Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
belezaBelezaNYC

Aula de make na Sephora: aprendendo mais sobre base

Eu sou muito apaixonada por cosméticos e maquiagem. Antes de vir morar em New York, tive que desapegar de muita coisa – e muita coisa que nem usava. Tipo? 345968 cores de sombras – ok, exagerei no número, mas o fato é que eu adorava comprar sombras de todas as cores e depois nunca usava. Ou quando usava, mal sabia aproveitar o potencial delas. Uma das minhas resoluções para 2014 era aprender algumas técnicas de make, pra poder pelo menos mandar bem num pretinho esfumado. Ok, estamos em outubro, eu sei, mas nunca é tarde pra gente tirar os planos do papel, né? Faz pouco tempo que descobri que as lojas da Sephora aqui nos EUA oferecem Beauty classes gratuitas. Depois que voltei do Brasil, tratei de conferir como estava a programação e de cara já me inscrevi em três. Uma rolou na última quarta e era sobre bases! Como algumas meninas pediram, cá estou para passar algumas dicas que aprendi lá!
Bom, tiveram aquelas dicas clichê, que todo mundo sabe – ou deveria saber – e também algumas que eu não sabia. Primeiramente, nunca é demais lembrar que antes de qualquer maquiagem é preciso ter uma pele bem preparada. Isso envolve limpeza e hidratação. E não esqueça a área dos olhos, que merece um creme específico. Dica: use sempre o dedo anelar para aplicar o produto nesta região, é o dedo mais delicado, digamos assim, já que a pele ali é super fina. 
Outra dica mega importante: primer! Antes novidade – ou modinha – o primer agora é item essencial para preparar uma boa pele. A camada aplicada deve ser única e fina e é importante sempre esperar o produto “secar” no rosto (vale para o hidratante também!) antes e partir pra próxima etapa. O primer ajuda a diminuir o tamanho dos poros, segurar a make e proteger a pele. Sim, é como uma “barreira” entre a pele e o reboco – hahahah. Ah, BB Cream ou CC Cream também podem ter essa função.
Agora, a base, tema central da aula! Vocês sabem que hoje há uma variedade de produtos no mercado, né? Mas antes de sair se empolgando com tudo, é ideal descobrir aquela que é mais indicada para você: líquida? Cremosa? Em pó? Que tipo de pele você tem? Se ela é oleosa, é bom investir num produto com acabamento mate. Quem tem a cútis seca pode optar por uma mais hidratante. 
Na hora de aplicar, esqueça os dedos! Opte por um pincel adequado (os achatados são os melhores, como o da foto acima). As esponjinhas são sensação no momento, mas vale lembrar que a vida útil delas é menor! Comece a aplicação sempre do centro do rosto para fora, com pequenas quantidades. Tem uma área que precisa de mais cobertura? Aplique mais base no local com batidinhas leves, fazendo movimentos pontilhados usando o pincel – sempre com o cuidado para que ele não remova o produto já aplicado. Para facilitar a aplicação da base líquida, coloque um pouco de produto no dorso da mão. 
E o corretivo? Tá aí algo que eu não sabia. Ele pode ser aplicado tanto antes como depois da base. Se for antes, dá um acabamento mais natural. Se for depois, o resultado é mais iluminado. Coloque um pouco de produto no dorso da mão e com pincel de corretivo ou com os dedos, aplique na área com leves batidinhas, construindo camadas leves. Essa técnica ajuda a minimizar a textura. Depois disso, você pode terminar a make com pó: passe o pincel no produto, tire o excesso e aplique no rosto. Finalizar a maquiagem assim é um truque usado pelos profissionais para ajudar na duração da make, construindo mais uma camada de cobertura com um produto seco. 
Agora, uma das partes que pra mim foi mais bacana: os produtos que usamos. Claro que tudo na Sephora dá pra ser testado, mas como fizemos a preparação da pele completa, deu pra sentir qual é a vantagem de cada um. No meu caso, por causa da pele oleosa, fiquei com a famosa base HD da Make Up For Ever e querem saber? Decepção. Tem boa cobertura, acabamento natural, mas não durou nada na minha pele. Já o corretivo líquido (consistente!) da Nars foi uma agradável surpresa, já estou querendo um. Ótima cobertura, bom de aplicar. O pó translúcido também passou pelo meu aval – hahahah – é bom para dar um acabamento natural sem pesar. Quanto à esponjinha, já tinha uma versão genérica dela, mas agora aprendi como usá-la do jeito certo: a gente usa para aplicar a base com leves batidinhas, nunca esfregando no rosto. 
Gostaram? Já dei a dica no Instagram, mas deixo aqui: há aulas gratuitas em todas as unidades da Sephora em NY (e outros locais dos EUA). Para saber mais, é só clicar aqui e conferir. Quem sabe você faz uma aulinha durante sua estadia na cidade?

1 comentário

  1. Amei o post, Laurinha! Fico meio assim de aplicar uma tonelada de produtos na cara (hidratante, primer, base, corretivo, pó). Confesso que dou uma simplificada no processo, hehehe… E agora tenho que aprender a não exagerar nas camadas – acho difícil! Vou sugerir um post: dicas sobre pincéis BÃOS, tô precisando dar uma renovada nos meus. Mas quero comprá-los aí! <3

Leave a Response