Blog da Laura Peruchi – Tudo sobre Nova York
lifestyleNYC

7 fatos sobre ser brasileira em outro país

Depois de 3 meses longe do Brasil, já deu pra contabilizar alguns fatos engraçados – ou não – sobre ser brasileira e morar no exterior. Aquela coisa, os estereótipos, os rótulos. Penso eu que deve rolar com todas as nacionalidades e acontece pelo menos uma vez na vida com quem viaja pra fora. Agora imaginem quem mora fora… aí a chance de ouvir bizarrices – ok, nem tudo neste post é bizarrice – é bem maior. Aqui, listo 7 fatos que já aconteceram comigo…
1. Ah, Brasil! São Paulo! Rio de Janeiro! 
Você fala que é brasileiro e as pessoas só pensam em duas cidades: São Paulo ou Rio. E o mais engraçado é que elas falam bem empolgadas, achando que sabem de tudo. Uau, mas genteeee! O Brasil tem muitos estados e cidades, por que achar que só os paulistas e cariocas saem do país? Mas tá, nem adianta querer explicar, o máximo de referência que eu dou da minha cidade é que ela fica a uma distância ok de Florianópolis. E quando o Thiago fala que Tubarão (cidade dele) means Shark? Hahaha, é, eles riem.
2. Uau! Samba! 
Essa foi a minha cara quando a professora de zumba disse que ia colocar um samba em minha homenagem. Não bastasse o fato de ela achar que eu nasci sambando, ainda ficou questionando: mas comooooo que você não sabe sambar? Pois é, não sei fia. Sorry.
3. Quem você acha que vai ganhar a Copa?
Já perdi a conta de quantas pessoas colocaram o assunto Copa do Mundo na conversa quando falo que sou do Brasil. E, claro, sempre rolam as perguntinhas: quem vai ganhar? Sem contar que também há aquele estereótipo de que todo brasileiro é vidrado em futebol. “E você não vai pro Brasil ver os jogos?”
 
4. Hum, mulheres brasileiras…
O brasileiro, no geral, é muito bem-visto aqui. Quase sempre, a pessoa vai abrir um sorriso quando você disser que é do Brasil. E, somado a este fato, está a visão sobre a mulher brasileira. Os gringos dizem que o nosso país é cheio de mulheres bonitas. E não, não rola malícia ao falar disso. Vamos combinar que, realmente, as brasileiras são lindas, né?
5. O que significa “Ai, se eu te pego”?
Pois é, esta aqui rolou em Medellin, na Colômbia. Um jornalista do Equador veio comentar sobre uma música muito famosa e queria saber o que significava seu refrão. A colega uruguaia me ajudou a responder essa questão…
6. Seu sotaque te entrega
Daí você sai conversando, falando tudo em inglês, achando que está abalando, se sentindo a própria nova-iorquina, quando a pessoa te pergunta: você é brasileira, né? Sim, eles identificam sua origem pelo seu sotaque. E você mesmo também consegue identificar um brasileiro falando inglês. Na real, cada nacionalidade tem seu sotaque e depois de um tempo fica mais fácil saber de onde é tal pessoa, só pelo jeito que ela fala. Isso já aconteceu comigo tanto em inglês como em espanhol. Aulas de pronúncia, vamos lá!
7. Vocês falam francês no Brasil, né?
Juro que quando o senhorzinho que cuida da portaria do prédio onde meu namorido trabalha me perguntou isso eu até fiquei feliz – mais um item pra lista, pensei. Diz ele: “não falam francês? Ué, mas tem um brasileiro que eu conheço, parece francês quando ele está falando a língua dele…”. E isso não é nada, hein gente? Há muitas pessoas que acham que no Brasil a gente fala espanhol ou brasileiro… Faz parte.
Gostaram do post? Se eu acumular mais fatos, venho fazer a parte 2!

5 Comentários

  1. Francês????? hahahaha
    Ri muito com as coisas, principalmente com o episódio da zumba. Mas isso faz parte, né? As informações que chegam em maior quantidade para eles são relacionadas a isso. E eles nem se interessam muito, creio eu.
    Adorei as situações, espero que aconteçam mais para render outros posts. Gosto muito de saber essas curiosidades.
    Beijo e samba muito por aí.

  2. Pois é, me identifiquei de imediato, pois moro há quase dez anos na Alemanha e vivo exatamente essas situações hilárias…e assombrosas….kkkkk

    Também tenho um blog e procuro esclarecer pra galera como é nossa vida fora de casa!!! Batalha nossa de cada dia! 🙂 Todos nós temos uma história! E cada um segue seus "Caminhos"

    Abraco! E sucesso!!!

    Maria Alessandra Heidenreich

Leave a Response