Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

7 lugares em Nova York para os apaixonados por chocolate

Atire o primeiro bombom quem não gosta de chocolate? Ok, não dá pra generalizar, deve existir por aí alguma alma que não curte essa delícia, mas cada um com seus gostos, né? A verdade é que o chocolate é um doce que faz parte das nossas vidas e já ganhou tantas mas tantas versões… que fica difícil resistir! E se você é chocólatra como eu, aqui em Nova York há diversos locais que são paradas obrigatórias para degustar um chocolate diferente, beber um chocolate quente ou comprar algo para levar para casa. Hoje, eu apresento a vocês 7 lugares na cidade para os chocólatras.

Talvez seja um lugar óbvio, até meio turistão, mas não tem como falar de chocolate sem lembrar do Max Brenner! A chocolateria é famosa aqui na cidade e você pode passar por lá e pegar um chocolate quente super cremoso (recomendo a versão apimentada) com uma fatia de pizza de chocolate e  sentar no Union Square Park e apreciar o movimento da região. Mas, se você estiver com tempo e quiser vivenciar uma experiência ainda melhor, peça uma mesa (melhor reservar) e delicie-se com os pratos da casa. Tem várias opções salgadas e lanches, além do brunch. De sobremesa, dá pra pedir um dos inúmeros drinks ou pratos doces – todos à base de chocolate, claro: chocolate quente, choctails, milkshakes, crepes, foundes… Antes de deixar o local (ou na hora que você chega), dê uma conferida na Chocolate Shop. O nome já fala por si mesmo, mas há várias opções para presentear ou pra levar pra casa mesmo. Você pode ver um post completo sobre o local aqui.

Endereço: 841, Broadway.

Fundada por Maribel Lieberman nos anos 2000, a MarieBelle é uma marca de chocolates artesanais, cuja fábrica fica no Brooklyn. A MarieBelle tem uma loja no SoHo, inaugurada em 2001 e mas há também um endereço em Greenpoint, no Brooklyn, aberto ano passado. Além de chocolates variados (tem até a versão para você preparar chocolate quente em casa) em embalagens lindas com toque vintage, o local serve café, sorvetes, chocolate quente e chocolate gelado, trufas… A variedade é imensa! Você pode tanto comprar algo para levar para casa ou degustar ali mesmo, na salinha dos fundos, super charmosa e reservada – com direito a WiFi grátis. Nem preciso dizer que o cheiro do local é irresistível, né? O chocolate quente é cremoso e com sabor muito marcante.

Endereço: 67 Guernsey St (Greenpoint) – 484 Broome St (SoHo).  Veja um roteiro pelo bairro de Greenpoint neste post aqui.

A Mast Brothers foi criada por dois irmãos, Rick e Michael Mast, em 2007, e hoje conta com lojas em Nova York e também em Londres – em breve em Los Angeles. O destaque da marca fica por conta do processo de fabricação dos chocolates. Com cacau proveniente de lugares como Tanzânia e Peru, os chocolates levam poucos ingredientes – e todos orgânicos – e não contam com conservantes. Ou seja, são super naturais. A fabricação segue todo um ritual para garantir chocolates com sabor intenso e textura que derrete na boca. Não são fórmulas cheias de açúcar – mas também não são super amargos. Quem gosta de sabores mais intensos certamente vai curtir. É um conceito bem gourmet. Há tours diários, de hora em hora, das 11 às 17h, custam U$10 por pessoa e duram cerca de 30 minutos e a experiência termina com uma degustação de sabores. Saiba mais detalhes neste post. 

Endereço: 111 N 3rd St – use a linha L. 

Carinhosamente conhecido como Mr. Chocolate, Jacques Torres é uma autoridade quando o assunto é chocolate. Criado na França, Jacques realizou seu sonho americano em 2000, com a abertura de sua primeira fábrica de chocolate, Jacques Torres Chocolate no Brooklyn. Hoje, a marca é especializada em chocolates frescos, feitos à mão com ingredientes premium livres de conservantes e aromatizantes artificiais. Com várias endereços em Nova York, as lojas da marca são o local perfeito para provar um delicioso chocolate quente, experimentar chocolates variados (todos deliciosos) e também tomar um sorvete. No verão, a pedida é o hot frozen chocolate, uma bebida que mescla chocolate e café.

Endereços: 66 Water Street (Brooklyn) / 350 Hudson Street / 285 Amsterdam Avenue / 30 Rockefeller Plaza / 110 East 57th Street / 1186 3rd Avenue / 327 Lafayette Street / 107 East 42nd Street (Grand Central). 

Cacao Prieto – a Cacao Prieto foi fundada por Daniel Prieto Preston, um inventor e engenheiro  aeroespacial, cuja família cultiva cacau orgânico na República Dominicana há mais de 100 anos. A família Prieto é proprietária da Fazenda Coralina, que fornece todo o cacau para chocolates e bebidas da Cacao Prieto. Os produtos da Cacao Prieto são feitos com grãos de cacau orgânicos provenientes da Fazenda Coralina e açúcares biológicos da República Dominicana – desta forma Cacao Prieto é uma das poucas empresas de chocolate no mundo que é completamente integrada, desde a fazenda até o produto acabado. Os chocolates são 100% orgânicos, veganos e ricos em antioxidantes e contam com misturas exóticas, como maracujá, bergamota, baunilha e absinto, num total de oito sabores. Os preços começam em U$8 – depende o tamanho da barra. A Cacao Prieto também oferece tours pelas suas instalações e eles acontecem aos sábados e domingos, ao meio-dia, 14h, 16h e 18h, com o custo de U$20. Você pode reservar aqui.

Endereço: 218 Conover St (Red Hook, Brooklyn)

Como chegar em Red Hook? O meio mais prático e rápido de chegar a Red Hook é usando o Water Taxi. O barco sai do Pier 11  e o ticket custa U$5 (por trecho). A melhor notícia é que aos sábados e domingos o barco é gratuito. São cerca de 16 minutos de viagem até Red Hook – primeiro, o Water Taxi para na Ikea, depois, segue para o Red Hook Dock, na Van Brunt Street. Você pode conferir os horários aqui.

Raaka Chocolate – a Raaka chocolate produz chocolate artesanal, num processo feito à mão, com cacau provindo de quatro regiões do planeta: República Dominicana, Bolívia, Belize e Madagascar. A Raaka oferece o que a marca chama de chocolate virgem, que recebe este nome por conta de seu processo de fabricação. Os grão de cacau não são torrados para preservar sabores que muitas vezes são perdidos no processo de fabricação tradicional. Os grão da Raaka são de origem da mais alta qualidade o que faz com que os chocolates apresentem deliciosos sabores. Os grãos de cacau têm perfis de sabor únicos moldadas por clima, solo, altitude, genética e colheita. O cacau de Belize tem notas de frutas secas, enquanto o cacau da Bolívia tem notas terrosas e florais. Ao elaborar o chocolate, estes sabores distintos são preservados. Hoje, a marca conta com 8 barras de chocolate distintas, todas com uma porcentagem de cacau acima de 56% e levam ingredientes como leite de coco, menta e sal marinho. Cada barrinha custa U$6 e você pode experimentar um pedacinho de cada uma delas na fábrica. São deliciosos, muito saborosos. O chocolate Pink Sea Salt é um dos mais vendidos – e o que mais gostei de provar. É possível também fazer um tour pela fábrica para conhecer o processo de fabricação e degustar chocolates. O preço é de U$10 e os tours têm duração de 45 minutos. Os tours acontecem às sextas às 18 horas e aos sábados e domingos ao meio-dia. A Raaka também oferece aulas de fabricação de chocolate. Para reservar um tour ou uma aula, é só clicar aqui.

Endereço: 64 Seabring St. (Red Hook, Brooklyn)

Como chegar em Red Hook? O meio mais prático e rápido de chegar a Red Hook é usando o Water Taxi. O barco sai do Pier 11  e o ticket custa U$5 (por trecho). A melhor notícia é que aos sábados e domingos o barco é gratuito. São cerca de 16 minutos de viagem até Red Hook – primeiro, o Water Taxi para na Ikea, depois, segue para o Red Hook Dock, na Van Brunt Street. Você pode conferir os horários aqui.

Se você está procurando um conceito totalmente diferente em chocolate, então precisa conhecer a Royce! A marca é japonesa e começou em 1983 em Sapporo. Com climas mais frios e terreno maravilhosamente natural, é o local ideal para o abastecimento de produtos lácteos frescos. Ao longo dos anos, a marca  tornou-se conhecida  por criar produtos únicos de chocolate, como Nama, chocolates Maccha e chocolates potatochip que agora são apreciados em mais de 14 países, incluindo os EUA. O Nama é um dos chocolates mais diferentes e deliciosos que já provei, porque ele é fresco, macio, com uma textura nada parecida com a dos chocolates que estamos acostumados – lembra mousse, sabem? Com certeza, vale provar!

Endereços: 509 Madison Ave / 253 Bleecker St / 32 W 40th St. 


Leave a Response