Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
belezaBelezaestudar

Como é estudar na Make Up For Ever Academy

Se você me acompanha pelo Instagram (@laura_peruchi) ou pelo Snapchat (lauraperuchiny), viu que semana passada eu estive fazendo um curso na Make Up For Ever Academy. Para quem não sabe, a Make Up For Ever, além de ser uma marca super conceituada no mercado de beleza, conta com uma escola profissional de maquiagem aqui em Nova York (e em outros países também). Na realidade, sua fundadora, Dany Sanz, primeiro criou a escola, e depois a marca de produtos.

O curso que eu fiz foi o Beauty & Fashion Intermediate Course, com duração de 1 semana. Esta foi uma turma especial, porque teve tradução simultânea para o português (aliás, uma menção honrosa pra Clarissa, tradutora, que arrasou) então, as minhas 17 colegas eram brasileiras, todas maquiadoras no Brasil. Eu não sou maquiadora – nem tenho pretensão de me tornar uma. Mas vocês sabem que sou uma fascinada por beleza, então, o curso foi uma oportunidade de expandir meus conhecimentos na área de maquiagem, conhecendo mais sobre produtos e técnicas. No final das contas, foi uma experiência muito enriquecedora!

O conteúdo do curso foi bem diversificado – e super intenso. Nossas aulas começavam todos os dias às 10h da manhã e seguiam até às 17h, com intervalo de 1 hora para almoço. Quem ministrou o curso foi Floriane David, francesa, amiga pessoal de Dany Sanz. Floriane tem 20 anos de experiência em maquiagem, e já trabalhou nas escolas da Make Up For Ever em Paris e Londres e ajudou na inauguração da escola em Nova York. Ela também lecionou em países como Dubai, Líbano, Tailândia, Singapura, Coreia do Sul e Austrália. Foi uma honra aprender com uma profissional tão experiente, que domina várias técnicas e entende muito dos produtos.

Dentre os tópicos abordados, aprendemos sobre correção e camuflagem de imperfeições na pele, contorno e iluminação, maquiagem para olhos acompanhando a morfologia de cada indivíduo, delineados, aplicação de cílios postiços e simetria para fazer maquiagem nos olhos – tudo com técnicas exclusivas ensinadas pela Make Up For Ever Academy. Cada aula, a professora falava um pouco sobre o tópico do dia, tirava dúvidas e fazia uma maquiagem diferente. Uma câmera é posicionada em frente à modelo e nós conseguíamos acompanhar cada passo da maquiagem por uma grande televisão no alto da parede.

A ideia é que o aluno tenha acesso às mais diversas técnicas. Vimos os mais diferentes looks – de noiva a anos 70, de contorno nos olhos à maquiagem natural. Na parte da tarde, nossa tarefa era recriar um dos looks mostrados pela professora em 1 hora e 15 minutos. Sempre trabalhávamos em duplas e a professora estava sempre por perto, orientando e dando dicas, corrigindo e falando sobre o que poderia ser melhorado. No final da semana, tivemos uma espécie de “teste”: fazer uma maquiagem com pele natural em 45 minutos. Ah, nós também ganhamos um kit da Make Up For Ever com pinceis, sombras, lápis, pó e delineador em gel. Além disso, todo mundo teve direito a 50% de desconto na compra de produtos na loja da marca – não posso afirmar se isso ocorre em todas as turmas, o desconto pode variar.

Como a minha experiência em maquiagem é praticamente zero – eu só sei o básico gente! – foi muito gostoso aprender coisas que eram completamente novas para mim. Ficava muito empolgada com cada coisinha que eu conseguia reproduzir. E sei que a conclusão geral das minhas colegas, que já trabalham na área, também foi bem boa, todo mundo curtiu e aprendeu muito. Afinal, não dá pra saber tudo né, e, em qualquer profissão, precisamos sempre buscar mais conhecimento e aprendizado. Uma coisa que ficou bem clara para mim é que não existem muitas fórmulas prontas: nem todo mundo precisa de contorno, nem todo mundo fica bem com certo tipo de delineado, e por aí vai. Muito além de escolher um produto e uma técnica, é preciso saber avaliar formatos de rosto, de olhos, tipo de pele, cores… Afinal, maquiagem é para valorizar rosto, né?

Vale lembrar que a Make Up For Ever oferece outros cursos, com diferentes tempos de duração. Neste post aqui, eu falei um pouco sobre alguns dos cursos oferecidos. A Make Up For Ever tem turmas do curso Beauty & Fashion (que eu fiz) regularmente – mas lembre-se que nestas outras turmas as aulas são em inglês. Se você quiser mais informações sobre os cursos e sobre as próximas turmas do Beauty & Fashion em português, é só entrar em contato pelo email academy@makeupforeverusa.com (há previsão de turma para outubro – nada confirmado, ok?).

No site da escola, também há informações sobre os cursos.

PS: Não teve vlog sobre o curso porque não é permitido filmar as aulas, mas vocês podem ter uma ideia da estrutura da escola assistindo ao vídeo abaixo. Além disso, estou pensando em gravar um vídeo para falar mais sobre a minha experiência na escola, o que acham? 

banner face


Leave a Response