Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
estudarNYC

Estudando inglês de graça em Nova York!

Não é pegadinha, nem propaganda enganosa: dá pra estudar inglês de graça em Nova York. Quando eu fui pesquisar a respeito, não achei nenhum site em português que explicasse mais sobre o assunto, por isso, cá estou eu, prestando este serviço à internet brasileira! Hahaha

Bom, eu já contei aqui no blog sobre o meu aprendizado de inglês e, estando aqui, óbvio que precisava aproveitar a oportunidade para aprender mais. Só que entre janeiro e fevereiro, nossa prioridade era, primeiro, encontrar apartamento, segundo, mobiliar o apartamento. As finanças ficaram um pouco apertadas e eu decidi esperar um pouco.

Foi quando a AnaLuisa comentou comigo sobre as aulas gratuitas da Biblioteca Pública de Nova York. Fiquei empolgada, pesquisei mais a respeito e para a minha surpresa, descobri mais programas para ensino de inglês gratuitos ou super acessíveis.

Vou falar do English for Speakers of Other Languages (ESOL) da New York Public Library. Há várias unidades da biblioteca espalhadas na cidade – Manhattan, Staten Island e Bronx. Como eu moro em Upper East Side, o local mais perto para mim é a Aguilar Library, que fica na 110 St. O processo para ingressar foi muito simples. Entrei em contato com a biblioteca, marcaram um teste de nivelamento e, no mesmo dia em que fiz o teste, já comecei as aulas. Não foi necessário nenhum documento, apenas preenchi um formulário com algumas informações e só. O ciclo de inverno já havia começado, mas eles não impedem ninguém de entrar no meio do curso e eu não fiquei perdida. As aulas acontecem num espaço especial da biblioteca dedicado ao ensino de inglês e minha turma tinha uns 15 alunos – esse número cresceu até o final, já que, como eu mencionei, não há restrições para ingressar.

Na minha turma, havia pessoas de todos os cantos do mundo – do Egito à China, do Japão ao México, da Espanha à República Tcheca. Essas aulas eram focadas mais em conversação, mas outras habilidades como leitura e escrita também eram exploradas. A professora, nativa, era ótima e sempre trazia algo diferente. Falamos sobre o Oscar, sobre o mês da mulher, fazíamos discussões em grupos. No final do ciclo, cada um teve que escolher um tema para apresentar um trabalho final. Podia ser um filme, um livro, um hobby, uma aventura. Escolhi falar sobre o filme “O curioso caso de Benjamin Button” e claro que pintou aquele nervoso. Mas, no fim das contas, minha primeira apresentação de trabalho em inglês foi bem bacana e eu amei a experiência.

Os encontros aconteciam duas vezes por semana, das 15 às 17 horas, mas o programa conta com aulas em todos os períodos, e em vários níveis. Além disso, por sermos alunos do programa, ainda tivemos a oportunidade de escolher mais uma aula extra semanal. Dentre as opções, havia gramática, aprendizado com músicas e cidadania americana. Escolhi a primeira e a aula acontecia toda sexta, do meio-dia às 14 horas, na St. Agnes Library, que fica no West Side.

As aulas terminaram no fim de março e o ciclo de primavera começa semana que vem. Por conta da minha pontuação no teste (que fiz de novo ao final das aulas) fui convidada a fazer as aulas de Reading and Writing, mas como estou indo ao Brasil semana que vem, vou discutir minha situação com a professora assim que voltar. O mais legal desse curso é que você pode continuar por quanto tempo quiser e também pode mudar de horário e biblioteca – de acordo com a disponibilidade de aulas, claro.

Claro que quem vem pra Nova York estudar inglês precisa dedicar mais tempo – a maioria estuda diariamente, às vezes o dia todo. Mas é uma opção para complementar os estudos, treinar e conhecer novas pessoas. E não é porque é de graça que não é bom! O pessoal leva muito a sério e é preciso ter frequência, chegar no horário, fazer as atividades.

Como se inscrever?

O primeiro passo é acessar o site da New York Public Library e escolher uma localização – Manhattan, Bronx ou Staten Island. Depois, você checa as bibliotecas e qual delas está mais perto. Antes de qualquer coisa, é preciso comparecer a uma Information Session, para poder fazer a inscrição. A página está sempre atualizada com as datas das próximas sessões. Também dá pra entrar em contato e esclarecer eventuais dúvidas pelo e-mail esol@nypl.org Não é exigida nenhuma documentação. Ou seja, não é preciso visto de estudante, porque a carga horária é baixa.

E tem mais! A New York Public Library não é a única instituição a oferecer aulas de inglês gratuitas em Nova Iorque. Abaixo, listo algumas instituições que oferecem cursos gratuitos para estrangeiros:

– New Americans Initiative | YMCA of Greater New York
– Columbia University

E instituições com cursos a preços acessíveis:

– Hunter College
– The International Center of Catholic Charities Community Services
– NY Language Center

INFORMAÇÃO IMPORTANTE!

Como recebo vários emails a respeito deste curso, decidi fazer um update e informar que esses cursos gratuitos não são de escolas de inglês, são instituições que contam com esses programas especiais, portanto NÃO OFERECEM VISTO DE ESTUDANTE.

EU NÃO ME RESPONSABILIZO POR NENHUMA INFORMAÇÃO DAS ESCOLAS AQUI CITADAS. VOCÊS PRECISAM ENTRAR EM CONTATO COM CADA INSTITUIÇÃO E TIRAR AS DÚVIDAS, NÃO TENHO NENHUM VÍNCULO COM A NEW YORK PUBLIC LIBRARY NEM QUALQUER OUTRA INSITUIÇÃO. 


32 Comentários

    1. Oi Laura,
      Que dica legal!
      Por acaso vc saber de algum lugar que oferece aula de inglês de graça ou com um preço acessível em Boston? Estou pensando passar 3 meses lá no final do ano.
      Obrigada!

  1. Olá Laura, Achei seu post muito útil. Voce saberia informar se para fazer o curso na biblioteca é necessario alguma noçao básica do ingles ou pode-se começar sem falar nada. Muito obrigada.

  2. Olá, voce sabe dizer se estando matriculado nesses cursos já me dara o direito de pedir visto de estudante? Você saberia dar dicas sobre cursos profissionais grátis ou de baixo custo em NY?

  3. Olá, voce sabe dizer se estando matriculado nesses cursos já me dara o direito de pedir visto de estudante? Você saberia dar dicas sobre cursos profissionais grátis ou de baixo custo em NY?

  4. Oi Laura, tudo bem? Já sou seguidora do Blog no Face faz muito tempo, mas foi este post q me fez voltar todas as minhas atenções pra cá! Estou planejando com antecedência e calma minha ida pra NY, como um sonho q se realiza, sabe? Quero estudar inglês, não disponho de muito tempo (4 semanas) e a alta do dólar estava tornando o sonho um pesadelo. Mas com informações preciosas como estas q destes aqui, me empolguei muuuuito!!!!

  5. Compartilho da mesma situação da Lila.
    Estava perdendo as esperanças, mas esse post me deu uma luz. Que Deus te abençoe em dobro.

    Tenho uma duvida. É preciso visto de estudante pra fazer estes cursos? Pq eu tenho cidadania europeia, e estava pensando em ir pra NY com o visto europeu "ESTA". Mas ouvi dizer que com ele eu não poderei estudar. Procede?

    E outra duvida é se recebemos algum certificado ao final do curso?

    1. Oi Marcela, não, não é preciso visto. Está escrito no post que o curso não fornece visto…
      O certificado é simples…
      Mas quanto à cidadania europeia, sim, procede. Pra ser estudante nos EUA tem que tirar um visto específico. Esse não exige visto porque a carga horária é baixa.

  6. Laura, vc disse que o curso pode ser estendido, ou seja eu posso frequentar as aulas por 6 meses se eu quiser? Precisou de comprovante de residência? algum outro documento?

  7. Oi, Laura!
    Gostei muito do seu post. Estou pensando em ir estudar inglês nos Estados Unidos e a possibilidade de fazer um curso grátis é muito animadora, obrigada. Mas, ainda tenho uma dúvida… Já que você disse que eles emitem um certificado simples e que a pessoa pode entrar no curso ainda que a turma já tenho iniciado, como fica essa questão da certificacão?
    Grata pela dica

  8. Oi Laura,

    Adorei o post e só fiquei com uma dúvida do tempo. O curso inicial é de quantas semanas? 6? E como já vi que respondeu, pode ser prorrogado, mas aí eleva o nível?
    Obrigada pelas dicas.

    1. A duração depende de qual época você começa… tem ciclos que duram 3 meses, ciclos que duram 2. Não existe “nível”, existem aulas focadas em escrita e aulas focadas em conversação. É preciso levar em conta que não é uma escola de inglês como as outras… é um curso curto poucas horas semanais.

  9. Oi Laura,
    Adorei as informações e foram muito válidas para mim.
    Vou me mudar para NY em setembro, mas chego dias depois da “information Session” de inverno. Será que consigo começar o curso? Você sabe como devo fazer?
    Me ajudaria muito,

    Obrigada!! 🙂

  10. Fiquei muito feliz e pretendo aproveitar a estadia na casa do meu sobrinho do dia 16 de Fevereiro a 9 de Março de 2018.Gostaria de saber se dá para frequentar.Tenho 65 anos é um pouco de conhecimento da língua.
    Gostaria muito poder preencher meus dias com algo que gosto muito: estudar.alem de fazer novas amizades.
    Obrigada

  11. Oi, Laura
    Eu queria saber quanto tempo leva a apresentação no final do curso e se é obrigatória (ou se da pra troca por outra atividade)? E o certificado é da própria biblioteca mostrando quanto tempo tu estudou lá, é isso?

  12. Oi Laura, quero muito estudar inglês em NY, porém o custo de vida pesa (principalnente o aluguel). Vc indica algum local que seja acessível? Obrigada. Bj

Leave a Response