Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
gastronomiaturismo

A verdadeira Little Italy em Nova York, no Bronx

Nova York é uma cidade tão incrível e acho que o que mais torna este lugar incrível é o fato de sempre existirem novos lugares a serem descobertos e explorados. Sim, eu também sou turista na minha cidade! Há sempre um restaurante, uma loja interessante, um museu, um bairro, uma atração. Sábado, a gente foi até o The Bronx – um dos bairros um pouco esquecidos pelos visitantes da cidade. O motivo? Conhecer a verdadeira Little Italy da cidade. Esqueça aquelas ruas do Little Italy de Manhattan, perto de Chinatown, com restaurantes onde os funcionários ficam na rua chamando clientes… se você quiser conhecer um bairro verdadeiramente italiano – e provar da gastronomia única – precisa conhecer a Little Italy do The Bronx.

Esta foi uma dica do canal Amigo Gringo – Seth Kugel é um americano que fala português e comanda um canal com dicas sobre a cidade. Ele fez alguns vídeos sobre o The Bronx e, num deles, falou especificamente sobre a tal Little Italy da região. Gostei e, desde então, cismei que tinha que conhecer – afinal, quando a propaganda é boa, a gente quer mais é conferir de perto, né? Sábado, estivemos lá e passamos um dia muito gostoso – e engordativo, diga-se de passagem.

Gerações de famílias italianas deram à área um caráter de pequena cidade, especial e exclusiva e hoje o lugar é um dos melhores destinos para comprar pães, massas, carnes, bolos, salsicha italiana e mais. A qualidade e os valores são excelentes – e um ranking recente do Zagat Survey mostrou que os leitores deram status “Best Buy” para mais lojas da Arthur Avenue (a mais famosa do bairro) do que qualquer outro bairro em New York City.

Nós seguimos o roteiro sugerido pelo vídeo do Amigo Gringo e começamos a explorar a área pelo Arthur Avenue Retail Market (2344 Arthur Avenue). O lugar é como um mercado público, com opções para comer e também para fazer compras. Não é uma área enorme, mas há um número considerável de estabelecimentos que oferecem charutos, café, carnes, frutas e legumes, produtos importados da Itália, cerveja, pizza e sanduíches.

Como estávamos com fome, escolhemos a Mike’s Deli para provar o famoso sanduíche de presunto de parma (U$12). Em tamanho muito generoso – dá para dividir com alguém tranquilamente – ele conta com várias fatias de presunto de parma e também mozzarella fresca, num pão delicioso. Confesso que quase não dei conta da minha parte! Pedimos uma cerveja italiana, Peroni – apesar das controvérsias, eu gosto desta cerveja. Mas o local conta com uma cervejaria cheia de opções locais, a The Bronx Beer Hall. Depois do sanduíche, foi a vez de experimentar a pizza do Café Al Mercato, que oferece várias opções de sabores, além de massas. Dividimos uma fatia generosa (U$4), que estava deliciosa. Sério: fazia tempo que não achava uma pizza tão gostosa!

Devidamente satisfeitos, saímos do Arthur Avenue Retail Market e fomos para a Madonia Bakery ( 2348 Arthur Ave), que fica do ladinho, para experimentar o cannoli mais famoso de Nova York. Eles são recheados no momento da compra, o que garante que a massa se mantenha crocante por mais tempo. Além do famoso cannoli, disponível em dois tamanhos, há uma infinidade de biscoitos e pães. A Madonia Bakery não tem lugar para sentar, então, pegamos nossas compras e seguimos nosso passeio.

Com nossa sacolinha de delícias da Madonia Bakery, seguimos para a Palombo Pastry Shop Cafe (601 E 187th St). Tomamos um capuccino delicioso (U$4 cada – os cafés são da marca italiana Lavazza) e aproveitamos para provar o tal cannoli – mas também pegamos mais uns biscoitinhos. A Palombo lembra muito as padarias brasileiras, com seus balcões cheios de tortas e sobremesas de dar água na boca. PS: INFELIZMENTE A PALOMBO FECHOU! 

Para encerrar nosso passeio, entramos na Our Lady Mount Carmel’s Church (627 E 187th St),  uma igreja católica de arquitetura maravilhosa.

Foi um dia muito bem aproveitado e eu adorei conhecer essa região do The Bronx! Recomendo muito esse passeio para quem gosta de fugir das rotas tradicionais e conhecer novos lugares. Antes que me perguntem, foi super seguro, usamos metrô e andamos muito a pé e não tivemos nenhum problema – nem nos sentimos desconfortáveis. Para chegar lá, é preciso pegar o metrô – linhas B ou D, parando na estação Fordham Rd. Da estação até o Arthur Avenue Retail Market dá cerca de 17 minutos caminhando – você pode também pegar um táxi ou ônibus (cheque no Google Maps a linha sugerida). E lembrando que Little Italy tem muito mais! No site do bairro, dá pra conferir todos os estabelecimentos e também a agenda de eventos – em  maio, por exemplo, vai rolar um Car Show, modelos clássicos e exóticos.

E, para encerrar, o vídeo do Amigo Gringo falando sobre o bairro!

banner face


Leave a Response