Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Street art em NY: dois projetos para conferir no Queens!

Eu adoro street art e, se você também pertence a esse grupo, Nova York é um prato cheio neste quesito. Acho o máximo como esse tipo de arte pode transformar completamente um lugar. É uma forma de expressão e de atitude. Gosto de ver a criatividade estampada numa esquina, numa porta, numa parede alta, numa janela. De quebra, street arts sempre rendem ótimas fotos. Eu já falei aqui no blog sobre a The Bushwick Collective, um projeto bem bacana de Bushwick, no Brooklyn. Há alguns dias, fui dar uma volta no Queens com uma amiga para conferir de perto mais dois projetos super bacanas de street art: Top to Bottom e Welling Court Mural Project.

O projeto Top to Bottom é um mural público que fica no sul da Queensboro Bridge, em Long Island City, além de ser um laboratório criativo da comunidade. Sob a direção criativa de James P. Quinn, as pinturas tomam as paredes  de um prédio/galpão enorme. 50 artistas locais e também internacionais transformaram o local com cores vibrantes e muita criatividade. A parte mais bacana é que o trabalho de street art também toma o rooftop do prédio – e nem preciso dizer que a vista é espetacular, certo? Não esqueça de contornar o prédio todo para visualizar todas artes – e lembre-se de olhar pra cima e também entrar e subir pelas escadas para chegar ao rooftop. Uma das pinturas é assinada pelo brasileiro Binho Ribeiro – quando passar lá, é só procurar a coruja que está acima da arte que aparece na primeira foto da montagem.

Endereço: 43-01 21st St – Queens. Use as linhas E ou M, desça na Court Square-23 Street Station. Da estação ao mural, são 5 minutos caminhando.

Welling Court Mural Project fica em Astoria. O projeto começou quando, em 2009,  os moradores da comunidade de Welling Court entraram em contato com a Ad Hoc Art, uma casa de design conhecida por suas ideias fora da caixa e seu trabalho de arte culturalmente relevante. A comunidade queria trazer algo cultural para a vizinhança. A região fica próxima ao Astoria Park e seus vários galpões com tijolo à vista e portas de aço tornaram-se espaços privilegiados para street art. Em maio de 2010, o projeto foi inaugurado, com 44 artes. Desde então, a coleção cresceu e conta com 80 artistas e mais de 120 pinturas. Artistas de todas as partes do mundo participam do Welling Court Mural Project. Fiquei encantada com a quantidade de murais e com a beleza de cada um. A região é bem tranquila, residencial – e me lembrou muito Bushwick.  As artes estão pela Welling Court e 30th Ave. O bacana é explorar bem a área, conferindo as ruas parelelas, pois há muito a ser visto – e não esqueça de olhar para todos os lados

Endereço: 11-98 Welling Ct.  Use as linhas N ou Q e desça na estação 30 Av. Para chegar à região do projeto, você pode caminhar (cerca de 10 a 15 minutos) ou pegar um ônibus (Q18 ou Q102). Se resolver conferir os dois projetos no mesmo dia, pegue o ônibus Q69 (o ponto é do lado do prédio do Top to Botton) até a 30th Ave.

banner face


Leave a Response