gastronomiaturismo

La vie est belle – spots franceses em Nova York

Quem conhece Paris? Quem já esteve em algum local da França? A Europa tem seus encantos, não dá pra negar, e a França está cheia de lugares lindos. A capital francesa é uma das cidades mais visitadas do mundo, com suas ruas charmosas e sua linda arquitetura. Paris era uma das cidades que eu sonhava visitar – e já tive a oportunidade de estar lá duas vezes. Não acho que eu moraria lá – é, devo estar mal acostumada ao estilo de vida frenético de Nova York. Mas, outro dia, depois de um episódio de Sex and the City, eu me peguei pensando como a Big Apple tem vários spots franceses – cafés, restaurantes, lojas e por aí vai. Listei alguns deles e adicionei mais algumas sugestões  feitas pela Juliana Goskes. A Ju é leitora do blog e amiga que já morou um bom tempo em Paris e agora está aqui em Nova York. Ou seja, ela tem conhecimento de causa dos dois lugares e me ajudou nesta curadoria. Obrigada, Ju!

Primeiramente, não tinha como começar o post sem falar da Ladurée! A casa é especializada em macarons de vários sabores – o doce é típico da França. Em Nova York, a marca conta com dois endereços. Um no Soho (398 West Broadway) e outra no Upper East Side (864 Madison Avenue). A unidade do SoHo também conta com um restaurante – e, nos meses mais quentes, tem até uma área externa. A decoração é um capricho só.

Mille-Feuille Bakery pertence a Olivier Dessyn e sua esposa. Em Paris, Olivier era engenheiro de software, mas sempre teve uma paixão por gastronomia. Um dia, ele decidiu se especializar e, depois de se apaixonar por Nova York durante um período de férias, escolheu a cidade para abrir seu negócio. Em menos de 18 meses, devido ao sucesso e a elogios de veículos como o New York Times, a rede expandiu sua cozinha no West Village e hoje conta com outro endereço também no Upper West Side. Além de tortas francesas e outras delícias, o local se destaca pelo croissant. Endereços: 552 Laguardia Pl / 2175 Broadway.

Le District é um espaço gastronômico francês que fica dentro do Brookfield Place e conta com restaurantes, café, creperia… Um ambiente que proporciona uma experiência gastronômica bem interessante. Além disso, dá pra comprar algumas coisinhas por lá (pães, condimentos…). Logo na entrada, a parte de biscoitos e doces já enche os olhos – trata-se da  La Cure Gourmande, uma rede do sul da França, que tem 6 endereços em Paris além de estar distribuída pela França. 200 Vesey St. Tem um post aqui no blog sobre o Brookfield Place e também um vídeo.

Talvez você já tenha ouvido falar da rede Amorino – sim a marca pertence a italianos, mas a é francesa, produzida em Orly, e a primeira loja foi em Paris, na Ile-de-Saint-Louis. São sorvetes deliciosos e o destaque fica por conta das casquinhas, servidas em formato de flor. Tem como não amar? São 4 endereços em Manhattan: 60 University Pl / 162 8th Ave / 414 Amsterdam Ave / 721 8th Ave).

A Diptyque é uma perfumaria francesa. Além de perfumes, a marca conta com velas perfumadas de luxo (super famosas), fragrâncias para casa e uma linha de cuidados com o corpo. A Diptyque existe desde 1961 e suas fragrâncias são nada óbvias. Os perfumes estão disponíveis em uma enorme variedade – eau de toilette, eau de parfum, solid parfums, roll-ons. Certamente, uma loja que proporciona, no mínimo, uma experiência olfativa interessante. São 5 lojas próprias em Nova York: 1 Grand Central Terminal / 377 Bleecker Street / 971 Madison Avenue / 242 Mott Street / 10 Columbus Circle, #112.

No consulado francês você encontra a Livraria Albertine, que é uma livraria dedicada a autores francófonos. O local vende livros  em francês e em inglês. Para quem fala francês ou está estudando o idioma, certamente é um bom lugar! Além disso, o local promove eventos bem interessantes – você pode conferir a agenda aqui.  Endereço: 972 Fifth Avenue (at 79th Street).

O restaurante La Tarte Flambée – que conta com dois endereços em Manhattan (1750 2nd Ave. / 153 E 33rd St) é especializado em Tartes Flambées. É um prato típico da região de Alsácia, na França, que consiste basicamente em uma massa fina coberta com vários tipos de ingredientes, e flambada. No caso deste restaurante, há várias opções: bacon, mushroom e por aí vai. É muito gostoso, como uma pizza mais leve. Bom pra ir em turma e pegar vários sabores com um chopp para acompanhar. Preço: U$11 em média.

A ser realizada entre os dias 4 e 17 de julho, a French Restaurant Week foi criada em 2011 e já contou com mais de 120 restaurantes. Em parceria com o Open Table, as duas semanas especiais oferecem aos clientes a possibilidade de desfrutar de opções de menu especiais com preços fixos durante o jantar, e, em alguns casos,  almoço. Mais informações no site.

O Arco localizado no Washington Square Park é feito de mármore e foi construído em 1892 para celebrar o centenário de George Washington como presidente dos Estados Unidos em 1789 e marca o término da Quinta Avenida. Seu design foi inspirado no Arco do Triunfo, que fica em Paris.

Inaugurado em 1948, o The Paris Theatre conta com 586 lugares e é uma das casas de arte mais antigas dos Estados Unidos. Inaugurado pela Pathe Cinema, o local começou exibindo filmes franceses – o que continua fazendo até hoje juntamente com a exibição de alguns filmes estrangeiros. Para ver a programação, clique aqui. Endereço: 4 W. 58th St.

Por fim, o French Institute Alliance Française tem como missão criar e oferecer aos novaiorquinos programas inovadores e únicos que explorem a diversidade e a riqueza da cultura francesa. Há exibição de filmes, degustação de vinhos e, claro, aulas de francês. Para conferir mais, é só clicar aqui. Endereço: 22 East 60th Street.

banner face


1 comentário

  1. Post maravilhoso, Laura, como tudo que vc nos brinda. Informações quentíssimas que guardo com muito cuidado. Quem sabe, futuramente voltarei a NY para continuar a curtir estes e outros lugares que farão da nossa viagem, uma experiência perfeita. Obrigada!

Leave a Response