai ver várias casas enfeitadas. Saia da muvuca da Times Square e da Quinta Avenida e ande pelas ruas (West Village, Upper West Side e Upper East Side são vizinhanças super charmosas). Você também visitar a Party City (223 W 34th St e 38 W 14th St) e se divertir com a infinidade de fantasias e itens de decoração tematizados. Várias lojas, farmácias, papelarias e supermercados entram no clima: você sempre vai encontrar algo relacionado ao Halloween no mês de outubro.

E quanto aos eventos? Bom, o clássico dos clássicos, que acontece todos os anos, é a  Village Halloween Parade, que sempre rola no dia 31. É um desfile maravilhoso, muito divertido, com muita gente fantasiada, várias alas e muita música. Você pode conferir todos os detalhes da Parade neste link aqui. Lembre-se de chegar cedo – recomendo pelo menos uma hora antes e usar roupas e calçados confortáveis, pois você vai ficar em pé durante todo o tempo.

Tá a fim de ir para uma festa? O site Haloween Parties lista várias festas que estarão acontecendo na cidade durante o fim de semana do Halloween. Você pode clicar aqui e conferir a agenda completa. O EventBrite também é ótimo para procurar esse tipo de festa – são várias opções, para todos os bolsos. Clique aqui, digite “Halloween” no campo de busca e clique em Search. Vale a pena baixar também o aplicativo Fever, que é como uma agenda de eventos da cidade – e também fica lotado de sugestões de festas de Halloween. Você pode buscar por data e região. Acredito que com essas três fontes, já vai ser possível encontrar alguma festa bacana pra ir!

Thanksgiving, penúltima quinta-feira de novembro – o Thanksgiving, ou Dia de Ação de Graças, é uma data bem importante no calendário americano – arriscaria dizer que é até mais importante que o Natal. Acontece sempre na quarta quinta-feira do mês de novembro e, no dia seguinte, tem a famosa Black Friday. Trata-se de um feriado oficial, então, nesse caso, é preciso ficar atento. Muitas lojas e restaurantes têm horário de funcionamento diferenciado nesse dia. Como a Black Friday acontece no dia seguinte, não se preocupe com compras neste dia. Algumas grandes lojas, como Macy’s e Best Buy, ficam fechadas e abrem no fim do dia, já começando as grandes promoções. Nos sites oficiais e Fan Pages de cada uma dessas redes vocês podem checar informações sobre o funcionamento.

Algumas atrações podem fechar nesse dia – mas, ao contrário do que muita gente pensa, há muitos pontos turísticos que funcionam no Thanksgiving, como por exemplo a Estátua da Liberdade e o Top of the Rock. Assim, SEMPRE cheque o site oficial das atrações que interessam a você antes de concluir qualquer coisa ou descartar qualquer programa por causa de feriado, ok? É muito simples se certificar do funcionamento de uma atração. É só acessar o site oficial e procurar por “Visit”, “Hours & Admission”, “Hours of operation” só pra citar alguns termos. Ou até mesmo o FAQ – que são as Frequently Asked Questions ou perguntas mais frequentes. 

Também vale lembrar que há vários restaurantes que oferecem menu especial para essa data. O ideal é que você faça uma reserva para garantir um almoço ou jantar legal. No OpenTable, dá para pesquisar restaurantes que estarão abertos na data e fazer a sua reserva. É só fazer a busca informando número de pessoas, data e horário. Dá até pra filtrar por faixa de preço! Ah, o Eater é um guia de restaurantes bem bacana também. Ano passado, eles fizeram um especial com sugestões de restaurantes – vale a pena checar mais próximo da data e conferir o especial desse ano. Por fim, se quiser saber detalhes sobre a Macy’s Parade é só clicar aqui.

Véspera de Natal e Natal – depois do Thanksgiving, é uma das datas mais importantes também. Assim, é preciso ficar atento tanto ao funcionamento das atrações e das lojas. Aqui, vale a dica dada para o Thanksgiving: se estiver planejando visitar alguma atração turística, vale checar o site oficial para saber se estará funcionando. A Estátua da Liberdade, por exemplo, fecha no dia 25. Já o Top of the Rock funciona tanto no dia 24 como no dia 25.

Quanto à ceia e almoço de Natal, vale também a mesma dica dada para o Thanksgiving: se quiser garantir algo especial, é melhor fazer uma reserva. Em caso de uma data como o Natal e o Thanksgiving, as reservas costumam abrir exatamente um mês antes data, então, é preciso colocar um lembrete no celular e ficar ligado no OpenTable para não perder o timing! Essa página do TimeOut também reúne informações de programas de Natal – incluindo restaurantes. Só fique atento à data – a página é atualizada todos os anos. Certifique-se de que as dicas que você está lendo são para o ano que você deseja.

Réveillon e 1 de janeiro – ao contrário do Brasil, a virada de ano aqui ocorre durante o inverno – o que acaba tornando a experiências na rua um tanto insuportáveis por conta das baixas temperaturas. A primeira dica que dou – e que vai servir para todos os anos é: fuja da Times Square! O local fica lotado, você precisa chegar cedo – estamos falando de estar na área por volta das 16 horas, ficar em pé esse tempo todo, e não poder nem ir ao banheiro. Altamente não recomendado.

E como faz para celebrar o ano novo então? O comum aqui em Nova York são as festas fechadas, que geralmente incluem jantar e alguma bebida. São muitas opções de festas, para os mais diversos bolsos. O site New Year’s Eve Central reúne várias delas – e você pode clicar aqui para conferir. Tem também o site New Year’s .com.O EventBrite também é ótimo para procurar festas. Uma das mais clássicas é a do Bryant Park! Ah, vale lembrar que esse site também conta com opções de festas em locais próximos à Times – para quem quer ficar próximo da área mas não quer encarar a multidão. Para quem gosta de curtir fogos de artifício, também vale ficar de olho na página dos parques de Nova York – sempre tem queima de fogos no Central Park e também no Prospect Park. Clique aqui para acompanhar as atualizações sobre os eventos.

No dia 1 de janeiro, também vale a mesma dica dada para Thanksgiving e Natal: cheque o site oficial das atrações que você deseja visitar para saber se elas estarão funcionando. E também não esqueça de reservar um restaurante – muitos deles fecham neste dia

UMA DICA FINAL SOBRE RESTAURANTES: se você ficar em dúvida sobre qual restaurante escolher, vale procurar por reviews em aplicativos com o Yelp e ou Foursquare e também o site Zagat e o Michelin.

Gostaram das dicas? Espero que elas possam ajudar vocês a planejar o que fazer nessas datas, caso estejam por aqui!


Leave a Response