Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
estudarNYC

Estudando inglês em NY: Kaplan

Quando se fala em estudar inglês, há algumas escolas que tem nome forte no mercado. Uma delas é a Kaplan, escolhida pela Jéssica Serafim. Hoje é a vez dela dividir sua experiência estudando inlgês em Nova York.
Por que escolheu esta escola para estudar?
Já conhecia Nova York e decidi, primeiramente, que essa seria a minha cidade de destino. Comecei a pesquisar sobre as escolas e vi um post no blog  da Nati Vozza, o GlamforYou, contando a experiência dela na Kaplan e na cidade. Gostei bastante dos comentários dela, pesquisei outros relatos, conheci melhor a escola e o método e tomei minha decisão.
Você teve auxílio de agência ou fez tudo sozinha?
Assim que escolhi a escola, mandei uma mensagem pelo link disponível no site da Kaplan para saber mais informações a respeito. Um representante da escola (brasileiro) me ligou no mesmo dia e pacientemente tirou todas as minhas dúvidas. Fechei diretamente com ele o curso, residência e seguro saúde. Na Kaplan, funciona assim: ao fechar o curso, você paga uma taxa de matrícula de $150. O valor total a pagar (curso + hospedagem + seguro saúde) vai depender da unidade que você escolher (em Nova York, a Kaplan possui três escolas: Midtown, Empire State e Soho) e do tipo de residência (eles oferecem a opção de casa de família ou residência com quarto individual ou duplo). Esse valor total a pagar pode ser quitado até um mês antes de o curso começar, podendo ser pago via cartão de crédito ou transferência internacional. Fiz o meu pagamento por transferência internacional pelo banco Itaú e deu tudo certo! As passagens também comprei sozinha.
Qual era seu nível de inglês ao começar o curso?
Cada escola possui seu método de nivelamento. A Kaplan possui seis níveis de inglês: elementar, intermediário baixo, intermediário, intermediário alto, fluência e proficiência total em inglês. No primeiro dia de aula, que começa pela manhã e termina à tarde, o estudante participa de três testes: uma conversa com um professor da escola, um teste de gramática e audição no computador e uma redação. Com o resultado desses três testes, a escola encaixa o aluno na sua turma de nivelamento. Fiquei no nível intermediário baixo. Uma informação bacana é que o estudante só pode fazer a prova para mudança de nível após 10 semanas, o que garante a eficácia do processo, ou seja, não existe sorte no nivelamento, existe conhecimento da língua.
 
Quantas horas estudava por dia?
Estudava três horas por dia, de segunda a sexta. Com essa carga horária, o estudante consegue fazer o curso com o visto de turista, não sendo necessária toda a burocracia para retirar um visto de estudante.
Quanto tempo durou seu curso?
Os cursos na Kaplan são divididos em semanas, sendo que toda segunda-feira entram alunos novos na escola. O aluno deve ficar no mínimo 2 semanas. Optei por ficar 4 semanas.
Como eram as aulas?
Fiquei em duas turmas durante minha experiência na Kaplan. Na primeira semana estudei à tarde, no horário das 13 às 17 horas. Solicitei a mudança para o turno da manhã e nas três semanas seguintes, estudei de manhã, no horário das 8h30 às 11h30. Em ambas as turmas, percebi que o método utilizado nas aulas era bastante padronizado. Os professores usam diversos textos, jogos e dinâmicas. É terminantemente proibido falar outra língua dentro da escola que não seja o inglês. Sexta-feira era dia de assistirmos filmes em inglês com legendas em inglês, o que era um grande desafio.
Como era o material didático?
Após o nivelamento no primeiro dia de aula, cada aluno recebe uma apostila de acordo com o seu nível de inglês. Infelizmente, nas duas turmas que eu passei, essa apostila não foi utilizada. Os professores utilizavam em seus aulas cópias de um outro livro, que julgavam mais pertinentes. Apesar de a apostila oficial não ser utilizada, achei bem completo o material disponibilizado nas aulas.
Que nota daria para a escola, no geral?
Daria nota 9 para a escola.
O que mais gostou?
O que eu mais gostei não faz parte da escola em si, mas sim da residência estudantil na qual ela oferece. A escola possui dois andares no New Yorker Hotel (34th, 8 Av), onde são disponibilizados quartos para os seus estudantes. Fiquei em um quarto individual que possuia cama, escrivaninha, frigobar, um pequeno closet e banheiro privativo com banheira. O quarto em si é bastante simples, mas a localização da residência é perfeita! Há um metrô bem na esquina, é perto de tudo. Recomendo muito esse local para hospedagem durante o curso.
 
O que poderia ser melhor?
Visto que a escola oferece uma apostila de acordo com o nível de inglês do estudante, penso que essa apostila deveria ser melhor utilizada. Não faz sentido os professores utilizarem outros materiais se a escola oferece o seu próprio material.
Recomenda a escola? 
Minha experiência foi bastante satisfatória, tanto que retornarei em outubro para mais 4 semanas de curso. Recomendo bastante!
 
De que maneira você avalia seu aprendizado depois das aulas?
Não pense que em 4 semanas de curso você sairá falando fluentemente inglês, por mais que exista estudo e dedicação. Considero que o período que fiquei foi curto, mas satisfatório para as minhas expectativas. Melhorei demais a pronúncia das palavras que já constavam em meu vocabulário e aprendi muitas palavras novas. Resumindo, 4 semanas serviram para melhorar bastante o que eu já sabia, não para sair falando fluentemente a língua. Recomendaria pelo menos 4 meses para adquirir um proficiência bacana.

Leave a Response