Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Como é o clima em Nova York?

Uma das perguntas que eu mais recebo – seja aqui no blog, no grupo do Facebook, no Instragram, no Snapchat, no YouTube ou por e-mail – é sobre o clima em Nova York. As pessoas querem sempre saber sobre as temperaturas aqui e sobre o que vestir. Eu percebo que muitas temem o frio. Mas, a verdade é que eu não sou meteorologista e, mesmo que eu fosse, vamos lembrar que a mãe natureza tem vontade própria. Porém, há alguns fatos que ajudam você a entender o clima aqui e planejar sua viagem.

Conheça o período das estações – isso é um conceito básico de geografia, mas vamos relembrar. As estações do ano no Hemisfério Norte são opostas às estações do ano no Hemisfério Sul. Traduzindo: quando é inverno no Brasil, é verão aqui. Simples, né? Se você sabe o período das estações do ano aí então você sabe aqui, porque é sempre ao contrário. Isso quer dizer que o inverno vai de 21 de dezembro a 20 de março, a primavera vai de 21 de março a 20 de junho, o verão vai de 21 de junho a 22 de setembro e o outono vai de 23 de setembro a 20 de dezembro. 

Saiba que as estações são bem definidas – ok, você já sabe o período das estações do ano e também sabe que funciona assim (ou ao contrário) em  todos os lugares do mundo. Você sabe que cada estação tem uma peculiaridade – mas você também sabe que nem sempre as estações são bem definidas em todas as cidades. Em alguns lugares do Brasil, por exemplo, o inverno mal existe. Pois bem, isso não acontece em Nova York – aqui, cada estação é super bem definida. Isso significa que o inverno é super gelado e o verão é mega quente. Ou seja, não precisa trazer casacos em junho, ok?  E o outono e a primavera marcam o período de meia-estação, com dias quentes e frios, mas nunca extremos, e com paisagens magníficas. Muitas flores na primavera e aquele cenário marrom e vermelho no outono.

A sensação térmica conta muito – você sabe o que é sensação térmica? É a forma como os nossos sentidos percebem a temperatura do ar, e que pode diferir da temperatura real. Esse conceito é muito importante quando falamos em Nova York. No inverno e no verão, dificilmente a sensação vai ser igual à temperatura mostrada no termômetro. No inverno, a sensação de frio piora, principalmente por conta do vento na cidade. No verão, por conta da umidade do ar, o clima de abafamento é pior. Portanto, sempre que checar a temperatura, cheque a sensação térmica.

Os apps de tempo são seus melhores amigos – eu confesso que não gosto quando me perguntam como está o tempo aqui, porque essa pergunta é facilmente respondida abrindo um aplicativo de tempo – sugiro o Yahoo Tempo e o Weather Channel – ou até mesmo pesquisando no Google. Eu checo um app toda vida que vou sair de casa. Eles não só mostram a temperatura, hora a hora, como a sensação térmica, o vento e a umidade do ar, além do horário que o sol nasce e se põe. Tudo em tempo real. Se você está vindo pra cá, baixe um aplicativo desses: você consegue conferir a situação do tempo em todas as cidades do mundo. Cheque qual estação do ano estará em vigor na época da sua viagem e também confira o esquema acima, que dá uma ideia de como é o clima mês a mês. Não adianta se preocupar com sua mala meses antes da viagem: mala é algo que você começa a planejar alguns dias antes de embarcar, sempre checando a previsão – que mostra o clima para os próximos 10 dias.

A mãe natureza tem vontade própria – quando se fala em Nova York, algumas coisas são óbvias: o inverno é muito gelado e o verão é muito quente. Não dá pra ter dúvidas a respeito disso. O fato é que, viajando pra cá entre dezembro e fevereiro, você vai precisar de roupas térmicas e casacos pesados e se vier pra cá entre julho e setembro, só vai precisar de roupas leves. Mas, a mãe natureza tem vontade própria. No último Natal, por exemplo, tivemos alguns dias em que a temperatura bateu mais de 20 graus Celsius, algo nada comum. Já peguei dias de janeiro quentes também. Mas isso não é regra, é exceção. A mesma coisa vale para previsão de neve: é bem provável que caia neve em janeiro e fevereiro, mas é impossível prever – jamais acredite em previsões de neve um mês antes! Neve é um fenômeno que necessita de circunstâncias específicas – eu só acredito em previsão de neve alguns dias antes e olhe lá.

Decidir em que época visitar a cidade é algo muito pessoal – as pessoas vira e mexe questionam qual a melhor época para se visitar Nova York. Bom, na minha opinião, a melhor época é entre maio e final de outubro. Se for entre o final de maio e o final de setembro, ótimo, porque daí você aproveita atrações que fecham no inverno – como Coney Island e seus parques e todo o agito da praia, Governor’s Island, a possibilidade de fazer mais coisas ao ar livre como picnics e rooftops, etc. Mas, de novo, essa é a minha opinião. Há quem sonhe em ver a neve, por exemplo, ou aproveitar o clima mágico do Natal. Nova York é uma cidade com estações muito bem definidas, lembrem-se, de novo, disso. E isso é maravilhoso, pois cada estação é uma cidade diferente. E em qualquer estação, você vai curtir. Você pode não conseguir fazer um picnic no Central Park em janeiro – mas vai poder patinar no gelo. E a graça da cidade é a diversidade de coisas para se fazer. 

Para finalizar, reuní várias fotos de looks que usei nestes mais de dois anos e meio morando aqui. Como dá pra perceber, as estações são, realmente, bem definidas – é só notar as minhas roupas mês a mês. Quer saber outro ótimo exercício para ajudar na escolha de looks? Abra o seu Instagram, vá na busca, em locais, digite um lugar de Nova York (pode ser Central Park, Times Square, Empire State) e veja as fotos tiradas naquele lugar, checando a data. Vai dar pra ter uma ideia de como está o tempo na cidade pelos looks das pessoas.

Ah e não deixe de conferir esse post, com dicas de como se vestir no inverno aqui.  Você também pode clicar aqui e conferir alguns fatos sobre o inverno de Nova York. Por fim, neste post aqui tem dicas de looks para o verão na cidade.

Não deixe de conferir meus e-books sobre as estações do ano em Nova York! Eles trazem informações sobre como é o clima na cidade em cada estação do ano, dicas de como se vestir, os destaques de cada época e agenda de eventos para cada mês. Clique aqui e saiba mais!


4 Comentários

  1. Laura,

    Amei seu site! Suas dicas serão muito importantes para mim, haja vista que irei à NYC em Março do ano que vem.
    Estarei sempre te acompanhando.
    Beijo

    Joanna Soares – Recife/PE

  2. Na batata !!! Logo nos primeiros parágrafos senti um tom entre sarcástico e irônico, sobre a pergunta recorrente, como é o clima em NY, bla, bla, bla !!!?
    Brasileiro gosta de tudo mastigadinho !!! Não quer ter trabalho em pesquisar !! Esqueceu ?? Ainda bem que fizeram a pergunta antes de mim !!!

    1. Que pena que você interpretou dessa maneira, porque eu escrevi o texto na intenção de ajudar. Não perderia meu tempo em reunir tantas informações e fazer montagem e tudo mais só pra ser sarcástica. Realmente recebo muito a pergunta, e quando a pergunta é recorrente (independente do assunto) eu transformo em post, pois sei que o conteúdo ajuda as pessoas.

  3. Parabéns pelo Blog e pelas informações muito bem colocadas e organizadas de NYC. Ansioso pela minha viagem que ocorrerá agora na Primavera.

    Abraço

Leave a Response