Conhecendo os jardins de Wave Hill

Já fazia muito tempo que eu queria conferir Wave Hill. É é um jardim público de 11 hectares e também um centro cultural.  Localizado no The Bronx, cerca de 50 minutos (em média) de distância de Midtown, esse lugar tem uma vista incrível para o Hudson river e sua missão é celebrar a arte e o legado de seus jardins e paisagens. Eu já tinha visto várias fotos e estava ansiosa para ir lá. Wave Hill não é um local muito visitado por turistas – talvez pela falta de conhecimento, talvez por não ser em Manhattan. No último sábado, num dia de céu azul e muito sol, fomos passar o dia por lá e o resultado é que eu fiquei encantada!

Como vocês devem saber, aqui já é outono e uma das características fortes da estação é a mudança de cores das folhagens, que, em algumas áreas já pode ser bem observada. Em Wave Hill, a mudança é sutil – mas a gente já sente aquele clima de meia-estação. O lugar é muito gostoso e calmo – e sem dúvidas o destaque fica por conta do Pergola Overlook. Wave Hill tem uma localização privilegiada, mais alta, o que proporciona uma vista incrível para o Hudson River e esse Pergola Overlook é como se fosse o cartão-postal do lugar. Numa espécie de cabana, cheia de folhagens, você vê o rio, a vegetação do outro lado e também tem uma ideia da dimensão do jardim. O local é tão especial que muita gente celebra casamentos por ali. Wave Hill fica em Riverdale, uma região bem residencial e super charmosa no The Bronx – ao descer do ônibus, já fiquei encantada com o visual da região.

Outro destaque de Wave Hill é o Flower Garden, que conta com uma estufa de vidro e várias flores. O jardim é super charmoso e, se já estava bonito quando estivemos lá, fico imaginando quão maravilhoso deve ser na primavera. Há outros jardins, como o Aquatic Garden e o Wild Garden e também a Glyndor Gallery, uma galeria com peças de arte inspiradas pela natureza. Também há uma trilha que contorna boa parte da área do local. No Wave Hill House & Café, você pode parar para fazer um lanche ou almoçar. O cardápio inclui opções como wraps e sanduíches – não é muito caprichado, mas a comida é gostosa. Os preços giram em torno de U$10 a U$15. Se você quiser, pode levar sua comida e fazer um picnic na área designada do jardim.

Vale salientar que Wave Hill tem um tamanho perfeito – não é aquele tipo de jardim que você leva horas para explorar e te deixa com a sensação de que você não viu tudo. Nós ficamos lá por cerca de 3 horas e meia – incluindo nossa pausa para almoço.

Wave Hill abre de terça a domingo, das 9 às 17h30. Entre novembro e março, o local fecha às 16h30.  A entrada custa U$8 (adultos) e U$2 (crianças – se for menor de 6 anos, a entrada é gratuita). Aos sábados e às terças, a entrada é gratuita das 9 ao meio-dia.

Como chegar – endereço: 649 W 249th St,

Metrô – você pode usar a linha 1 até a estação West 242nd Street. Há uma van gratuita que leva os visitantes do metrô até o jardim e ela parte do lado Oeste da Broadway, em frente ao Burger King, a cada 1h e 10 min (das 9:10 às 15:10). A van faz o trajeto contrário, saindo de Wave Hill, de hora em hora, do meio-dia até às 17h.

Ônibus – nós escolhemos essa opção. A linha BxM1 e a linha BxM2 são linhas expressas. Esses ônibus são diferentes dos outros ônibus locais que rodam na cidade e a passagem custa U$6,50 – ele nao aceita o Metrocard ilimitado, é preciso ter crédito no cartão ou pagar na hora, em moedas. A linha BxM1 sai de Manhattan, na Third Avenue e 33rd Street e sobe a ilha pelo lado Leste. A linha BxM2 sai da Sixth Avenue e 35th Street e sobe a ilha pelo lado Oeste. Esses dois ônibus param na 252nd Street e Henry Hudson Parkway East Service Road. Dali, são cerca de 7 minutos caminhando até Wave Hill. Na volta, pegamos o ônibus também e é bom ficar atento à identificação de cada um, pois passam vários ônibus por essa parada. Ah, eu fui acompanhando o itinerário pelo Google Maps para solicitar a parada. Particularmente, adorei ter ido de ônibus, pois ele passou por áreas lindas que eu nem conhecia. Se for pegar as linhas normais – que vão demorar mais tempo – o Bx7 or Bx10 também têm a mesma parada.

Metro-North – você também pode ir de trem – saindo da Grand Central – com o Hudson Line local até a Riverdale station.

No site, você consegue conferir todos os detalhes sobre os meios de transporte.

 

Author

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *