Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
estudarModa

Estudando moda em Nova York – curso no FIT!

Do momento em que eu soube que viria morar em Nova York, uma das certezas que eu tinha é que eu iria fazer um curso de moda aqui! Vocês sabem que a cidade respira moda, é fonte de pesquisa de tendências, sede de uma fashion week famosa, cheia de lojas interessantes… Enfim, quem está envolvido nesta área, sabe que se trata de um bom destino para complementar seus conhecimentos!
Já tinha ouvido e lido muito a respeito do FIT – Fashion Institute of Technology e sobre seus cursos. A instituição é bem renomada por aqui e conta tanto com cursos de graduação e outros cursos de curta duração. Minha primeira intenção era fazer cursos de extensão, conhecidos como Continuing Education, que têm aulas semanais e duram de 1 a 2 meses. Há vários cursos: Consultoria de imagem, Fashion Stylist, Planejamento de eventos, por preços super especiais (cerca de U$300). Mas como eu tinha viagem marcada para o Brasil em maio, não consegui fazer nenhum. Porém, pesquisando sobre a instituição e as possibilidades, descobri o ESL – Fashion Business Program. É um curso que acontece anualmente, no verão, e dura em média 3 semanas. Acaba sendo uma ótima oportunidade para quem pensa em vir pra cá estudar e tem pouco tempo!
Mas, afinal, como funciona esse Fashion Business Program? Durante três semanas, você tem aulas todos os dias, de manhã e à tarde. Durante a manhã, das 9 ao meio-dia, são aulas de inglês – ótimo para incrementar o idioma. Os alunos são divididos conforme a fluência, ou seja, rola aquele teste de nivelamento básico para saber como anda seu inglês. À tarde, das 13h30 às 16h30, rolam as aulas de moda. E aí há 5 linhas de estudos, que o aluno opta na hora de se matricular: Fashion Design, Fashion Merchandising, Fashion Promotion:: Advertising, Fashion Styling, and Social Media, Fashion Trend Forecasting e Global Fashion Business Marketing. As três primeiras opções são mais “livres” digamos assim – não há nenhuma exigência na hora da matrícula. Já no caso dos cursos de Fashion Trend Forecasting e Global Fashion Business Marketing era necessário enviar um currículo e uma carta/resumo explicando sua experiência na área de moda.
Como estou muito interessada na área de pesquisa de tendências, escolhi a área de Fashion Trend Forecasting, com um pouco de receio de não ter meu currículo aprovado – sei lá, a gente vê que precisa mandar esses documentos e fica meio insegura, né? Mas, para minha felicidade, a resposta veio rapidamente e fui aceita! EEEEEE! E o curso começa hoje – enquanto vocês leem este post, estou feliz e toda prosa no FIT em meu primeiro dia de aula! Algumas atividades já estão previstas para estas próximas semanas, como visita a museus e painel de negócios. Dá pra imaginar minha empolgação, ansiedade e nervosismo?

Pesquisei muito sobre o FIT e só li elogios e ótimos relatos sobre a experiência de quem estudou na instituição. Todo mundo fala que os cursos são muito ricos em conhecimento, os professores são ótimos, os materiais também, enfim, deve ser uma experiência maravilhosa!

Por enquanto, é isso que tenho para compartilhar sobre estudar no FIT, mas prometo que ao final do curso farei um post contando como foi.
PS: Sei que muitas de vocês devem estar se perguntando quanto custa! Veja o link para mais infos!

Leave a Response