Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
comprasgastronomiaturismo

Um roteiro pelo bairro de Greenpoint, Brooklyn

Se vocês estão familiarizados com Nova York, devem saber que sempre há os bairros que são os destaques do momento – aquele bairro mais cool, cheio de coisas legais e diferentes. Por um bom tempo, o Soho foi um desses bairros e Williamsburg, no Brooklyn, talvez ainda ocupe essa posição, de alguma maneira. Mas a verdade é que já há outros bairros disputando o posto. Quando eu estudei no FIT, os professores comentavam que Bushwick, no Brooklyn, seria o próximo bairro em evidência. Acredito que a região tem tudo para atrair mais atenção ainda, com tantos movimentos acontecendo por lá. Mas Greepoint, também no Brooklyn, é outra região que está no páreo. No domingo, estive por lá, explorando vários locais, que compartilho com vocês no post de hoje.

Localizado na parte noroeste do Brooklyn – um pouco acima de Williamsburg e ao sul de Long Island City – Greepoint tem ganhado cada vez mais destaque, com abertura de ótimos restaurantes e cafés, além do investimento em novos imóveis. O bairro também ganhou notoriedade com o lançamento da série Girls, da HBO – a protagonista Hanna mora na área. Com uma atmosfera tranquila – com ruas tranquilas, de arquitetura que encanta – Greenpoint pode ser uma ótima opção para um dia em Nova York – especialmente se você busca por lugares fora da rota turística.

Spritzenhaus33 – começamos nosso dia no Spritzenhaus33, um Beer Hall E-NOR-ME com mais de 100 variedades de cervejas artesanais, além de coqueteis e carta de vinhos. A área de mais de 500 metros quadrados fica numa esquina e conta com várias mesas, a maioria delas coletivas, numa ambientação meio rústica. Aqui, a ideia é apreciar uma boa cerveja (a partir de U$6) e beliscar algumas coisas. O menu é focado em gastronomia alemã – o carro-chefe são as salsichas, bem variadas, incluindo versão vegana, servidas numa espécia de cachorro-quente, com pão e molho. Uma delícia. Cada “sanduíche” desses custa U$8 em média. Há também batata-frita belga (U$6), pretzel (U$4) e salada (U$11). O ambiente é bem animado. Como estava calor, o bar estava todo aberto, com vista para a rua. Ah, e não tem cerimônia: é chegar, escolher uma mesa e fazer/retirar seu pedido no balcão.

Endereço: 33 Nassau Ave. 

Cacao Market by MarieBelle – bem pertinho do Spritzenhaus33 está o Cacao Market by MarieBelle, um espaço que os apaixonados por chocolate – como eu – vão com certeza amar! Fundada por Maribel Lieberman nos anos 2000, é uma marca de chocolates artesanais, cuja fábrica fica no Brooklyn. A MarieBelle tem uma loja no SoHo, inaugurada em 2001 e esse endereço no Brooklyn é super recente e foi aberto ano passado. Além de chocolates variados (tem até a versão para você preparar chocolate quente em casa) em embalagens lindas com toque vintage, o local serve café, sorvetes, chocolate quente e chocolate gelado, trufas… A variedade é imensa! Você pode tanto comprar algo para levar para casa ou degustar ali mesmo, na salinha dos fundos, super charmosa e reservada – com direito a WiFi grátis. Nem preciso dizer que o cheiro do local é irresistível, né? Nós provamos algumas trufas e, mesmo sendo um dia de calor, tomamos um chocolate quente, bem forte e cremoso, uma delícia.

Endereço: 67 Guernsey St.

Ziolko Cosmetics – vale salientar que Greenpoint conta com uma grande concentração de imigrantes poloneses. Na realidade, o bairro abriga a segunda maior concentração de imigrantes poloneses nos Estados Unidos, atrás de Chicago. Durante nosso passeio, vimos muitos restaurantes poloneses e chegamos a entrar num mercado que tinha vários produtos poloneses também. A região também é cheia de farmácias polonesas, como a Ziolko Cosmetics, onde o destaque fica por conta do mix de marcas diferenciados. São produtos de marcas europeias – algumas polonesas – como Eveline, Bielenda, Soraya e Ziaja. Outra coisa que me chamou a atenção foi a presença de marcas como L’oreál, Nivea e Garnier, mas com itens da Europa, totalmente diferentes dos que encontramos aqui nos EUA. Aliás, Nivea é uma marca com pouca variedade nas lojas de Nova York e na Ziolko há muitos itens! Não posso deixar de destacar também a simpatia no atendimento. Ah, a marca Eveline é famosa pelos cremes de combate à celulite – U$9 cada. Vale também destacar outra farmácia, a Markowa Apteka Pharmacy. Infelizmente estava fechada, mas os comentários a respeito do mix de marcas são ótimos.

Endereço: 95 Nassau Av.

Brooklyn Groove – bem perto da Ziolko está a Brooklyn Groove.  Olga Stefanska, a fundadora, cresceu na Europa e, ao se mudar para o Brooklyn, ela não conseguia encontrar marcas orgânicas de cosméticos. Assim, a proposta da loja é oferecer produtos com fórmulas naturais, orgânicas, não-tóxicas e que não testam em animais. A loja é uma graça e conta com uma seleção de marcas conhecidas e bem como produtos de outras pequenas marcas não muito conhecidas. 100% Pure, Bayberry Naturals, Brooklyn Beach, Vapour Organic Beauty, Weleda, Ren Clean Skincare e Priti Nyc são algumas das marcas. Há itens de todas as categorias: maquiagem, cuidados com a pele, cabelos, corpo além de perfumes naturais.

Endereço: 102 B Nassau Ave.

Transmitter Park – um dos destaques de Greenpoint fica por conta da sua localização. O Transmitter Park fica às margens do East River e a vista para Manhattan é sensacional. O parque por si só não tem muita graça – sua área é pequena – mas há uma plataforma no rio que proporciona uma visão maravilhosa para o Empire State, One World Trade Center e Chrysler Building, além de todos os outros prédios que formam o skyline da cidade. Vale a pena dedicar um tempo para apreciar a vista!

Endereço: Greenpoint Ave & West St Brooklyn.

The Brooklyn Barge – por fim, dica de um lugar para tomar uma cerveja e apreciar o pôr do sol. O The Brooklyn Barge foi inaugurado esse ano e fica ao lado do Transmitter Park – ou seja, a mesma vista espetacular, regada a comida e bebida, que tal? O lugar é aberto, com mesas com guarda-sol e um clima bem animado. Não ficamos por ali porque o sol estava forte e não conseguimos uma mesa com sombra. Vale lembrar que o The Brooklyn Barge deve ficar aberto somente até outubro – e reabre ano que vem no verão. Além de cervejas e drinks, há um menu com opções como sanduíches, fritas e saladas – você pode conferir todas as opções e preços aqui.

Endereço: 3 Milton St.

Gostaram do roteiro? Tivemos um dia muito agradável em Greenpoint! Abaixo, vocês podem conferir todos os lugares citados no post.

Como chegar? Pegue a linha L em direçõ ao Brooklyn e troque pela G na estação Lorimer St. Escolha a direção Court Sq e desça na estação Nassau Ave (que fica próximo ao bar e às lojinhas citadas). Fizemos tudo a pé. 

banner face


2 Comentários

  1. Laura, parabéns pelo blog! Te sigo no Insta tbm ? Vc já foi ou fez post da Brooklyn Brewery? Moramos em Blumenau e somos apaixonados por cerveja artesanal! ?? ???

Leave a Response