Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
turismo

Liberty Park: o novo parque elevado de Nova York

Confesso: não sou uma das maiores fãs do High Line Park. A ideia é bem bacana, o projeto arquitetônico é interessante. Vale dar um passeio e tal, mas, na minha opinião, não é algo extraordinário, sabem? Mas, questão de opinião. Há quem ame o local e ache que seja um passeio imperdível. Bom, foi por isso que eu não fiquei muito animada com a inauguração do Liberty Park, há cerca de duas semanas. Não, ele não foi construído em cima de uma linha antiga de metrô, mas a ideia é a mesma: um parque elevado. Localizado ao lado do One World Trade Center e do 9/11 Memorial, o Liberty Park incrementa ainda mais a região do Financial District, que tem apresentado novidades constantes. Como não dá para falar sem conhecer, passei pelo parque um dia depois da inauguração para conferir de perto e fazer um post para vocês.

Não se trata de um parque muito grande – você leva cerca de cinco minutos para percorrer todo o local. A área comporta até 750 pessoas e conta com 19 canteiros com árvores, flores e outras plantas. O parque vertical custou cerca de 50 milhões de dólares e ainda não foi totalmente concluído, pois um santuário ortodoxo grego será aberto dentro do parque, substituindo Igreja Ortodoxa St. Nicholas. Quando concluído, o santuário vai incrementar a beleza do local com sua arquitetura. O parque também conta com um símbolo do patriotismo americano: uma escultura de um soldado em bronze. Batizada de “America’s Response Monument,” é uma comemoração dos primeiros dias da guerra do Afeganistão e conta com aço dos destroços das Torres Gêmeas.

Além da vista para o One World Trade Center e para o memorial, o Liberty Park tem um acesso elevado para o Brookfield Place, bem ali pertinho. A estrutura do parque conta com vários lugares para sentar e eu achei o lugar bem silencioso, bom para descansar e dar uma pausa nessa loucura que é Nova York. Como a região do One World Trade Center está no roteiro de praticamente todo mundo que viaja pra cá, é claro que vale dar uma passadinha pelo parque, que fica entre Greenwich Street e a Trinity Place.


Leave a Response