Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomia

7 restaurantes de comida saudável em Nova York

Viajar também inclui conhecer as maravilhas da culinária daquele lugar, certo? Cada cantinho do mundo tem sua especialidade e conhecer um pouco da gastronomia local é um processo cultural. Eu confesso que adoro conhecer novos restaurantes e provar novos pratos quando viajo – e também aqui em Nova York. Mas, a gente sabe que nem sempre dá para jantar e almoçar aquela refeição dos deuses. Há quem não abra mão, por exemplo, de se alimentar de uma maneira saudável, mesmo em viagem. Ou há quem também goste de dar uma pausa nas gordices e comer algo mais leve. Hoje, listo para vocês 7 restaurantes que são ótimas opções para quem procura por opções mais leves e saudáveis. De quebra, todos eles contam com preços acessíveis.

Uma das melhores opções para uma refeição saudável é escolher uma salada. Aqui em Nova York, é muito comum as pessoas comerem saladas na hora do almoço. A maioria das pessoas pode até torcer o nariz para a ideia – “mas só uma salada?” – mas aqui há redes especializadas nisso, que montam saladas caprichadas, que são verdadeiras refeições. A Fresh & Co é uma delas. As saladas incluem sempre um mix de folhas, legumes e proteína (frango, carne) e há tanto o menu fixo, com muitas variedades, como também a opção de você montar a sua, escolhendo os ingredientes. O preço das saladas varia de U$8 a U$10, em porções muito bem servidas. A rede Fresh & Co ainda conta com sanduíches e sopas, além de opções de café da manhã, como aveia e sucos. Ainda para o almoço, há as quinoa bowls, um mix de quinoa quentinha com ingredientes deliciosos, por U$8, numa porção que sustenta pra caramba, e também as refeições completas, com uma proteína (frango, carne, salmão) + 3 acompanhamentos (arroz, milho, legumes, etc), por U$12 em média.

Endereços: 1260 Lexington Ave / 127 E 60th st (Bloomingdale’s) / 45 W 57th St / 1211 6th Ave (Rockfeller Center) / 309 Madison Ave (Grand Central) / 1359 Broadway / 127 4th Ave / 569 Lexington Ave / 42 Broadway / 58 E 8th Street / 729 Broadway / 363 7th Ave / 425 Park Ave S / 475 Lexington ave. 

Se você gostou do conceito de salada, lembre-se que em Nova York ainda há outras redes especializadas nisso, como a Sweet Green, a Just Salad e a Chop’t. Clique em cada uma para conferir os endereços. Certamente, sempre haverá uma unidade dessas redes perto de você. 

Vegetarianos e veganos não tem do que reclamar: neste quesito, Nova York está cheia de restaurantes legais. Sempre digo que a cidade é um lugar bacana para quem segue uma alimentação diferente ou tem alguma restrição alimentar. O by CHLOE é um restaurante vegano comandado pela premiada chef Chloe Coscarelli, vegana há 10 anos, e escritora de vários livros. Desde que abriu, no ano passado, tem sido a sensação na cidade, com filas constantes e muitos elogios. O local não é grande e não tem nada de pompa: você faz seu pedido no caixa e aguarda. O menu inclui burgers, sanduíches e saladas, tudo vegano e saudável, feito com ingredientes frescos. A “batata frita” não é frita em óleo e sim no processo de Air Fryer. Os burgers são feitos à base de ingredientes como quinoa, feijão, lentilha e chia. As saladas são servidas em porções bem generosas. Os preços variam de U$8 a U$10. Além disso, há também cookies e cupcakes, alguns até sem glúten.

Endereços:  185 Bleecker St / 60 W 22nd St. 

Com ingredientes locais e da estação, o Roast Kitchen conta com um menu cujos destaques são as duas variedades de bowls. Os Roast Bowls levam grãos (arroz, quinoa, farro) com um mix de legumes e folhas e você pode acrescentar proteínas como carne, frango ou porco.  Os Salad Bowls, como o nome sugere, são as saladas, que também mesclam folhas, legumes e uma proteína, caso desejado. Os valores variam de U$8 a U$13. Você também pode fazer seu próprio bowl, Roast ou Salad, a partir de U$7,50.

Endereços: 199 Water Street / 423 Madison Avenue / 58 East 56th Street / 740 7th Ave / 120 University Place/ 870 Broadway / 520 8th Avenue.


Tem sempre algum brasileiro que chega aqui em Nova York e pergunta sobre restaurantes com buffet a quilo. É bom deixar claro que essa não é uma opção comum na cidade, ok? Não é tão fácil encontrar restaurantes aqui com esse sistema. Mas, há algumas opções e, olha que bacana, uma delas é saudável. O Whole Foods, supermercado com endereços espalhados por toda a cidade – e país – tem um buffet a quilo e, o melhor, com opções saudáveis. Há uma infinidade de folhas e vegetais, além de grãos e proteínas e você se serve com o que deseja e pesa. O preço é de U$5,99 por 400g. Aliás, vale lembrar que o Whole Foods é um mercado com um apelo saudável e conta com várias opções de lanches e comidinhas saudáves. Não é um dos mercados mais baratos, é bom deixar claro.

Endereços:   270 Greenwich Street / 95 East Houston St / 4 Union Square South / 250 7th Ave / 87th St & Lexington Avenue / – Brooklyn- Third And 3rd / 238 Bedford Ave.

O Dig Inn é outra ótima opção para um prato de comida completo e com preço acessível. Os ingredientes vêm de fazendas locais e são oferecidos conforme a estação. Você monta o seu próprio MarketPlate. Primeiro, escolhe uma proteína (almondêgas, peru, frango, salmão, tofu), depois opta por um grão ou folha (arroz integral clássico, arroz integral com tomate, etc) e mais 3 acompanhamentos (batata doce, cenoura, couve, maçã, couve-flor). Esses pratos variam de U$8 a U$12 (depende da proteína que você escolher). O Dig Inn também serve sopas.

Endereços:  16 East 23rd Street  / 17 East 17th Street / 80 Broad Street / 1178 Broadway / 2884 Broadway / 350 Hudson Street / 150 East 52nd Street / 275 Madison Ave / 40 West 55th Street / 80 Pine Street / Brookfield Place 225 Liberty Street.

O nome Pret a Manger é um termo francês similar a “pronto pra comer”, e ao mesmo tempo um trocadilho com “pret à porter” que significa pronto para usar. Ou seja, aqui é o lugar perfeito para quem está com pressa. As opções da rede Pret a Manger incluem sanduíches, sopas, wraps e saladas. Tudo feito com ingredientes naturais em porções fresquinhas. O Pret a Manger também é um bom lugar para café da manhã – tem bagel, omelete, brioches, sucos, café, iogurtes e aveia. Os preços variam de U$4 a U$10, em média.

Endereços:  são mais de 20 endereços em Nova York – clique aqui e confira todos. 

O The Little Beet, assim como outras redes citadas neste post, também preza por ingredientes frescos, da estação, de origem local. Uma das opções clássicas é montar seu próprio prato – você escolhe uma proteína (frango, carne, salmão, tofu e vegano), e acompanhamentos quentes e frios (couve, batata doce, quinoa, lentilha, etc). Outro destaque da rede fica por conta dos Rolls, que são como sushis, mas em tamanhos generosos (como o de um burrito). Há opções com salmão, frango e tofu. O restaurante tem ainda os bowls, que mesclam grãos com folhas, legumes e proteínas. Os preços variam de U$8 a U$16.

Endereços: 135 W 50th St / 320 Park Avenue / 1140 Broadway / The Pensy –  2 Pennsylvania Plaza.

Gostaram do post? Vale lembrar que todos os restaurantes citados contam com opções vegetarianas e veganas. No site de cada um deles é possível conferir o menu completo. Obviamente, Nova York conta com mais inúmeros restaurantes com comida saudável. Minha dica de sempre é: baixe apps como o Foursquare e Yelp para pesquisar mais lugares como estes (você pode buscar por salads, vegan, vegetarian, healthy – palavras-chave!)

banner face


4 Comentários

    1. LAURA ESSES PREÇOS ESTÃO CORRETOS? O PRET A MANGER TEM ESSE PREÇO DE U$8,00 em um suco! Estive ai em Maio e achei tudo muito caro!

Leave a Response