Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomiaturismo

La vie est belle – spots franceses em Nova York

Quem conhece Paris? Quem já esteve em algum local da França? A Europa tem seus encantos, não dá pra negar, e a França está cheia de lugares lindos. A capital francesa é uma das cidades mais visitadas do mundo, com suas ruas charmosas e sua linda arquitetura. Paris era uma das cidades que eu sonhava visitar – e já tive a oportunidade de estar lá duas vezes. Não acho que eu moraria lá – é, devo estar mal acostumada ao estilo de vida frenético de Nova York. Mas, outro dia, depois de um episódio de Sex and the City, eu me peguei pensando como a Big Apple tem vários spots franceses – cafés, restaurantes, lojas e por aí vai. Listei alguns deles e adicionei mais algumas sugestões feitas pela Juliana Goskes. A Ju é leitora do blog e amiga que já morou um bom tempo em Paris e agora está aqui em Nova York. Ou seja, ela tem conhecimento de causa dos dois lugares e me ajudou nesta curadoria. Obrigada, Ju!

Primeiramente, não tinha como começar o post sem falar da Ladurée! A casa é especializada em macarons de vários sabores – o doce é típico da França. Em Nova York, a marca conta com dois endereços. Um no Soho (398 West Broadway) e outra no Upper East Side (864 Madison Avenue). A unidade do SoHo também conta com um restaurante – e, nos meses mais quentes, tem até uma área externa. A decoração é um capricho só.

Mille-Feuille Bakery pertence a Olivier Dessyn e sua esposa. Em Paris, Olivier era engenheiro de software, mas sempre teve uma paixão por gastronomia. Um dia, ele decidiu se especializar e, depois de se apaixonar por Nova York durante um período de férias, escolheu a cidade para abrir seu negócio. Em menos de 18 meses, devido ao sucesso e a elogios de veículos como o New York Times, a rede expandiu sua cozinha no West Village e hoje conta com outro endereço também no Upper West Side. Além de tortas francesas e outras delícias, o local se destaca pelo croissant. Endereços: 552 Laguardia Pl / 2175 Broadway.

Le District é um espaço gastronômico francês que fica dentro do Brookfield Place e conta com restaurantes, café, creperia… Um ambiente que proporciona uma experiência gastronômica bem interessante. Além disso, dá pra comprar algumas coisinhas por lá (pães, condimentos…). Logo na entrada, a parte de biscoitos e doces já enche os olhos – trata-se da  La Cure Gourmande, uma rede do sul da França, que tem 6 endereços em Paris além de estar distribuída pela França. 200 Vesey St. Tem um post aqui no blog sobre o Brookfield Place e também um vídeo.

Talvez você já tenha ouvido falar da rede Amorino – sim a marca pertence a italianos, mas a é francesa, produzida em Orly, e a primeira loja foi em Paris, na Ile-de-Saint-Louis. São sorvetes deliciosos e o destaque fica por conta das casquinhas, servidas em formato de flor. Tem como não amar? São 4 endereços em Manhattan: 60 University Pl / 162 8th Ave / 414 Amsterdam Ave / 721 8th Ave).

A Diptyque é uma perfumaria francesa. Além de perfumes, a marca conta com velas perfumadas de luxo (super famosas), fragrâncias para casa e uma linha de cuidados com o corpo. A Diptyque existe desde 1961 e suas fragrâncias são nada óbvias. Os perfumes estão disponíveis em uma enorme variedade – eau de toilette, eau de parfum, solid parfums, roll-ons. Certamente, uma loja que proporciona, no mínimo, uma experiência olfativa interessante. São 5 lojas próprias em Nova York: 1 Grand Central Terminal / 377 Bleecker Street / 971 Madison Avenue / 31 Prince Street / 10 Columbus Circle, #112.

No consulado francês você encontra a Livraria Albertine, que é uma livraria dedicada a autores francófonos. O local vende livros  em francês e em inglês. Para quem fala francês ou está estudando o idioma, certamente é um bom lugar! Além disso, o local promove eventos bem interessantes – você pode conferir a agenda aqui.  Endereço: 972 Fifth Avenue (at 79th Street).

O Arco localizado no Washington Square Park é feito de mármore e foi construído em 1892 para celebrar o centenário de George Washington como presidente dos Estados Unidos em 1789 e marca o término da Quinta Avenida. Seu design foi inspirado no Arco do Triunfo, que fica em Paris.

Inaugurado em 1948, o The Paris Theatre conta com 586 lugares e é uma das casas de arte mais antigas dos Estados Unidos. Inaugurado pela Pathe Cinema, o local começou exibindo filmes franceses – o que continua fazendo até hoje juntamente com a exibição de alguns filmes estrangeiros. Para ver a programação, clique aqui. Endereço: 4 W. 58th St.

O French Institute Alliance Française tem como missão criar e oferecer aos novaiorquinos programas inovadores e únicos que explorem a diversidade e a riqueza da cultura francesa. Há exibição de filmes, degustação de vinhos e, claro, aulas de francês. Para conferir mais, é só clicar aqui. Endereço: 22 East 60th Street.

A Sezane é uma marca francesa pela qual sou apaixonada. As peças  levam tecidos nobres como seda, cashmere e lã. Além das roupas, há também calçados e acessórios. Os itens são produzidas em países como Itália, França, Portugal, Espanha e Brasil. A missão da marca é: oferecer os mais belos designs a um preço justo. A Sézane foi a primeira marca de moda francesa a se lançar 100% online. Quanto às roupas, o estilo é super clássico, com peças elegantes e atemporais, com todo aquele charme francês. Endereço: 254 Elizabeth St.

O La Grande Boucherie um restaurante francês localizado em Midtown – mas é muito mais que isso sabe? O ambiente, a decor, a música: tudo vai fazer você se sentir transportado para Paris! É como um pedacinho de Paris no meio de NYC! O menu inclui pratos clássicos deliciosos franceses, tem uma carta de vinhos enorme e também drinks. Definitivamente um lugar super especial. Veja os menus no site. Endereço: 145 W 53rd St.

Bem, pra encerrar, vamos falar de Little Paris. Vocês sabem que Nova York é cheia de bairros que representam a cultura de vários países né – tal como acontece em Little Italy, Astoria e Chinatown. Em 2022, um grupo de empresários franceses decidiu mostrar o próprio enclave da cultura francesa de Nova York ao batizar a Center Street em Nolita/SoHo (entre Broome e Grand St.) de “Little Paris”. Alguns dos locais que você encontra por lá:

  • Coucou – escola de francês fundada originalmente em Nova York oferece uma ampla variedade de aulas e workshops para estudantes adultos de todos os níveis de proficiência em francês. Além de aulas particulares e em grupo, há também workshops. Clique aqui e confira. Endereço: 253 Centre Street.
  • Maman – com vários endereços na cidade, esse café francês tem uma decor super fofa e um menu cheio de gostosuras, como croissants, é claro, e opções deliciosas para um almoço ou brunch. Endereço: 239 Center Street – há outros na cidade!
  • La Compagnie des Vins Surnaturels – esse é um Wine bar, com carta de vinhos predominantemente francesa combinada com pratos mediterrâneos. Endereço: 249 Centre St.

Gostaram do post? Quais os outros spots franceses vocês recomendam na cidade?


1 comentário

  1. Post maravilhoso, Laura, como tudo que vc nos brinda. Informações quentíssimas que guardo com muito cuidado. Quem sabe, futuramente voltarei a NY para continuar a curtir estes e outros lugares que farão da nossa viagem, uma experiência perfeita. Obrigada!

Leave a Response