Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
lifestyleNYC

Sobre a arte da procrastinação…

Esta semana me vi surpreendida pelo pedido de uma amiga: ela queria saber como eu arranjava concentração para escrever os posts para o blog, sem desfocar… E digo surpreendida porque eu não me considero um bom exemplo e também não sei se há fórmulas prontas. Mas tá. Antes de começar a me arrumar para um compromisso, resolvi sentar aqui e começar a colocar algumas ideias num post – antes que eu desvie pro Facebook, Instagram ou fique fazendo a minha próxima lista de comprinhas. Porque né, vamos combinar, quem nunca sofreu de procrastinação? É, estou falando daquela voz suave e doce que te manda assistir TV ao invés de ler aquele livro importante ou abrir o Youtube ao invés de terminar aquele relatório. Confessa, vai. 
Assim, na realidade, eu acho que sou uma pessoa bem privilegiada – em alguns aspectos, que fique claro. Eu faço meus horários, trabalho em casa – coisa que todo mundo acha que é moleza. Já recebi emails de gente meio desesperada, que queria saber como poderia trabalhar em casa também. Fato é que não existe fórmula, né gente? Depende da carreira, da profissão, das circunstâncias e o mais importante: não acontece da noite pro dia nem é sinônimo de sucesso. Engraçado que todo mundo acha que o povo que trabalha em casa tem vida mansa e vive coçando… Quem dera! Mas tá, isso é assunto pra outro post… Aliás, querem que eu escreva sobre esse assunto? Contem aí.
Voltando ao tópico – olha o desfoque! – por eu ser dona do meu negócio, digamos assim, acabo tendo um horário bem flexível, que me permitiria ir à academia às 14 horas quando desse vontade – nossa, de repente deu uma vontade de malhar!  HAHAHAHAHAHA ok, passou – ou sair pra dar uma volta no meio da manhã. Porém, o fato é que eu costumo ter meio que um mantra, que minha mãe me ensinou ainda quando eu era criança e eu lembro até hoje, pois pendurava um bilhetinho na porta do armário pra não esquecer: primeiro o dever, depois o prazer. O não fazer nada, as atividades relax, as voltinhas sem compromisso: tudo isso nunca é legal o suficiente se eu não terminei as minhas atividades obrigatórias primeiro. Horários flexíveis são ótimos, mas não quer dizer que isso não vá te exigir trabalhar três períodos direto ou até mesmo nos fins de semana.
Ok, mantra é mantra. E não quer dizer que funcione sempre. Eu também costumo acreditar que quando mais tempo se tem, menos coisa se faz. E tô pra dizer que essa é uma verdade – pelo menos pra mim, tem sido. Houve um tempo, não muito distante nesta minha breve vida, em que eu fazia muita coisa. Ao olhar pra trás, fico me questionando como dava conta de trabalhar fora, atender clientes, cuidar de um blog, frequentar a pós-graduação e ainda fazer aulas de inglês, espanhol e francês. Sim. Tudo isso. Mas, depois de um momento, eu reflito e vejo que não era tudo que eu executava com sucesso: as tarefas de francês eram feitas às pressas e hoje mal me recordo de algumas frases. Ou seja, fazer várias coisas ao mesmo tempo nem sempre significa eficiência!
Se eu analisar minha vida hoje, posso dizer que tenho muito mais tempo e, apesar de dar conta do trabalho, do blog, do inglês e da academia, ainda não consegui me organizar o bastante para estudar espanhol e ler mais. Fica aquela coisinha dentro da sua cabeça dizendo: “já passou o prazo de voltar a estudar espanhol, Laura. Já é agosto. Não adianta fazer lista de resoluções no começo do ano só pra bonito”. Ao mesmo tempo, a pilha de revistas vai aumentando, a de livros também. As ideias pipocam na cabeça. “Eu podia fazer isso. Podia fazer aquilo. E se eu começasse assim? E se fizesse isso?”. AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Daí agora, falando em lista de resoluções, fui abrir meu documento no Word no qual escrevi algumas metas para este ano e até que fiquei surpresa. Não é que já cumpri várias delas?
– Colocar o Linkedin em inglês – check!
–  Melhorar inglês – check e em andamento, sempre!
– Fazer um curso na área de moda – check, e quero mais.
– Melhorar habilidades de maquiagem – quase, aulinhas de make na Sephora agendadas.
Ok, não vou colocar aqui o que eu não cumpri, porque quero ter uma visão otimista da coisa, hehe. Mas, vamos lá, depois de todo esse discurso, qual a conclusão? Continuo achando que não há muitas fórmulas prontas, mas uma boa dose de organização e boa vontade sempre te ajuda a cumprir suas tarefas. Que seja escrever um post ou se dedicar mais aos estudos. Acho que a gente tem que se desviar daquilo que nos distrai (por exemplo, fechar a aba do Facebook e desligar a Wifi do smartphone, que tal?). Também acho que ajuda muito escrever as metas/objetivos no papel. Jamais confie apenas na sua memória. Parece que quando você escreve, de alguma maneira já é algum passo para começar a concretizar. Pelo menos comigo é assim. E deixar essas metas à vista é importante – toda vez que você olhar vai se lembrar. Isso vai te “incomodar” de algum um jeito, mas de um jeito bom, que vai fazer com que você se esforce para cumprir e colocar um “check” do lado. Mas, não comemore tão cedo, viu?  Haha, é quase certo que quando você cumprir aquelas metas, já terá criado outras resoluções… né? Ah, e tem outra coisa… não adianta criar metas impossíveis ou querer fazer dez coisas ao mesmo tempo. Acho que a gente também tem que aprender a ter serenidade e paciência. Afinal, não dá pra abraçar o mundo, né? 
Só pra vocês terem ideia, comecei a escrever este post na quarta e terminei só hoje. É, não tá fácil… Mas, comentem aí, vocês costumam sofrer deste mal? Hehehe

1 comentário

  1. Laura, vou te contar que eu não sou dona do negócio, mas também trabalho em casa… com a empresa dentro dela, e o pessoal acha que é mole… aham, senta lá.
    Mas esta certo que tenho algumas "regalias", mas que acredito que hoje em dia, quem trabalha para outras pessoas, não resolva com uma boa conversa para fazer coisas pessoais também.

    Enfim, eu ando procrastinando muitas coisas neste ano, mas ao mesmo tempo reflito e vejo que não. hahaha
    A arte de anotar as coisas que quero fazer ainda é um aprendizado diário.
    Adorei o post Laurinha, e a mudança do blog também!!!

    Beijoooss

Leave a Response